Criação de valor compartilhado : um estudo no setor de papel para embalagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiano Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171445
Resumo: O presente trabalho analisou a propensão dos executivos do setor de papel para embalagem no Brasil à aplicação dos conceitos de Criação de Valor Compartilhado (CVC) como forma de aprimorar a vantagem competitiva das empresas do setor. O conceito de Valor compartilhado foi lançado por Porter e Kramer em 2011, através do artigo publicado na Harvard Business Review chamado de: A Grande Idea – Como consertar o capitalismo. De acordo com Porter e Kramer, o conceito de valor compartilhado redefine as fronteiras do capitalismo ao conectar melhor o sucesso da empresa com o progresso da sociedade, este conceito abre muitas maneiras de atender a novas necessidades, ganhar eficiência, criar diferenciação e expandir mercados, tornando-se mais competitiva. De acordo com os autores, se as empresas utilizarem as mesmas ferramentas que norteiam suas escolhas no core business para analisarem as oportunidades socioambientais, deixa de ser um custo ou filantropia para se tornar uma fonte de oportunidade e de vantagem competitiva (PORTER; KRAMER, 2011). Para a realização do trabalho, procedeu-se à revisão de literatura disponível sobre o tema CVC, sobre estratégia e competitividade, o que permitiu conhecer melhor os conceitos para que uma empresa possa coloca-los de fato em prática. Após a revisão da literatura, realizou-se a pesquisa de fontes secundárias, que utilizou dados coletados através de materiais internos e externos sobre o tema disponíveis no Brasil e no mundo, tais como: publicações de revistas, vídeos, apresentações em fóruns, artigos, dissertações e teses acadêmicas, publicações em sites e notícias vinculadas. Os dados secundários ajudaram a tangibilizar o conceito de CVC realizado na revisão literária, através de exemplos de empresas de classe mundial, que já estão aplicando e desenvolvendo projetos e iniciativas de CVC. A partir dos dados recolhidos através de entrevistas de profundidade com executivos e especialistas em sustentabilidade, verificou-se que o tema é pouco disseminado e, ainda, confundido com os conceitos de sustentabilidade, porém, indicam a propensão às práticas de CVC pelas empresas do setor.
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De acordo com os autores, se as empresas utilizarem as mesmas ferramentas que norteiam suas escolhas no core business para analisarem as oportunidades socioambientais, deixa de ser um custo ou filantropia para se tornar uma fonte de oportunidade e de vantagem competitiva (PORTER; KRAMER, 2011). Para a realização do trabalho, procedeu-se à revisão de literatura disponível sobre o tema CVC, sobre estratégia e competitividade, o que permitiu conhecer melhor os conceitos para que uma empresa possa coloca-los de fato em prática. Após a revisão da literatura, realizou-se a pesquisa de fontes secundárias, que utilizou dados coletados através de materiais internos e externos sobre o tema disponíveis no Brasil e no mundo, tais como: publicações de revistas, vídeos, apresentações em fóruns, artigos, dissertações e teses acadêmicas, publicações em sites e notícias vinculadas. Os dados secundários ajudaram a tangibilizar o conceito de CVC realizado na revisão literária, através de exemplos de empresas de classe mundial, que já estão aplicando e desenvolvendo projetos e iniciativas de CVC. A partir dos dados recolhidos através de entrevistas de profundidade com executivos e especialistas em sustentabilidade, verificou-se que o tema é pouco disseminado e, ainda, confundido com os conceitos de sustentabilidade, porém, indicam a propensão às práticas de CVC pelas empresas do setor.The present work analyzed the application of the concepts of Creating Shared Value (CSV) by executives of the area of paper packaging in Brazil as a way to improve the competitive advantage of companies in the sector. The concept of Shared Value was devised by Porter and Kramer in 2011 through the Harvard Business Review article called "The Great Idea How to Fix Capitalism." According to Porter and Kramer, the concept of shared value redefines the boundaries of capitalism by better connecting the company's success with the progress of society, this concept opens up many ways to meet the new needs of this society, such as gaining efficiency, creating differentiation and expand markets, making it more competitive. According to the authors, if companies use the same tools that guide their choices in the core business to analyze socio-environmental opportunities, it is no longer a cost or philanthropy to become a source of opportunity and competitive advantage (PORTER, KRAMMER, 2011). In order to carry out the work, a review of available literature on the CSV topic on strategy and competitiveness was carried out, which allowed a better understanding of the concepts for a company to actually put into practice. After reviewing the literature, secondary sources were searched, using data collected through internal and external materials available in Brazil and in the world, such as: magazine publications, videos, presentations in forums, articles, dissertations and academic theses, publications on websites and related news. The secondary data helped to underpin the CSV concept addressed in the literary review, through examples of world-class companies that are already implementing and developing CSV projects and initiatives. Based on data collected through in-depth interviews with executives and sustainability experts, it was verified that the theme is poorly disseminated and also confused with the concepts of sustainability, but indicate the propensity to CSV practices by companies in the sector.application/pdfporCriação de valorValor compartilhadoVantagem competitivaResponsabilidade socioambientalCreating Shared ValueCompetitive advantageSocial and Environmental ResponsibilityCriação de valor compartilhado : um estudo no setor de papel para embalageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001055702.pdf001055702.pdfTexto completoapplication/pdf1388993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171445/1/001055702.pdfc693b3103061feac9a0e0989a2b7ef0aMD51TEXT001055702.pdf.txt001055702.pdf.txtExtracted Texttext/plain224507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171445/2/001055702.pdf.txt7a5c24dce679ed1d22db2867d99328e2MD52THUMBNAIL001055702.pdf.jpg001055702.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171445/3/001055702.pdf.jpgdeecc838f7599ec4edc374c93097c59aMD5310183/1714452018-10-16 09:33:06.617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T12:33:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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