Contribuições do design na ressignificação do ambiente escolar : práticas reflexivas de um projeto de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila, Bruna Fagundes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257284
Resumo: A educação pautada no ensino hierarquizado e passivo em relação à participação dos estudantes parece não ser mais suficiente para garantir a aprendizagem de sujeitos expostos aos ambientes e métodos tradicionais de ensino. Iniciativas diversas têm buscado potencializar os processos educacionais a partir de um ensino baseado em projetos e resolução de problemas cotidianos. Essa pesquisa-ação ampara-se sobre conceitos como Design Participativo, Aprendizagem Baseada em Projetos e Metodologias Interpretativas. O contexto de desenvolvimento do trabalho é nas séries finais do Ensino Fundamental em uma escola da periferia do município de Porto Alegre, RS. A partir da aprovação da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul esta pesquisa esteve vinculada ao Programa Nacional Novo Mais Educação tendo como objetivo o desenvolvimento de laboratórios de Design Gráfico, Design para Permacultura e Design de Produto que visaram a ressignificação dos espaços escolares, a partir da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos. Objetivou-se ainda o desenvolvimento de um Guia de Capacitação Docente para elaboração de projetos de ABP no Ensino Fundamental. As referências teóricas apoiam-se nas áreas da educação, design participativo, ecologia profunda e permacultura e metodologias interpretativas. Os procedimentos metodológicos ampararam-se em abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa por meio da coleta e análise de dados. Como principais resultados obtidos são apresentadas as vivencias desenvolvidas na escola, seguidas das discussões a respeito dos dados coletados. A investigação da trajetória conclui que (i) o Design pode ser incorporado como ferramenta auxiliar nos processos de ensino de crianças. E (ii) a metodologia utilizada é válida em projetos desta natureza, pois apresenta como possibilidade a reavaliação de suas etapas e resultados por todos os participantes envolvidos, inclusive os estudantes.
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A partir da aprovação da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul esta pesquisa esteve vinculada ao Programa Nacional Novo Mais Educação tendo como objetivo o desenvolvimento de laboratórios de Design Gráfico, Design para Permacultura e Design de Produto que visaram a ressignificação dos espaços escolares, a partir da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos. Objetivou-se ainda o desenvolvimento de um Guia de Capacitação Docente para elaboração de projetos de ABP no Ensino Fundamental. As referências teóricas apoiam-se nas áreas da educação, design participativo, ecologia profunda e permacultura e metodologias interpretativas. Os procedimentos metodológicos ampararam-se em abordagens de pesquisa qualitativa e quantitativa por meio da coleta e análise de dados. Como principais resultados obtidos são apresentadas as vivencias desenvolvidas na escola, seguidas das discussões a respeito dos dados coletados. A investigação da trajetória conclui que (i) o Design pode ser incorporado como ferramenta auxiliar nos processos de ensino de crianças. E (ii) a metodologia utilizada é válida em projetos desta natureza, pois apresenta como possibilidade a reavaliação de suas etapas e resultados por todos os participantes envolvidos, inclusive os estudantes.Education based on hierarchical and passive teaching in relation to student participation seems to be no longer sufficient to guarantee the learning of subjects exposed to traditional teaching environments and methods. Various initiatives have sought to enhance educational processes based on teaching based on projects and solving everyday problems. This action research is based on concepts such as Participatory Design, Project-Based Learning and Interpretive Methodologies. The development context of the work is in the final grades of Elementary School in a school on the outskirts of the city of Porto Alegre, RS. From the approval of the Secretary of Education of the State of Rio Grande do Sul, this research was linked to the National Program Novo Mais Educação with the objective of developing Graphic Design, Design for Permaculture and Product Design laboratories that aimed at the re-signification of school spaces based on the Project-Based Learning methodology. The objective was also to develop a Teacher Training Guide for the elaboration of PBL projects in Elementary School. Theoretical references are supported in the areas of education, participatory design, deep ecology and permaculture and interpretive methodologies. The methodological procedures were supported by qualitative and quantitative research approaches through data collection and analysis. As main results obtained, the experiences developed at the school are presented, followed by discussions about the collected data. The investigation of the trajectory concludes that (i) Design can be incorporated as an auxiliary tool in the teaching processes of children. And (ii) the methodology used is valid in projects of this nature, as it presents the possibility of reassessing its stages and results by all the participants involved, including the students.application/pdfporDesignEducaçãoAprendizagemDesign and educationProject-based learningInterpretive methodologiesContribuições do design na ressignificação do ambiente escolar : práticas reflexivas de um projeto de pesquisaContributions of design in the re-signification of the school environment : reflective practices of a research projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166802.pdf.txt001166802.pdf.txtExtracted Texttext/plain326461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257284/2/001166802.pdf.txt98b087b15fc9cc323ea83ab272c9cc36MD52ORIGINAL001166802.pdfTexto completoapplication/pdf7366622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257284/1/001166802.pdfa77c9da3cfe76e16d2415d83afe28d87MD5110183/2572842023-04-21 03:22:38.010607oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257284Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-21T06:22:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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