Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5431 |
Resumo: | O uso da Internet, de forma comercial, começou no início dos anos 90 do século passado, de tal forma que já se passaram em torno de 10 anos de atividades desta nova forma de comércio. Também é de conhecimento no mundo dos negócios que os varejistas são considerados os principais responsáveis pela distribuição dos produtos e serviços gerados pela economia de um país. Isto decorre, principalmente, de sua alta capilaridade. Como o objetivo principal deste trabalho é apresentar como estão posicionados na Internet os maiores varejistas no Brasil, após uma década de introdução do Comércio Eletrônico via Internet, realizamos uma pesquisa com os varejistas presentes na publicação EXAME MAIORES E MELHORES (2003). Os resultados obtidos através de um estudo de casos múltiplos e exploratórios demonstram claramente que mesmo entre os maiores existe uma diversidade muito grande na forma de utilização da Internet em seus negócios. Encontramos tanto empresas que ainda não estão nem presentes na Internet bem como outras que chegaram a criar uma empresa específica para operar no Comércio Eletrônico. Também é possível verificar que um processo de total desintermediação, que levaria a eliminação dos varejistas, parece estar longe de ser a realidade nas próximas décadas e acreditamos que deveremos assistir nos próximos anos a ascensão de uma categoria de varejistas aos quais denominamos de e-varejistas. |
id |
URGS_ad2b2ab58957131c1c0ddaa379ff2d67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5431 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Radziuk, EduardoFreitas, Henrique Mello Rodrigues de2007-06-06T18:46:51Z2003http://hdl.handle.net/10183/5431000426210O uso da Internet, de forma comercial, começou no início dos anos 90 do século passado, de tal forma que já se passaram em torno de 10 anos de atividades desta nova forma de comércio. Também é de conhecimento no mundo dos negócios que os varejistas são considerados os principais responsáveis pela distribuição dos produtos e serviços gerados pela economia de um país. Isto decorre, principalmente, de sua alta capilaridade. Como o objetivo principal deste trabalho é apresentar como estão posicionados na Internet os maiores varejistas no Brasil, após uma década de introdução do Comércio Eletrônico via Internet, realizamos uma pesquisa com os varejistas presentes na publicação EXAME MAIORES E MELHORES (2003). Os resultados obtidos através de um estudo de casos múltiplos e exploratórios demonstram claramente que mesmo entre os maiores existe uma diversidade muito grande na forma de utilização da Internet em seus negócios. Encontramos tanto empresas que ainda não estão nem presentes na Internet bem como outras que chegaram a criar uma empresa específica para operar no Comércio Eletrônico. Também é possível verificar que um processo de total desintermediação, que levaria a eliminação dos varejistas, parece estar longe de ser a realidade nas próximas décadas e acreditamos que deveremos assistir nos próximos anos a ascensão de uma categoria de varejistas aos quais denominamos de e-varejistas.application/pdfporComércio eletrônicoMarketing eletrônicoMarketing : InternetE-marketingComércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000426210.pdf000426210.pdfTexto completoapplication/pdf395946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/1/000426210.pdf8086d14b130dcf2efd1e97ce4a46693aMD51TEXT000426210.pdf.txt000426210.pdf.txtExtracted Texttext/plain132786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/2/000426210.pdf.txt11e6859e71c6089fcb9b6a0e058cc4e0MD52THUMBNAIL000426210.pdf.jpg000426210.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/3/000426210.pdf.jpg7d75c6ac4bb93179c8a4712021c78177MD5310183/54312018-10-17 08:01:03.954oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil |
title |
Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil |
spellingShingle |
Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil Radziuk, Eduardo Comércio eletrônico Marketing eletrônico Marketing : Internet E-marketing |
title_short |
Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil |
title_full |
Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil |
title_fullStr |
Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil |
title_full_unstemmed |
Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil |
title_sort |
Comércio eletrônico e Internet : posicionamento dos maiores varejistas no Brasil |
author |
Radziuk, Eduardo |
author_facet |
Radziuk, Eduardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Radziuk, Eduardo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de |
contributor_str_mv |
Freitas, Henrique Mello Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Marketing eletrônico Marketing : Internet E-marketing |
topic |
Comércio eletrônico Marketing eletrônico Marketing : Internet E-marketing |
description |
O uso da Internet, de forma comercial, começou no início dos anos 90 do século passado, de tal forma que já se passaram em torno de 10 anos de atividades desta nova forma de comércio. Também é de conhecimento no mundo dos negócios que os varejistas são considerados os principais responsáveis pela distribuição dos produtos e serviços gerados pela economia de um país. Isto decorre, principalmente, de sua alta capilaridade. Como o objetivo principal deste trabalho é apresentar como estão posicionados na Internet os maiores varejistas no Brasil, após uma década de introdução do Comércio Eletrônico via Internet, realizamos uma pesquisa com os varejistas presentes na publicação EXAME MAIORES E MELHORES (2003). Os resultados obtidos através de um estudo de casos múltiplos e exploratórios demonstram claramente que mesmo entre os maiores existe uma diversidade muito grande na forma de utilização da Internet em seus negócios. Encontramos tanto empresas que ainda não estão nem presentes na Internet bem como outras que chegaram a criar uma empresa específica para operar no Comércio Eletrônico. Também é possível verificar que um processo de total desintermediação, que levaria a eliminação dos varejistas, parece estar longe de ser a realidade nas próximas décadas e acreditamos que deveremos assistir nos próximos anos a ascensão de uma categoria de varejistas aos quais denominamos de e-varejistas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T18:46:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5431 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000426210 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5431 |
identifier_str_mv |
000426210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/1/000426210.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/2/000426210.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5431/3/000426210.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8086d14b130dcf2efd1e97ce4a46693a 11e6859e71c6089fcb9b6a0e058cc4e0 7d75c6ac4bb93179c8a4712021c78177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085053057728512 |