Do conto ao filme : a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Creus, Tomas
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/7416
Resumo: O presente trabalho explora a questão da interdisciplinaridade e da transposição de obras literárias ao cinema a partir de uma perspectiva inovadora, procurando conjugar a teoria com a prática. Focalizando a adaptação da narrativa ficcional breve ao cinema e os modos em que esta ocorre, o estudo propõe em um primeiro momento uma investigação teórica sobre os conceitos da adaptação e a análise de alguns filmes baseados em narrativas literárias breves: Um passeio no campo, de Jean Renoir, baseado no conto homônimo de Maupassant; O criado, baseado na novela de Robin Maugham; e três versões de contos de Edgar Allan Poe, incluindo Toby Dammit, de Federico Fellini, inspirado pelo conto “Não aposte a cabeça com o Diabo”, e duas obras de Jan Svankmajer, A queda da casa de Usher, inspirado no conto de mesmo título, e O poço, o pêndulo e a esperança, baseado em “O poço e o pêndulo”. Posteriormente, realiza-se um estudo da obra contística de Anton Tchekov e a transformação de um de seus contos, “Um drama”, no filme “O roteiro”, seguido de uma análise comparativa do conto original e do filme realizado.
id URGS_b8c3bff36dccd48f044004117e316294
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7416
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Creus, TomasOliveira, Ubiratan Paiva de2007-06-06T19:06:15Z2006http://hdl.handle.net/10183/7416000543870O presente trabalho explora a questão da interdisciplinaridade e da transposição de obras literárias ao cinema a partir de uma perspectiva inovadora, procurando conjugar a teoria com a prática. Focalizando a adaptação da narrativa ficcional breve ao cinema e os modos em que esta ocorre, o estudo propõe em um primeiro momento uma investigação teórica sobre os conceitos da adaptação e a análise de alguns filmes baseados em narrativas literárias breves: Um passeio no campo, de Jean Renoir, baseado no conto homônimo de Maupassant; O criado, baseado na novela de Robin Maugham; e três versões de contos de Edgar Allan Poe, incluindo Toby Dammit, de Federico Fellini, inspirado pelo conto “Não aposte a cabeça com o Diabo”, e duas obras de Jan Svankmajer, A queda da casa de Usher, inspirado no conto de mesmo título, e O poço, o pêndulo e a esperança, baseado em “O poço e o pêndulo”. Posteriormente, realiza-se um estudo da obra contística de Anton Tchekov e a transformação de um de seus contos, “Um drama”, no filme “O roteiro”, seguido de uma análise comparativa do conto original e do filme realizado.application/pdfporCinemaAdaptação para cinemaLiteraturaNarrativa literáriaDo conto ao filme : a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000543870.pdf000543870.pdfTexto completoapplication/pdf32210071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7416/1/000543870.pdf880d85676872874241a643e060cd59b9MD51TEXT000543870.pdf.txt000543870.pdf.txtExtracted Texttext/plain560328http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7416/2/000543870.pdf.txt8a91102964438bb518d9c9a23b76d962MD5210183/74162022-02-22 04:43:36.247611oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:43:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do conto ao filme : a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformação
title Do conto ao filme : a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformação
spellingShingle Do conto ao filme : a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformação
Creus, Tomas
Cinema
Adaptação para cinema
Literatura
Narrativa literária
title_short Do conto ao filme : a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformação
title_full Do conto ao filme : a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformação
title_fullStr Do conto ao filme : a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformação
title_full_unstemmed Do conto ao filme : a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformação
title_sort Do conto ao filme : a transposição narrativa breve ao cinema e seus modos de transformação
author Creus, Tomas
author_facet Creus, Tomas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Creus, Tomas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Ubiratan Paiva de
contributor_str_mv Oliveira, Ubiratan Paiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Adaptação para cinema
Literatura
Narrativa literária
topic Cinema
Adaptação para cinema
Literatura
Narrativa literária
description O presente trabalho explora a questão da interdisciplinaridade e da transposição de obras literárias ao cinema a partir de uma perspectiva inovadora, procurando conjugar a teoria com a prática. Focalizando a adaptação da narrativa ficcional breve ao cinema e os modos em que esta ocorre, o estudo propõe em um primeiro momento uma investigação teórica sobre os conceitos da adaptação e a análise de alguns filmes baseados em narrativas literárias breves: Um passeio no campo, de Jean Renoir, baseado no conto homônimo de Maupassant; O criado, baseado na novela de Robin Maugham; e três versões de contos de Edgar Allan Poe, incluindo Toby Dammit, de Federico Fellini, inspirado pelo conto “Não aposte a cabeça com o Diabo”, e duas obras de Jan Svankmajer, A queda da casa de Usher, inspirado no conto de mesmo título, e O poço, o pêndulo e a esperança, baseado em “O poço e o pêndulo”. Posteriormente, realiza-se um estudo da obra contística de Anton Tchekov e a transformação de um de seus contos, “Um drama”, no filme “O roteiro”, seguido de uma análise comparativa do conto original e do filme realizado.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:06:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/7416
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000543870
url http://hdl.handle.net/10183/7416
identifier_str_mv 000543870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7416/1/000543870.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7416/2/000543870.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 880d85676872874241a643e060cd59b9
8a91102964438bb518d9c9a23b76d962
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085076795392000