Análise da frequência de uso do ridesourcing e do transporte público por ônibus em Porto Alegre : aplicação de modelos híbridos de escolha discreta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220842 |
Resumo: | O ambiente urbano oferece diversas possibilidades para a realização de viagens. As características socioeconômicas e atitudinais de cada pessoa exercem grande influência na opção por um modo de transporte ou outro. O presente estudo, baseado em questionário aplicado no município de Porto Alegre, avalia como as diferentes características dos respondentes influenciam seus padrões de viagens. Analisaram-se em maior profundidade as diferenças entre os respondentes que utilizam com maior frequência o transporte sob demanda por aplicativo (ridesourcing) e os respondentes que utilizam com maior frequência o transporte público por ônibus. Os resultados foram obtidos por meio da estimação de modelos sequenciais híbridos de escolha discreta. Em uma primeira etapa, foram construídas três variáveis latentes com modelos MIMIC; posteriormente, essas variáveis foram inseridas em modelos logit ordenados. As três variáveis latentes criadas foram Pró-tecnologia, Pró- transporte público e Pró-carro. Considerando que um terço dos respondentes utiliza o ridesourcing em duas ou mais viagens por semana, observou-se uma influência positiva entre a predisposição ao uso de novas tecnologias e a frequência elevada de uso desse modo. Por outro lado, observaram-se influências negativas entre as variáveis latentes Pró-carro e Pró-transporte público e a frequência de uso do ridesourcing. Através dos modelos estimados para frequência de uso de transporte público por ônibus, encontrou-se uma influência positiva do uso frequente de ridesourcing com o número viagens realizadas por ônibus demonstrando que os dois modos podem ser utilizados de forma complementar. |
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Batista, Bruno BragaLarrañaga Uriarte, Ana Margarita2021-05-13T04:26:50Z2021http://hdl.handle.net/10183/220842001124846O ambiente urbano oferece diversas possibilidades para a realização de viagens. As características socioeconômicas e atitudinais de cada pessoa exercem grande influência na opção por um modo de transporte ou outro. O presente estudo, baseado em questionário aplicado no município de Porto Alegre, avalia como as diferentes características dos respondentes influenciam seus padrões de viagens. Analisaram-se em maior profundidade as diferenças entre os respondentes que utilizam com maior frequência o transporte sob demanda por aplicativo (ridesourcing) e os respondentes que utilizam com maior frequência o transporte público por ônibus. Os resultados foram obtidos por meio da estimação de modelos sequenciais híbridos de escolha discreta. Em uma primeira etapa, foram construídas três variáveis latentes com modelos MIMIC; posteriormente, essas variáveis foram inseridas em modelos logit ordenados. As três variáveis latentes criadas foram Pró-tecnologia, Pró- transporte público e Pró-carro. Considerando que um terço dos respondentes utiliza o ridesourcing em duas ou mais viagens por semana, observou-se uma influência positiva entre a predisposição ao uso de novas tecnologias e a frequência elevada de uso desse modo. Por outro lado, observaram-se influências negativas entre as variáveis latentes Pró-carro e Pró-transporte público e a frequência de uso do ridesourcing. Através dos modelos estimados para frequência de uso de transporte público por ônibus, encontrou-se uma influência positiva do uso frequente de ridesourcing com o número viagens realizadas por ônibus demonstrando que os dois modos podem ser utilizados de forma complementar.The urban environment offers many possibilities for people to move. Socioeconomic and attitudinal characteristics exert great influence in the decision to take one means of transportation or another. The current study, based on an online questionnaire applied at the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, evaluates how different characteristics from respondents influence their patterns of movement in the city. It was analyzed in depth the differences between respondents with a higher usage of ridesourcing in comparison with respondents with higher usage of public transport by bus. The results were obtained through the sequential estimation of hybrid discrete choice models. In the first step, three latent variables were built using a MIMIC model; after, these variables were inserted in ordered logit models. The three latent variables created were Pro-technology, Pro-public transport and Pro-car. Considering that one third of the respondents uses ridesourcing at least twice a week, it was observed a positive influence between the usage of new technologies and the usage of this means of transportation. On the other hand, the latent variables Pro-public transport and Pro-car had negative influence on the usage of ridesourcing. Through the models estimated where the dependent variable was frequency of public transport usage, it was found a positive influence between this usage and the ridesourcing usage demonstrating a potential for the two means of transportation to be used in a complimentary way.application/pdfporTransporte de passageiroAplicativos móveisTransporte públicoMobilidade urbanaPorto Alegre (RS)RidesourcingPublic transportationLatent variablesMultiple indicator multiple cause model (MIMIC)Hybrid discrete choice modelOrdered logit modelAnálise da frequência de uso do ridesourcing e do transporte público por ônibus em Porto Alegre : aplicação de modelos híbridos de escolha discretainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124846.pdf.txt001124846.pdf.txtExtracted Texttext/plain143358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220842/2/001124846.pdf.txt51ccd702bd21ee70450db70b84d0f563MD52ORIGINAL001124846.pdfTexto completoapplication/pdf3446404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220842/1/001124846.pdf6e7465f5602feda6cfb7f11089e580d9MD5110183/2208422021-05-26 04:40:52.129316oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:40:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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