As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/11789 |
Resumo: | A educação em Ciências pode auxiliar a população a entender a natureza e a utilidade da Ciência, e contribuir para a formação de cidadãos esclarecidos e atuantes. A partir de tais pressupostos, a proposta deste estudo foi ver se cursos experimentais baseados no aprendizado através da resolução de problemas (RP), com ênfase em fundamentações histórica e epistemológica, podem melhorar o entendimento dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico. Nosso estudo demonstrou que, depois de uma resistência inicial, os estudantes encararam de forma positiva a oportunidade que tiveram para planejar e executar experimentos de seu próprio interesse, ao invés de seguir receitas prontas como ocorre usualmente nas atividades desenvolvidas nos laboratórios escolares. Alémhouve um aumento significativo nos escores totais, e também nos escores das subescalas criativo, experimental e unificado, conforme a escala “Nature of Scientific Knowledge Scale” (NSKS), depois que os estudantes participaram dos cursos; indicando uma melhora no entendimento acerca da natureza do conhecimento científico. De particular interesse, a execução de atividades práticas baseadas na RP com problemas mal-estruturados levou uma grande parte dos estudantes a sentirem que estavam trabalhando criativamente e fazendo Ciência. Deste modo, as atividades propostas neste trabalho poderiam ser expandidas como uma forma de melhorar a educação em Ciências e estimular a formação de uma nova geração de cientistas criativos no Brasil. |
id |
URGS_b6165cee2f75b2ef88793815b5b1ae80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11789 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Folmer, VanderleiRocha, Joao Batista Teixeira da2008-01-22T04:10:28Z2007http://hdl.handle.net/10183/11789000612852A educação em Ciências pode auxiliar a população a entender a natureza e a utilidade da Ciência, e contribuir para a formação de cidadãos esclarecidos e atuantes. A partir de tais pressupostos, a proposta deste estudo foi ver se cursos experimentais baseados no aprendizado através da resolução de problemas (RP), com ênfase em fundamentações histórica e epistemológica, podem melhorar o entendimento dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico. Nosso estudo demonstrou que, depois de uma resistência inicial, os estudantes encararam de forma positiva a oportunidade que tiveram para planejar e executar experimentos de seu próprio interesse, ao invés de seguir receitas prontas como ocorre usualmente nas atividades desenvolvidas nos laboratórios escolares. Alémhouve um aumento significativo nos escores totais, e também nos escores das subescalas criativo, experimental e unificado, conforme a escala “Nature of Scientific Knowledge Scale” (NSKS), depois que os estudantes participaram dos cursos; indicando uma melhora no entendimento acerca da natureza do conhecimento científico. De particular interesse, a execução de atividades práticas baseadas na RP com problemas mal-estruturados levou uma grande parte dos estudantes a sentirem que estavam trabalhando criativamente e fazendo Ciência. Deste modo, as atividades propostas neste trabalho poderiam ser expandidas como uma forma de melhorar a educação em Ciências e estimular a formação de uma nova geração de cientistas criativos no Brasil.Science education can help people to understand the nature and utility of science, and contribute to developing informed and active citizen. Hence, the purpose of this study was to see if problem-based learning (PBL) in experimental vacation’ courses, with emphasis on the historical and epistemological foundations, can increase students’ understanding regarding nature of scientific knowledge. After initial strangeness, our study has shown that students usually rated high the opportunities that they had to plan and execute experiments of their own, instead of following cookbook recipes as usually happens in laboratory classes at school. In addition, post-test scores were significantly higher than pre-test scores on the total Nature of Scientific Knowledge Scale (NSKS), and on creative, testable, and unified NSKS subscales, indicating an improved understanding of nature of scientific knowledge among school students. Of particular interest, the execution of practical activities in PBL form with ill-structured problems led a significant part of students to feel that they were creating and doing science. Therefore, the activities here proposed could be expanded as a form of to improve the science education and to stimulate the formation of a new generation of creative scientists in Brazil.application/pdfporCiências : EnsinoConhecimento científicoScience educationProblem solvingNature of scienceNature of scientific knowledgeBrazilAs concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000612852.pdf000612852.pdfTexto completoapplication/pdf1064315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/1/000612852.pdfc1c5e1fc965c8c11efd1980c15c10bedMD51TEXT000612852.pdf.txt000612852.pdf.txtExtracted Texttext/plain180851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/2/000612852.pdf.txtabf325f52245c9fd2a4a8efea0aaead1MD52THUMBNAIL000612852.pdf.jpg000612852.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/3/000612852.pdf.jpg5f8d5ed43d40e9da9dbddb245a734bacMD5310183/117892022-06-16 04:43:19.178022oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-06-16T07:43:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação |
title |
As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação |
spellingShingle |
As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação Folmer, Vanderlei Ciências : Ensino Conhecimento científico Science education Problem solving Nature of science Nature of scientific knowledge Brazil |
title_short |
As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação |
title_full |
As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação |
title_fullStr |
As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação |
title_full_unstemmed |
As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação |
title_sort |
As concepções dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico : confronto com a experimentação |
author |
Folmer, Vanderlei |
author_facet |
Folmer, Vanderlei |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Folmer, Vanderlei |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Joao Batista Teixeira da |
contributor_str_mv |
Rocha, Joao Batista Teixeira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências : Ensino Conhecimento científico |
topic |
Ciências : Ensino Conhecimento científico Science education Problem solving Nature of science Nature of scientific knowledge Brazil |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science education Problem solving Nature of science Nature of scientific knowledge Brazil |
description |
A educação em Ciências pode auxiliar a população a entender a natureza e a utilidade da Ciência, e contribuir para a formação de cidadãos esclarecidos e atuantes. A partir de tais pressupostos, a proposta deste estudo foi ver se cursos experimentais baseados no aprendizado através da resolução de problemas (RP), com ênfase em fundamentações histórica e epistemológica, podem melhorar o entendimento dos estudantes acerca da natureza do conhecimento científico. Nosso estudo demonstrou que, depois de uma resistência inicial, os estudantes encararam de forma positiva a oportunidade que tiveram para planejar e executar experimentos de seu próprio interesse, ao invés de seguir receitas prontas como ocorre usualmente nas atividades desenvolvidas nos laboratórios escolares. Alémhouve um aumento significativo nos escores totais, e também nos escores das subescalas criativo, experimental e unificado, conforme a escala “Nature of Scientific Knowledge Scale” (NSKS), depois que os estudantes participaram dos cursos; indicando uma melhora no entendimento acerca da natureza do conhecimento científico. De particular interesse, a execução de atividades práticas baseadas na RP com problemas mal-estruturados levou uma grande parte dos estudantes a sentirem que estavam trabalhando criativamente e fazendo Ciência. Deste modo, as atividades propostas neste trabalho poderiam ser expandidas como uma forma de melhorar a educação em Ciências e estimular a formação de uma nova geração de cientistas criativos no Brasil. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-01-22T04:10:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/11789 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000612852 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/11789 |
identifier_str_mv |
000612852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/1/000612852.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/2/000612852.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11789/3/000612852.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c1c5e1fc965c8c11efd1980c15c10bed abf325f52245c9fd2a4a8efea0aaead1 5f8d5ed43d40e9da9dbddb245a734bac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085110342483968 |