O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17546 |
Resumo: | A pesquisa tem como principal objetivo descrever, analisar e compreender a implantação e a gestão de três Cursos de Graduação oferecidos na modalidade a distância na UFRGS. Para tanto, desenvolveu um estudo de múltiplos casos com os três primeiros cursos de graduação a distância na UFRGS que são: Administração, Pedagogia e Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. Como suporte teórico, foi realizada uma revisão de autores clássicos e neoclássicos da administração, bem como autores relacionados à gestão nos campos da educação e da EaD. Após a descrição e análise dos cursos de forma individual, realizou-se a comparação cruzada dos casos para melhor identificar as semelhanças e diferenças existentes entre os cursos, bem como os resultados (positivos e negativos) das experiências analisadas. Observa-se que os cursos apresentam grandes diferenças entre si, especialmente na forma de gestão. Notou-se, também, que os envolvidos desenvolveram a aprendizagem sobre a gestão de cursos a distância, superando os problemas iniciais e consolidando as regras sobre o tema. Por fim, a pesquisa constatou que a maior ênfase nas questões administrativas ou pedagógicas nem sempre trazem resultados positivos e equilibrados, como esperados. |
id |
URGS_bfe11448ea6700fe7ab39006654cef1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17546 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dosKlering, Luis Roque2009-10-22T04:18:02Z2009http://hdl.handle.net/10183/17546000715720A pesquisa tem como principal objetivo descrever, analisar e compreender a implantação e a gestão de três Cursos de Graduação oferecidos na modalidade a distância na UFRGS. Para tanto, desenvolveu um estudo de múltiplos casos com os três primeiros cursos de graduação a distância na UFRGS que são: Administração, Pedagogia e Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. Como suporte teórico, foi realizada uma revisão de autores clássicos e neoclássicos da administração, bem como autores relacionados à gestão nos campos da educação e da EaD. Após a descrição e análise dos cursos de forma individual, realizou-se a comparação cruzada dos casos para melhor identificar as semelhanças e diferenças existentes entre os cursos, bem como os resultados (positivos e negativos) das experiências analisadas. Observa-se que os cursos apresentam grandes diferenças entre si, especialmente na forma de gestão. Notou-se, também, que os envolvidos desenvolveram a aprendizagem sobre a gestão de cursos a distância, superando os problemas iniciais e consolidando as regras sobre o tema. Por fim, a pesquisa constatou que a maior ênfase nas questões administrativas ou pedagógicas nem sempre trazem resultados positivos e equilibrados, como esperados.This work has as main objective the description and analysis of the establishment and management of three undergraduate courses at a distance as UFRGS. For this developed a study of multiple cases with the first three undergraduate courses at a distance as UFRGS as are: Administration, Pedagogy and Planning and Management for Rural Development. The theoretical support, was a review of classical and neoclassical authors of the administration and authors related to management education and distance education. After the description and analysis of the courses individually, held-comparison crusade of cases to better identify the similarities and differences between the courses and the results (positive and negative) experiences examined. The courses are large differences between them, particularly in management. There is also engaged in learning since its establishment, where the initial problems were overcome and the rules were built and improved. Finally, the research analyzed the greater emphasis on administrative issues or teaching does not always bring positive results and balanced, as expected.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulCurso de graduaçãoEnsino a distânciaManagementDistance educationGraduate coursesPublic universityO processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000715720.pdf000715720.pdfTexto completoapplication/pdf1397821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/1/000715720.pdf6ea5613260197ab3e1c1fa1beb4629f6MD51TEXT000715720.pdf.txt000715720.pdf.txtExtracted Texttext/plain312654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/2/000715720.pdf.txt11408d1c4f9782254881fd54a6971d0fMD52THUMBNAIL000715720.pdf.jpg000715720.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/3/000715720.pdf.jpgeec2fb290da0dda2e3f39831695f3905MD5310183/175462021-12-06 05:35:16.957232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:35:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title |
O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dos Universidade Federal do Rio Grande do Sul Curso de graduação Ensino a distância Management Distance education Graduate courses Public university |
title_short |
O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author |
Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dos |
author_facet |
Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klering, Luis Roque |
contributor_str_mv |
Klering, Luis Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Curso de graduação Ensino a distância |
topic |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Curso de graduação Ensino a distância Management Distance education Graduate courses Public university |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Management Distance education Graduate courses Public university |
description |
A pesquisa tem como principal objetivo descrever, analisar e compreender a implantação e a gestão de três Cursos de Graduação oferecidos na modalidade a distância na UFRGS. Para tanto, desenvolveu um estudo de múltiplos casos com os três primeiros cursos de graduação a distância na UFRGS que são: Administração, Pedagogia e Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. Como suporte teórico, foi realizada uma revisão de autores clássicos e neoclássicos da administração, bem como autores relacionados à gestão nos campos da educação e da EaD. Após a descrição e análise dos cursos de forma individual, realizou-se a comparação cruzada dos casos para melhor identificar as semelhanças e diferenças existentes entre os cursos, bem como os resultados (positivos e negativos) das experiências analisadas. Observa-se que os cursos apresentam grandes diferenças entre si, especialmente na forma de gestão. Notou-se, também, que os envolvidos desenvolveram a aprendizagem sobre a gestão de cursos a distância, superando os problemas iniciais e consolidando as regras sobre o tema. Por fim, a pesquisa constatou que a maior ênfase nas questões administrativas ou pedagógicas nem sempre trazem resultados positivos e equilibrados, como esperados. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-10-22T04:18:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17546 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000715720 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17546 |
identifier_str_mv |
000715720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/1/000715720.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/2/000715720.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/3/000715720.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ea5613260197ab3e1c1fa1beb4629f6 11408d1c4f9782254881fd54a6971d0f eec2fb290da0dda2e3f39831695f3905 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085157398380544 |