Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Marciane Linhares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157965
Resumo: Este trabalho traz uma pesquisa feita com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, transitando entre diferentes registros de representações semióticas, algébrica e geométrica, e utilizando parâmetros para chegar a raciocínios generalizados. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o estudo de caso como metodologia. A coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos com extensão .ggb. Foi criado um website com a sequência das atividades aplicadas em sala de aula e os trabalhos finais produzidos pelos alunos, nos quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra, com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático. A análise dos dados coletados aponta a importância desta ferramenta ao ter instigado reflexões nos alunos que os levaram à compreensão da circunferência e das relações existentes entre os registros geométrico e algébrico, desencadeando o processo de conversão entre estes registros, e assim, proporcionando aos alunos o conhecimento global do objeto de estudo.
id URGS_aa99ee5031bb1cf5c21583cb50d03444
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157965
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Carlos, Marciane LinharesNotare, Márcia Rodrigues2017-05-16T02:27:52Z2017http://hdl.handle.net/10183/157965001020060Este trabalho traz uma pesquisa feita com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, transitando entre diferentes registros de representações semióticas, algébrica e geométrica, e utilizando parâmetros para chegar a raciocínios generalizados. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o estudo de caso como metodologia. A coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos com extensão .ggb. Foi criado um website com a sequência das atividades aplicadas em sala de aula e os trabalhos finais produzidos pelos alunos, nos quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra, com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático. A análise dos dados coletados aponta a importância desta ferramenta ao ter instigado reflexões nos alunos que os levaram à compreensão da circunferência e das relações existentes entre os registros geométrico e algébrico, desencadeando o processo de conversão entre estes registros, e assim, proporcionando aos alunos o conhecimento global do objeto de estudo.This work presents a survey carried out with 3rd year high school students from a private school in the metropolitan area of Porto Alegre, in which the objective was to analyze the contributions of GeoGebra software in the study of circumference, passing between different registers of semiotic representations, Algebraic and geometric, and using parameters to arrive at generalized reasoning. In order to carry out this research, the case study was used as methodology. Data collection was done through teacher/researcher observations, questions about the activities worked on GeoGebra, written records made by the students and the files with extension .ggb. A website was created with the sequence of activities applied in the classroom and the final works produced by the students, in which the use of parameters was used in GeoGebra, in order to get students to understand the elements of the circumference equation, generalize the reasoning and recognize the graphical and algebraic representations of the same mathematical object. The analysis of the collected data points out the importance of this tool in having instigated reflections in the students that led them to understand the circumference and the existing relations between the geometric and algebraic registers, triggering the process of conversion between these registers, and thus, knowledge of the object of study.application/pdfporSoftware matematicoEnsino médioGeoGebra : SoftwareTecnologia digitalCircumferenceSemiotic representation recordsGeneralizing reasoningParametersParâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020060.pdf001020060.pdfTexto completoapplication/pdf7545557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/1/001020060.pdfd0e0e5f7f999089a36601c221a03481bMD51TEXT001020060.pdf.txt001020060.pdf.txtExtracted Texttext/plain198826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/2/001020060.pdf.txt7766c52d1eef9388644da4332ba1d595MD52THUMBNAIL001020060.pdf.jpg001020060.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/3/001020060.pdf.jpg397daa4ae40e8bb081c1248c30dc032bMD5310183/1579652018-10-29 09:28:45.876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157965Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:28:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio
title Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio
spellingShingle Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio
Carlos, Marciane Linhares
Software matematico
Ensino médio
GeoGebra : Software
Tecnologia digital
Circumference
Semiotic representation records
Generalizing reasoning
Parameters
title_short Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio
title_full Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio
title_fullStr Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio
title_sort Parâmetros no GeoGebra na construção de circunferências : um estudo sobre raciocínio generalizador com alunos do 3º ano do Ensino Médio
author Carlos, Marciane Linhares
author_facet Carlos, Marciane Linhares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Marciane Linhares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Software matematico
Ensino médio
GeoGebra : Software
Tecnologia digital
topic Software matematico
Ensino médio
GeoGebra : Software
Tecnologia digital
Circumference
Semiotic representation records
Generalizing reasoning
Parameters
dc.subject.eng.fl_str_mv Circumference
Semiotic representation records
Generalizing reasoning
Parameters
description Este trabalho traz uma pesquisa feita com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada da região metropolitana de Porto Alegre, na qual o objetivo foi analisar as contribuições do software GeoGebra no estudo da circunferência, transitando entre diferentes registros de representações semióticas, algébrica e geométrica, e utilizando parâmetros para chegar a raciocínios generalizados. Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o estudo de caso como metodologia. A coleta de dados se deu por meio de observações da professora/pesquisadora, questionamentos sobre as atividades trabalhadas no GeoGebra, registros escritos feitos pelos alunos e dos arquivos com extensão .ggb. Foi criado um website com a sequência das atividades aplicadas em sala de aula e os trabalhos finais produzidos pelos alunos, nos quais o uso de parâmetros foi utilizado no GeoGebra, com o intuito de levar os alunos a compreenderem os elementos da equação da circunferência, generalizar o raciocínio e reconhecer as representações gráfica e algébrica do mesmo objeto matemático. A análise dos dados coletados aponta a importância desta ferramenta ao ter instigado reflexões nos alunos que os levaram à compreensão da circunferência e das relações existentes entre os registros geométrico e algébrico, desencadeando o processo de conversão entre estes registros, e assim, proporcionando aos alunos o conhecimento global do objeto de estudo.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T02:27:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157965
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020060
url http://hdl.handle.net/10183/157965
identifier_str_mv 001020060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/1/001020060.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/2/001020060.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157965/3/001020060.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0e0e5f7f999089a36601c221a03481b
7766c52d1eef9388644da4332ba1d595
397daa4ae40e8bb081c1248c30dc032b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085402899382272