Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Vicente Alfaya dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rosa, Marcelo D'Aquino, Hoffmann, Marilisa Bialvo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181845
Resumo: Este artigo investiga as concepções acerca da natureza da ciência e sobre a ética na atividade científica em sujeitos com formação em Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu através de questionários eletrônicos com 50 sujeitos participantes, sendo estes estudantes e egressos de um curso de Ciências Biológicas. Os resultados apontam que os respondentes apresentam certas concepções de Ciência e ética científica que se aproximam de algumas visões distorcidas ou equivocadas do trabalho de um cientista. Os participantes ainda puderam se posicionar a respeito de quatro situações práticas imaginárias que ocorrem na rotina de um cientista, devendo se expressar opiniões a respeito de uma situação hipotética relatada no instrumento de pesquisa e criando um juízo de valor em relação à mesma da mesma. Ressaltamos, a partir da análise, a necessidade de uma discussão mais criteriosa sobre natureza da ciência na formação dos profissionais biólogos e professores de biologia, que perpasse todas as disciplinas e não apenas as propedêuticas. Entendemos, por fim, que essa abordagem constitui em importante parte da atividade profissional na Biologia.
id UFRGS-2_bd7543f5242ed656bbeeee8e939b7505
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181845
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, João Vicente Alfaya dosRosa, Marcelo D'AquinoHoffmann, Marilisa Bialvo2018-09-12T02:33:02Z20182237-4450http://hdl.handle.net/10183/181845001073436Este artigo investiga as concepções acerca da natureza da ciência e sobre a ética na atividade científica em sujeitos com formação em Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu através de questionários eletrônicos com 50 sujeitos participantes, sendo estes estudantes e egressos de um curso de Ciências Biológicas. Os resultados apontam que os respondentes apresentam certas concepções de Ciência e ética científica que se aproximam de algumas visões distorcidas ou equivocadas do trabalho de um cientista. Os participantes ainda puderam se posicionar a respeito de quatro situações práticas imaginárias que ocorrem na rotina de um cientista, devendo se expressar opiniões a respeito de uma situação hipotética relatada no instrumento de pesquisa e criando um juízo de valor em relação à mesma da mesma. Ressaltamos, a partir da análise, a necessidade de uma discussão mais criteriosa sobre natureza da ciência na formação dos profissionais biólogos e professores de biologia, que perpasse todas as disciplinas e não apenas as propedêuticas. Entendemos, por fim, que essa abordagem constitui em importante parte da atividade profissional na Biologia.This article investigates the conceptions about the nature of science and ethics on scientific activity on people with formation on Biological Sciences. This is a qualitative research whose data collection occured through electronic questionnaires with 50 subjects, students and graduates of a Biology course. The results show that the participants presented certain conceptions of Science and scientific ethics that approach of some distorted or misleading visions of the work of a scientist. Participants were still able to position themselves on four imaginary practical situations that occur in the routine of a scientist, expressing opinions about a hypothetical situation reported in the research instrument and creating a value judgment about it. We emphasize the need for a more careful discussion about the nature of science in the training of biologists, which crosses all disciplines and not only the preparatory ones, and we understand that this approach constitutes an important part of the professional activity of bachelors and graduates in Biological Sciences. We understand, finally, that this approach constitutes an important part of the professional activity on Biology.application/pdfporEnsino de Ciências e Tecnologia em Revista. Santo Ângelo, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2018), p. 43-58Ciências biológicasNaturezaÉticaNature of scienceEthicsScientific workBiological SciencesConcepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicasConceptions about nature of science and acientific ethics in students and graduates from a biological sciences course info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073436.pdfTexto completoapplication/pdf625145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181845/1/001073436.pdfad9cf8471ba7d11c4d0b88f840b6cafdMD51TEXT001073436.pdf.txt001073436.pdf.txtExtracted Texttext/plain49763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181845/2/001073436.pdf.txt54ca677732f0d95e64b9640bce9e34b9MD52THUMBNAIL001073436.pdf.jpg001073436.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181845/3/001073436.pdf.jpg5cce0dc407486bf3447d8f71325a7db6MD5310183/1818452018-10-05 07:47:58.325oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181845Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:47:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conceptions about nature of science and acientific ethics in students and graduates from a biological sciences course
title Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas
spellingShingle Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas
Santos, João Vicente Alfaya dos
Ciências biológicas
Natureza
Ética
Nature of science
Ethics
Scientific work
Biological Sciences
title_short Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas
title_full Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas
title_fullStr Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas
title_full_unstemmed Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas
title_sort Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas
author Santos, João Vicente Alfaya dos
author_facet Santos, João Vicente Alfaya dos
Rosa, Marcelo D'Aquino
Hoffmann, Marilisa Bialvo
author_role author
author2 Rosa, Marcelo D'Aquino
Hoffmann, Marilisa Bialvo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Vicente Alfaya dos
Rosa, Marcelo D'Aquino
Hoffmann, Marilisa Bialvo
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências biológicas
Natureza
Ética
topic Ciências biológicas
Natureza
Ética
Nature of science
Ethics
Scientific work
Biological Sciences
dc.subject.eng.fl_str_mv Nature of science
Ethics
Scientific work
Biological Sciences
description Este artigo investiga as concepções acerca da natureza da ciência e sobre a ética na atividade científica em sujeitos com formação em Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu através de questionários eletrônicos com 50 sujeitos participantes, sendo estes estudantes e egressos de um curso de Ciências Biológicas. Os resultados apontam que os respondentes apresentam certas concepções de Ciência e ética científica que se aproximam de algumas visões distorcidas ou equivocadas do trabalho de um cientista. Os participantes ainda puderam se posicionar a respeito de quatro situações práticas imaginárias que ocorrem na rotina de um cientista, devendo se expressar opiniões a respeito de uma situação hipotética relatada no instrumento de pesquisa e criando um juízo de valor em relação à mesma da mesma. Ressaltamos, a partir da análise, a necessidade de uma discussão mais criteriosa sobre natureza da ciência na formação dos profissionais biólogos e professores de biologia, que perpasse todas as disciplinas e não apenas as propedêuticas. Entendemos, por fim, que essa abordagem constitui em importante parte da atividade profissional na Biologia.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-12T02:33:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181845
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-4450
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073436
identifier_str_mv 2237-4450
001073436
url http://hdl.handle.net/10183/181845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. Santo Ângelo, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2018), p. 43-58
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181845/1/001073436.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181845/2/001073436.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181845/3/001073436.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ad9cf8471ba7d11c4d0b88f840b6cafd
54ca677732f0d95e64b9640bce9e34b9
5cce0dc407486bf3447d8f71325a7db6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224949882421248