Crianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259838 |
Resumo: | A presente pesquisa, a partir do campo de Estudos Sociais da Infância e das contribuições teóricas do campo dos estudos sobre performance e da arte contemporânea, tem como objetivo compreender como um grupo de crianças (de 3 a 5 anos) na Educação Infantil constitui performances durante as explorações em espaços de instalações efêmeras de jogo em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre/RS. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa com crianças, que teve, como inspiração, a abordagem mosaico (CLARK, 2015) e o trabalho de Abad Molina (2008a) com as instalações de jogo. A abordagem do mosaico (CLARK, 2015) oportuniza uma estrutura metodológica para a participação das crianças, combinando estratégias visuais e verbais, enquanto as instalações de jogo (ABAD MOLINA, 2008a) são propostas inspiradas em instalações de arte contemporânea. As estratégias para a geração de dados desenvolvidas foram: 1 - observação; 2 - registros em diário de campo; 3 - registros audiovisuais (fotografias e filmagens) pela pesquisadora; 4 - criação de foto-ensaios; 5 - proposição de sete sessões com instalações de jogo e 6 - criação de álbuns pelas crianças. Através da análise dos dados gerados em campo, foram definidas duas unidades analíticas: Unidade 1 - Performances de fazer de conta; Unidade 2 - Performances de fazer acreditar. Em relação às performances de fazer de conta (SCHECHNER, 2012), foi possível constatar que, por meio de suas brincadeiras e interações nas instalações de jogo, as crianças realizam tais performances ao interpretar personagens, criar papéis, utilizando o corpo de maneira integral e imaginativa. Nesses atos performáticos, as crianças reconhecem o que é do mundo da performance e o que não é. A respeito das performances de fazer acreditar (SCHECHNER, 2012), esses limites não são marcados. Assim, foi possível evidenciar tais performances em situações de convencer, fazer os outros acreditarem em suas vontades genuínas e como modo de transformar as situações vivenciadas por meio de ações criativas. Neste sentido, foi possível inferir que a partir da proposição de instalações de jogo, sensíveis e abertas à exploração das crianças, elas realizam performances a partir de modulações corporais, de gestos, de vozes e de movimentos. |
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Santos, Nathalia Scheuermann dosCarvalho, Rodrigo Saballa de2023-07-04T03:49:49Z2021http://hdl.handle.net/10183/259838001132615A presente pesquisa, a partir do campo de Estudos Sociais da Infância e das contribuições teóricas do campo dos estudos sobre performance e da arte contemporânea, tem como objetivo compreender como um grupo de crianças (de 3 a 5 anos) na Educação Infantil constitui performances durante as explorações em espaços de instalações efêmeras de jogo em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre/RS. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa com crianças, que teve, como inspiração, a abordagem mosaico (CLARK, 2015) e o trabalho de Abad Molina (2008a) com as instalações de jogo. A abordagem do mosaico (CLARK, 2015) oportuniza uma estrutura metodológica para a participação das crianças, combinando estratégias visuais e verbais, enquanto as instalações de jogo (ABAD MOLINA, 2008a) são propostas inspiradas em instalações de arte contemporânea. As estratégias para a geração de dados desenvolvidas foram: 1 - observação; 2 - registros em diário de campo; 3 - registros audiovisuais (fotografias e filmagens) pela pesquisadora; 4 - criação de foto-ensaios; 5 - proposição de sete sessões com instalações de jogo e 6 - criação de álbuns pelas crianças. Através da análise dos dados gerados em campo, foram definidas duas unidades analíticas: Unidade 1 - Performances de fazer de conta; Unidade 2 - Performances de fazer acreditar. Em relação às performances de fazer de conta (SCHECHNER, 2012), foi possível constatar que, por meio de suas brincadeiras e interações nas instalações de jogo, as crianças realizam tais performances ao interpretar personagens, criar papéis, utilizando o corpo de maneira integral e imaginativa. Nesses atos performáticos, as crianças reconhecem o que é do mundo da performance e o que não é. A respeito das performances de fazer acreditar (SCHECHNER, 2012), esses limites não são marcados. Assim, foi possível evidenciar tais performances em situações de convencer, fazer os outros acreditarem em suas vontades genuínas e como modo de transformar as situações vivenciadas por meio de ações criativas. Neste sentido, foi possível inferir que a partir da proposição de instalações de jogo, sensíveis e abertas à exploração das crianças, elas realizam performances a partir de modulações corporais, de gestos, de vozes e de movimentos.This research, from the field of Social Studies of Childhood and theoretical contributions from the field of studies on performance and contemporary art, aims to understand how children (from 3 to 5 years old) in Early Childhood Education constitute performances during explorations in spaces of ephemeral game installations in a School of Early Childhood Education in Porto Alegre. Methodologically, a research with children was developed, inspired by the mosaic approach (CLARK, 2015) and the work of Abad Molina (2008a) with game installations. The mosaic approach (CLARK, 2015) provides a methodological framework for children's participation, combining visual and verbal strategies. Meanwhile, game installations (ABAD MOLINA, 2008a) are proposals inspired by contemporary art installations. The strategies for the generation of data developed were: 1 - observation; 2 - field diary records; 3 - audiovisual records (photographs and footage) by the researcher; 4 - creation of photo-essays; 5 - proposition of 7 sessions with game facilities; and 6 - creation of albums by children. Through the analysis of the data generated in the field, two analytical units were defined: Unit 1 - Make-believe performances; Unit 2 - Performances to make you believe. In relation to make-believe performances (SCHECHNER, 2012), it was possible to see that through their games and interactions in game installations, children perform such performances by playing characters, creating roles, using the body in an integral and imaginative way. In these performance acts, children recognize what is from the world of performance and what is not. Regarding the performances of making believe (SCHECHNER, 2012), these limits are not marked. Thus, it was possible to evidence such performances in situations of convincing, making others believe in their genuine desires and as a way of transforming the situations experienced through creative actions. In this sense, it was possible to infer that from the proposition of game installations, sensitive and open to children's exploration, they perform performances based on body modulations, gestures, voices and movements.application/pdfporEducação infantilPerformancePesquisa educacionalArte contemporâneaChild educationGame installationPerformanceResearch with childrenContemporary artCrianças, performances e arte contemporânea : instalações efêmeras de jogo na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132615.pdf.txt001132615.pdf.txtExtracted Texttext/plain565446http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259838/2/001132615.pdf.txt08f8d6495d354b193543cc4d73e5ff04MD52ORIGINAL001132615.pdfTexto completoapplication/pdf98306586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259838/1/001132615.pdf54412e110a84d8eb7d018944d6bd9007MD5110183/2598382023-07-05 03:47:41.560821oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-05T06:47:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A presente pesquisa, a partir do campo de Estudos Sociais da Infância e das contribuições teóricas do campo dos estudos sobre performance e da arte contemporânea, tem como objetivo compreender como um grupo de crianças (de 3 a 5 anos) na Educação Infantil constitui performances durante as explorações em espaços de instalações efêmeras de jogo em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre/RS. Metodologicamente, foi desenvolvida uma pesquisa com crianças, que teve, como inspiração, a abordagem mosaico (CLARK, 2015) e o trabalho de Abad Molina (2008a) com as instalações de jogo. A abordagem do mosaico (CLARK, 2015) oportuniza uma estrutura metodológica para a participação das crianças, combinando estratégias visuais e verbais, enquanto as instalações de jogo (ABAD MOLINA, 2008a) são propostas inspiradas em instalações de arte contemporânea. As estratégias para a geração de dados desenvolvidas foram: 1 - observação; 2 - registros em diário de campo; 3 - registros audiovisuais (fotografias e filmagens) pela pesquisadora; 4 - criação de foto-ensaios; 5 - proposição de sete sessões com instalações de jogo e 6 - criação de álbuns pelas crianças. Através da análise dos dados gerados em campo, foram definidas duas unidades analíticas: Unidade 1 - Performances de fazer de conta; Unidade 2 - Performances de fazer acreditar. Em relação às performances de fazer de conta (SCHECHNER, 2012), foi possível constatar que, por meio de suas brincadeiras e interações nas instalações de jogo, as crianças realizam tais performances ao interpretar personagens, criar papéis, utilizando o corpo de maneira integral e imaginativa. Nesses atos performáticos, as crianças reconhecem o que é do mundo da performance e o que não é. A respeito das performances de fazer acreditar (SCHECHNER, 2012), esses limites não são marcados. Assim, foi possível evidenciar tais performances em situações de convencer, fazer os outros acreditarem em suas vontades genuínas e como modo de transformar as situações vivenciadas por meio de ações criativas. Neste sentido, foi possível inferir que a partir da proposição de instalações de jogo, sensíveis e abertas à exploração das crianças, elas realizam performances a partir de modulações corporais, de gestos, de vozes e de movimentos. |
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