Efeitos da implementação do (novo) ensino médio : flexibilidade, entretenimento e a emergência de um currículo letificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabis, Camila da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270668
Resumo: A presente tese é fruto de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de problematizar os efeitos produzidos pela implementação da reforma do Ensino Médio (EM) em professores e estudantes de um colégio pertencente a uma rede de escolas posicionada como uma das primeiras instituições a implementar o (novo) Ensino Médio (Lei 13.415/2017) no Brasil. Vinculados a esse objetivo geral, estão os seguintes objetivos específicos: 1) examinar os efeitos curriculares engendrados para professores e estudantes pela implementação da nova proposta de EM na escola; 2) discutir marcas do “novo” currículo, permeado por processos relacionados à flexibilidade curricular e ao entretenimento na escola do pós-industrial. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações inspiradas em Michel Foucault. O material de pesquisa examinado é formado pelo seguinte conjunto: oito cadernos que subsidiaram a implementação do novo EM na escola investigada; questionários para professores e alunos; entrevistas online com quatro docentes; e três diálogos de grupos online com mais de 25 estudantes. A estratégia analítica usada para operar sobre o material foi a análise do discurso foucaultiana. O exame do material mostrou que o deslocamento do regime produtivo da escola da indústria, por meio da implementação do currículo do (novo) Ensino Médio, produziu a flexibilização em três eixos de funcionamento: 1) na diversificação, no entretenimento e na letificação das práticas de sala de aula; 2) na estetização dos espaços e na variação dos tempos e das metodologias escolares; 3) nas avaliações contínuas e sistemáticas atravessadas pelo imperativo da performance e do desempenho. Assim, esta tese sustenta que a implementação do (novo) Ensino Médio na escola da indústria passa a produzir um regime ao mesmo tempo estético e performático nas tramas da flexibilidade, tensionado pela performance e pelos excessos advindos da contemporaneidade. Por meio de estratégias com foco no interesse juvenil, vinculadas às práticas de entretenimento, operam-se sentidos curriculares flexíveis, de envolver para aprender, cuja mobilização se dá a partir de uma docência “donjuanesca”, generalista e interativa, em que a sedução e a liberdade são táticas para conduzir, performar e profissionalizar a juventude para o mundo do trabalho contemporâneo.
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O material de pesquisa examinado é formado pelo seguinte conjunto: oito cadernos que subsidiaram a implementação do novo EM na escola investigada; questionários para professores e alunos; entrevistas online com quatro docentes; e três diálogos de grupos online com mais de 25 estudantes. A estratégia analítica usada para operar sobre o material foi a análise do discurso foucaultiana. O exame do material mostrou que o deslocamento do regime produtivo da escola da indústria, por meio da implementação do currículo do (novo) Ensino Médio, produziu a flexibilização em três eixos de funcionamento: 1) na diversificação, no entretenimento e na letificação das práticas de sala de aula; 2) na estetização dos espaços e na variação dos tempos e das metodologias escolares; 3) nas avaliações contínuas e sistemáticas atravessadas pelo imperativo da performance e do desempenho. Assim, esta tese sustenta que a implementação do (novo) Ensino Médio na escola da indústria passa a produzir um regime ao mesmo tempo estético e performático nas tramas da flexibilidade, tensionado pela performance e pelos excessos advindos da contemporaneidade. Por meio de estratégias com foco no interesse juvenil, vinculadas às práticas de entretenimento, operam-se sentidos curriculares flexíveis, de envolver para aprender, cuja mobilização se dá a partir de uma docência “donjuanesca”, generalista e interativa, em que a sedução e a liberdade são táticas para conduzir, performar e profissionalizar a juventude para o mundo do trabalho contemporâneo.This dissertation is the result of a research aiming at problematizing the curricular effects produced by the implementation of High School (HS) education reform on teachers and students from a school belonging to a school network regarded as one of the first institutions to implement the (new) High School (Act 13.415/2017) in Brazil. The following specific objectives have derived from the general objective: 1) to examine the curricular effects of the implementation of the new HS proposal at school on teachers and students; 2) to discuss the hallmarks of the “new” curriculum, permeated by processes related to curricular flexibility and entertainment in the post-industrial school. The theoretical bases that support this investigation are the theories inspired by Michel Foucault. The research material consisted of eight notebooks that grounded the implementation of the new HS in the investigated school; questionnaires for teachers and students; online interviews with four teachers; and three online group dialogues with over 25 students. The analytical strategy used to deal with the material was the Foucauldian discourse analysis. The examination of the material has shown that the displacement of the productive regime of the industrial school, through the implementation of the (new) High School curriculum, produced flexibility in three operating axes: 1) diversification, entertainment, and letification of the classroom practices; 2) aestheticization of spaces and variation of school times and methodologies; 3) continuous and systematic assessments crossed by the imperative of performance. Thus, this dissertation argues that the implementation of the (new) High School in the industrial school has started to produce a regime that is simultaneously aesthetical and performative in terms of flexibility, tensioned by performance and by the excesses of contemporaneity. By means of strategies focused on youth interests and linked to entertainment practices, flexible curricular meanings of learning engagement are put into operation, mobilized by generalist, interactive, “light” teaching, in which seduction and freedom have become tactics to conduct, perform and professionalize youth for the contemporary world of work.La presente tesis es el fruto de una investigación desarrollada con el objetivo de problematizar los efectos producidos por la implementación de la reforma de la Enseñanza Media (ME) en profesores y alumnos de un colegio perteneciente a una red de escuelas posicionadas como una de las primeras instituciones en implementar la (nueva) Enseñanza Media (Ley 13.415/2017) en Brasil. Vinculados a este objetivo general, se encuentran los siguientes objetivos específicos: 1) examinar los efectos curriculares generados para profesores y alumnos con la implementación de la nueva propuesta de Enseñanza Media (EM) en la escuela; 2) discutir las características del “nuevo” plan de estudio, permeado por procesos relacionados con la flexibilidad curricular y el entretenimiento en la escuela pos-industrial. Los aportes teóricos que sustentan la investigación son las teorías inspiradas en Michel Foucault. El material de investigación examinado está formado por el siguiente conjunto: ocho cuadernos que subsidiaron la implementación de la nueva EM en la escuela investigada; cuestionarios para profesores y alumnos; entrevistas online con cuatro profesores; y tres diálogos grupales online con más de 25 estudiantes. La estrategia analítica utilizada para operar sobre el material fue el análisis del discurso foucaultiano. El estudio del material mostró que el desplazamiento del régimen productivo de la escuela desde la industria, a través de la implementación del plan de estudio de la (nueva) Enseñanza Media, produjo flexibilización en tres ejes operativos: 1) diversificación, entretenimiento y letificación de prácticas docentes; 2) estetización de los espacios y variación de los tiempos y de las metodologías escolares; 3) evaluaciones continuas y sistemáticas atravesadas por el imperativo de la performance y el desempeño. Así, esta tesis sustenta que la implementación de la (nueva) Enseñanza Media en la escuela industrial pasa a producir un régimen al mismo tiempo estético y performativo en las tramas de la flexibilidad, tensionado por la performance y por los excesos de la contemporaneidad. Por medio de estrategias enfocadas en el interés de los jóvenes, vinculadas a las prácticas de entretenimiento, se operan sentidos curriculares flexibles, de involucrar para aprender, cuya movilización se da a partir de una enseñanza “leve”, generalista e interactiva, en la que la seducción y la libertad son tácticas para conducir, performar y profesionalizar a los jóvenes para el mundo del trabajo contemporáneo.application/pdfporEducação infantilEnsino médioHigh schoolNew high school reformFlexibilizationFoucauldian theoriesEnseñanza mediaReforma de la nueva enseñanza mediaFexibilizaciónTeorías foucaultianasEfeitos da implementação do (novo) ensino médio : flexibilidade, entretenimento e a emergência de um currículo letificadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166984.pdf.txt001166984.pdf.txtExtracted Texttext/plain528084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270668/2/001166984.pdf.txtd2d4cb4c386f3f44b8b6203e27f608ecMD52ORIGINAL001166984.pdfTexto completoapplication/pdf3627699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270668/1/001166984.pdf8f26bcbcdb09c2f764a7107704835353MD5110183/2706682024-01-05 04:23:07.312768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-05T06:23:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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