Avaliação do estado de interesse e do estado de fluxo por meio de jogos digitais educacionais no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchesi, Ivana Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200247
Resumo: Uma questão fundamental da área educacional envolve o interesse do estudante. O interesse associa-se a sentimentos positivos sobre o objeto e pode ser desencadeado por meio de jogos digitais educacionais que exploram a autonomia e geram o bem-estar geral do aluno. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar se a experiência de fluxo em jogos educacionais digitais está relacionada com o estado de interesse do estudante no ensino da Matemática. A experiência de fluxo é um estado subjetivo de profundo envolvimento durante a qual as pessoas sentem-se motivadas a persistir na tarefa, estado alcançado quando os desafios estão alinhados as habilidades, visando o alcance de uma meta clara. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa de cunho experimental envolveu dois grupos, sorteados por meio de números aleatórios — grupo controle e grupo experimental — cujos sujeitos foram estudantes do ensino médio noturno de uma escola pública de Porto Alegre. Os dados foram levantados utilizando-se a técnica de pesquisa de campo e foram analisados por meio da abordagem mista (questionários e entrevistas). A forma de avaliar o estado de fluxo e o estado de interesse foi por meio da Escala de Fluxo no Contexto Educacional e o Inventário de Motivação Intrínseca. A Escala de Fluxo no Contexto Educacional é voltada à avaliação do fluxo no ambiente educacional e informa sobre o controle cognitivo, os efeitos do fluxo e a persistência no contexto educacional. O Inventário de Motivação Intrínseca avalia sete dimensões da experiência subjetiva por meio de três construtos: interesse/prazer; competência percebida e pressão/tensão vivenciada na atividade. Análises quantitativas foram feitas por meio do teste t de Student e de testes de Regressão Linear evidenciando relação positiva e fraca entre estado de fluxo e estado de interesse. As análises qualitativas evidenciaram um interesse situacional desencadeado pela novidade e mantido pelo envolvimento na atividade.
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Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa de cunho experimental envolveu dois grupos, sorteados por meio de números aleatórios — grupo controle e grupo experimental — cujos sujeitos foram estudantes do ensino médio noturno de uma escola pública de Porto Alegre. Os dados foram levantados utilizando-se a técnica de pesquisa de campo e foram analisados por meio da abordagem mista (questionários e entrevistas). A forma de avaliar o estado de fluxo e o estado de interesse foi por meio da Escala de Fluxo no Contexto Educacional e o Inventário de Motivação Intrínseca. A Escala de Fluxo no Contexto Educacional é voltada à avaliação do fluxo no ambiente educacional e informa sobre o controle cognitivo, os efeitos do fluxo e a persistência no contexto educacional. O Inventário de Motivação Intrínseca avalia sete dimensões da experiência subjetiva por meio de três construtos: interesse/prazer; competência percebida e pressão/tensão vivenciada na atividade. Análises quantitativas foram feitas por meio do teste t de Student e de testes de Regressão Linear evidenciando relação positiva e fraca entre estado de fluxo e estado de interesse. As análises qualitativas evidenciaram um interesse situacional desencadeado pela novidade e mantido pelo envolvimento na atividade.A key issue of the educational area involves the student's interest. Interest is associated with positive feelings about the object and can be triggered by means of digital educational games that explore autonomy and generate the student's general well-being. This research aimed to investigate whether the experience of flow in digital educational games is related to the student's state of interest in the teaching of Mathematics. The flow experience is a psychological state of deep involvement during which people are motivated to persist in the task, a state reached when challenges are in line with the skills to reach a clear goal. As for the methodological procedures, the experimental research involved two drawn by random numbers - control group and experimental group - whose subjects were high school students at a public schools in Porto Alegre. The data were collected using the field research technique and analyzed by means of the mixed approach (questionnaires and interviews). The way to assess the flow state and the state of interest was through the Flow Scale in the Educational Context and the Intrinsic Motivation Inventory. The Educational Context Flow Scala is aimed at assessing the flow in the educational and informs about cognitive control, flow effects and persistence in the educational context. The Intrinsic Motivation Inventory assesses seven dimensions of subjective experience through three constructs: interest/pleasure; perceived competence and pressure/tension experienced in the activity. Quantitative analyzes were performed using the Student's t-test and Linear Regression tests showing that there is a positive relation between flow state and interest state. The qualitative analyzes showed a situational interest triggered by novelty and maintained by the involvement in the activity.application/pdfporMatemáticaTecnologia da informaçãoEnsino e aprendizagemEducational Digital GamesInterestFlow TheoryMathematics LearningAvaliação do estado de interesse e do estado de fluxo por meio de jogos digitais educacionais no ensino da matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102649.pdf.txt001102649.pdf.txtExtracted Texttext/plain181892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200247/2/001102649.pdf.txt8bfef56a78b8fa4ca7a5dcba500d1976MD52ORIGINAL001102649.pdfTexto completoapplication/pdf2364158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200247/1/001102649.pdfb40198917e319a7a6af9b2de12c3b66dMD5110183/2002472019-10-10 03:49:24.940906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-10T06:49:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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