As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folmer, Vanderlei
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/11789
Resumo: A educação em Ciências pode auxiliar a população a entender a natureza e a utilidade da Ciência, e contribuir para a formação de cidadãos esclarecidos e atuantes. A partir de tais pressupostos, a proposta deste estudo foi ver se cursos experimentais baseados no aprendizado através da resolução de problemas (RP), com ênfase em fundamentações histórica e epistemológica, podem melhorar o entendimento dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico. Nosso estudo demonstrou que, depois de uma resistência inicial, os estudantes encararam de forma positiva a oportunidade que tiveram para planejar e executar experimentos de seu próprio interesse, ao invés de seguir receitas prontas como ocorre usualmente nas atividades desenvolvidas nos laboratórios escolares. Alémhouve um aumento significativo nos escores totais, e também nos escores das subescalas criativo, experimental e unificado, conforme a escala “Nature of Scientific Knowledge Scale” (NSKS), depois que os estudantes participaram dos cursos; indicando uma melhora no entendimento acerca da natureza do conhecimento científico. De particular interesse, a execução de atividades práticas baseadas na RP com problemas mal-estruturados levou uma grande parte dos estudantes a sentirem que estavam trabalhando criativamente e fazendo Ciência. Deste modo, as atividades propostas neste trabalho poderiam ser expandidas como uma forma de melhorar a educação em Ciências e estimular a formação de uma nova geração de cientistas criativos no Brasil.
id URGS_b6165cee2f75b2ef88793815b5b1ae80
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11789
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Folmer, VanderleiRocha, Joao Batista Teixeira da2008-01-22T04:10:28Z2007http://hdl.handle.net/10183/11789000612852A educação em Ciências pode auxiliar a população a entender a natureza e a utilidade da Ciência, e contribuir para a formação de cidadãos esclarecidos e atuantes. A partir de tais pressupostos, a proposta deste estudo foi ver se cursos experimentais baseados no aprendizado através da resolução de problemas (RP), com ênfase em fundamentações histórica e epistemológica, podem melhorar o entendimento dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico. Nosso estudo demonstrou que, depois de uma resistência inicial, os estudantes encararam de forma positiva a oportunidade que tiveram para planejar e executar experimentos de seu próprio interesse, ao invés de seguir receitas prontas como ocorre usualmente nas atividades desenvolvidas nos laboratórios escolares. Alémhouve um aumento significativo nos escores totais, e também nos escores das subescalas criativo, experimental e unificado, conforme a escala “Nature of Scientific Knowledge Scale” (NSKS), depois que os estudantes participaram dos cursos; indicando uma melhora no entendimento acerca da natureza do conhecimento científico. De particular interesse, a execução de atividades práticas baseadas na RP com problemas mal-estruturados levou uma grande parte dos estudantes a sentirem que estavam trabalhando criativamente e fazendo Ciência. Deste modo, as atividades propostas neste trabalho poderiam ser expandidas como uma forma de melhorar a educação em Ciências e estimular a formação de uma nova geração de cientistas criativos no Brasil.Science education can help people to understand the nature and utility of science, and contribute to developing informed and active citizen. Hence, the purpose of this study was to see if problem-based learning (PBL) in experimental vacation’ courses, with emphasis on the historical and epistemological foundations, can increase students’ understanding regarding nature of scientific knowledge. After initial strangeness, our study has shown that students usually rated high the opportunities that they had to plan and execute experiments of their own, instead of following cookbook recipes as usually happens in laboratory classes at school. In addition, post-test scores were significantly higher than pre-test scores on the total Nature of Scientific Knowledge Scale (NSKS), and on creative, testable, and unified NSKS subscales, indicating an improved understanding of nature of scientific knowledge among school students. Of particular interest, the execution of practical activities in PBL form with ill-structured problems led a significant part of students to feel that they were creating and doing science. Therefore, the activities here proposed could be expanded as a form of to improve the science education and to stimulate the formation of a new generation of creative scientists in Brazil.application/pdfporCiências : EnsinoConhecimento científicoScience educationProblem solvingNature of scienceNature of scientific knowledgeBrazilAs concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000612852.pdf000612852.pdfTexto completoapplication/pdf1064315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/1/000612852.pdfc1c5e1fc965c8c11efd1980c15c10bedMD51TEXT000612852.pdf.txt000612852.pdf.txtExtracted Texttext/plain180851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/2/000612852.pdf.txtabf325f52245c9fd2a4a8efea0aaead1MD52THUMBNAIL000612852.pdf.jpg000612852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/3/000612852.pdf.jpg5f8d5ed43d40e9da9dbddb245a734bacMD5310183/117892022-06-16 04:43:19.178022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-16T07:43:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação
title As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação
spellingShingle As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação
Folmer, Vanderlei
Ciências : Ensino
Conhecimento científico
Science education
Problem solving
Nature of science
Nature of scientific knowledge
Brazil
title_short As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação
title_full As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação
title_fullStr As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação
title_full_unstemmed As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação
title_sort As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação
author Folmer, Vanderlei
author_facet Folmer, Vanderlei
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folmer, Vanderlei
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Joao Batista Teixeira da
contributor_str_mv Rocha, Joao Batista Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências : Ensino
Conhecimento científico
topic Ciências : Ensino
Conhecimento científico
Science education
Problem solving
Nature of science
Nature of scientific knowledge
Brazil
dc.subject.eng.fl_str_mv Science education
Problem solving
Nature of science
Nature of scientific knowledge
Brazil
description A educação em Ciências pode auxiliar a população a entender a natureza e a utilidade da Ciência, e contribuir para a formação de cidadãos esclarecidos e atuantes. A partir de tais pressupostos, a proposta deste estudo foi ver se cursos experimentais baseados no aprendizado através da resolução de problemas (RP), com ênfase em fundamentações histórica e epistemológica, podem melhorar o entendimento dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico. Nosso estudo demonstrou que, depois de uma resistência inicial, os estudantes encararam de forma positiva a oportunidade que tiveram para planejar e executar experimentos de seu próprio interesse, ao invés de seguir receitas prontas como ocorre usualmente nas atividades desenvolvidas nos laboratórios escolares. Alémhouve um aumento significativo nos escores totais, e também nos escores das subescalas criativo, experimental e unificado, conforme a escala “Nature of Scientific Knowledge Scale” (NSKS), depois que os estudantes participaram dos cursos; indicando uma melhora no entendimento acerca da natureza do conhecimento científico. De particular interesse, a execução de atividades práticas baseadas na RP com problemas mal-estruturados levou uma grande parte dos estudantes a sentirem que estavam trabalhando criativamente e fazendo Ciência. Deste modo, as atividades propostas neste trabalho poderiam ser expandidas como uma forma de melhorar a educação em Ciências e estimular a formação de uma nova geração de cientistas criativos no Brasil.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-01-22T04:10:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/11789
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000612852
url http://hdl.handle.net/10183/11789
identifier_str_mv 000612852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/1/000612852.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/2/000612852.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/3/000612852.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c1c5e1fc965c8c11efd1980c15c10bed
abf325f52245c9fd2a4a8efea0aaead1
5f8d5ed43d40e9da9dbddb245a734bac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085110342483968