Análise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257568 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar e classificar erros cometidos por alunos universitários ao realizar demonstrações em Geometria. Os participantes da pesquisa, alunos de um curso de Licenciatura Plena em Matemática, realizaram demonstrações de proposições de Geometria Plana e suas soluções, tanto orais como escritas, foram analisadas com o objetivo de classificar os erros detectados e tentar descobrir as suas causas subjacentes. As conclusões sobre as causas dos erros envolvem aspectos do processo ensino-aprendizagem de Matemática, conceituações sobre demonstração de teoremas e, também, considerações sobre a influência da filosofia da Matemática que norteia a prática docente e a elaboração dos currículos de cursos de Matemática. |
id |
URGS_bec2b1a090cc1a621bf3df12c91b7806 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257568 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cury, Helena NoronhaSolari, Carmen Lins Baia de2023-04-27T03:33:09Z1988http://hdl.handle.net/10183/257568000009519O presente trabalho busca analisar e classificar erros cometidos por alunos universitários ao realizar demonstrações em Geometria. Os participantes da pesquisa, alunos de um curso de Licenciatura Plena em Matemática, realizaram demonstrações de proposições de Geometria Plana e suas soluções, tanto orais como escritas, foram analisadas com o objetivo de classificar os erros detectados e tentar descobrir as suas causas subjacentes. As conclusões sobre as causas dos erros envolvem aspectos do processo ensino-aprendizagem de Matemática, conceituações sobre demonstração de teoremas e, também, considerações sobre a influência da filosofia da Matemática que norteia a prática docente e a elaboração dos currículos de cursos de Matemática.The object of this paper is to analyse and classify errors made by college students as to demonstration in Geometry. The subjects, students of undergraduate school in a Mathematics course,demonstrated propositions in Plane Geometry; their solutions, both in oral and written form,were analysed. the errors were classified and their possible causes discussed. The conclusions about the causes of the errors are related to the teaching-learning process in Mathematics, as well as to the concepts about proofs of theorems. Finally, considerations are made about the phylosophical aspects of Mathematics that may influence the teaching activity and the elaboration of curricula for the courses of Mathematics.application/pdfporErroMatemáticaEnsino superiorAnálise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1988mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000009519.pdf.txt000009519.pdf.txtExtracted Texttext/plain231566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257568/2/000009519.pdf.txt5611f36c4d7f4b7a6722871d5c84da83MD52ORIGINAL000009519.pdfTexto completoapplication/pdf13100503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257568/1/000009519.pdfa2214308dad8033d576a0931bc0f7567MD5110183/2575682023-04-28 03:56:42.587671oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-28T06:56:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grau |
title |
Análise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grau |
spellingShingle |
Análise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grau Cury, Helena Noronha Erro Matemática Ensino superior |
title_short |
Análise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grau |
title_full |
Análise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grau |
title_fullStr |
Análise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grau |
title_full_unstemmed |
Análise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grau |
title_sort |
Análise de erros em demonstrações de geometria plana : um estudo com alunos de 3. grau |
author |
Cury, Helena Noronha |
author_facet |
Cury, Helena Noronha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cury, Helena Noronha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Solari, Carmen Lins Baia de |
contributor_str_mv |
Solari, Carmen Lins Baia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erro Matemática Ensino superior |
topic |
Erro Matemática Ensino superior |
description |
O presente trabalho busca analisar e classificar erros cometidos por alunos universitários ao realizar demonstrações em Geometria. Os participantes da pesquisa, alunos de um curso de Licenciatura Plena em Matemática, realizaram demonstrações de proposições de Geometria Plana e suas soluções, tanto orais como escritas, foram analisadas com o objetivo de classificar os erros detectados e tentar descobrir as suas causas subjacentes. As conclusões sobre as causas dos erros envolvem aspectos do processo ensino-aprendizagem de Matemática, conceituações sobre demonstração de teoremas e, também, considerações sobre a influência da filosofia da Matemática que norteia a prática docente e a elaboração dos currículos de cursos de Matemática. |
publishDate |
1988 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1988 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-27T03:33:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257568 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000009519 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257568 |
identifier_str_mv |
000009519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257568/2/000009519.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257568/1/000009519.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5611f36c4d7f4b7a6722871d5c84da83 a2214308dad8033d576a0931bc0f7567 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800309214858444800 |