Avaliação dos erros matemáticos do aluno em prova do vestibular e durante o curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alaor Leao Rocha
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8NEF77
Resumo: Este estudo visa investigar em que medida os alunos permaneceram no erro em conceitos matemáticos encontrados nas provas do vestibular e se mantêm nos períodos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Levantam-se as seguintes questões: Os erros diagnosticados no vestibular reaparecem durante a graduação? Quando? Como? A Faculdade faz algum tipo de trabalho pedagógico sobre o erro? Tomou-se a prova do vestibular de 2004 e aplicou-se a mesma prova ao fim do 2º, 4º, 6º e 8º períodos do curso, para buscar a incidência do erro nas 12 questões da referida prova, juntando-se aos dados quantitativos a opinião de professores e alunos sobre o erro a partir de resposta a questionários. Concluiu-se que houve um crescimento significativo do conhecimento matemático entre a prova do vestibular e a prova no 2º período, mas entre os demais períodos, ficou aquém do desejado. Espera-se que essa dissertação possa contribuir para a melhoria da qualidade de formação do aluno do curso de Matemática, tanto como da Faculdade FAREU, como das demais, subsidiando a revisão metodológica de seu currículo.
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