Formação, características e percepções de professores de anos iniciais e desempenho matemático de alunos de 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268530
Resumo: Esta tese tem como objetivo geral analisar a formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na matemática, bem como as características e percepções dos mesmos, relacionando-as ao desempenho matemático dos alunos de 5º ano do EF. Para isso, foram desenvolvidos cinco estudos que abordam diferentes questões relacionadas aos professores. O primeiro estudo consiste em uma revisão sistemática cujo objetivo foi verificar o que a literatura nacional produz e discute acerca da formação matemática em cursos de Pedagogia. Foram selecionados 30 estudos para análise. Os resultados evidenciam um contexto comum de formação em relação à matemática, apontando insuficiência de tempo e qualidade, bem como estudantes com bastante resistência e dificuldades na área. O segundo estudo contempla uma análise da legislação que embasa a formação em Pedagogia, com o intuito de identificar as orientações específicas para o ensino da matemática e para as dificuldades de aprendizagem. A análise revela que, ao longo de vários anos, há poucas indicações quanto à matemática e às dificuldades, embora seja possível identificar um avanço muito lento na explicitação de determinadas orientações sobre tais temas. O terceiro estudo corresponde a uma análise da literatura sobre competências diagnósticas dos professores. Os achados indicam que julgamentos docentes sobre diferentes habilidades dos alunos são elaborados com base em diferentes dimensões. De modo geral, também correspondem ao desempenho discente, embora apresentem menos acurácia na área da matemática em comparação à leitura e para alunos de baixo desempenho em relação aos de melhor desempenho, além de frequentemente estarem associados a outras questões que não apenas à habilidade avaliada. O quarto estudo é uma investigação de larga escala que tem como objetivo caracterizar o perfil do professor brasileiro conforme as regiões do país e relacioná-lo com a formação inicial docente e com o desempenho matemático de alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam características docentes semelhantes em todo o país, bem como associações significativas com a formação inicial. No que tange às relações entre perfil e desempenho discente, foi identificado que cerca de 26% da variabilidade no desempenho matemático dos alunos pode ser explicada pelo perfil dos professores. O quinto e último estudo também corresponde a uma investigação de larga escala que visa caracterizar as percepções dos professores brasileiros, também conforme as regiões, e verificar as relações com as formações inicial e continuada, e com o desempenho matemático dos mesmos alunos. Além disso, nesse estudo também são investigadas as relações entre as características socioeconômicas dos estudantes e as percepções dos professores. Os achados novamente apontam percepções parecidas em todo o país, bem como associações significativas entre essas e as formações inicial e continuada. No que diz respeito às relações entre percepções e desempenho, as análises revelam que aproximadamente 22% da variabilidade neste desempenho pode ser explicada pelas percepções docentes e pelas regiões brasileiras. Também foram encontradas associações significativas entre as características socioeconômicas dos alunos e as percepções docentes. Conclui-se que os professores, suas características (perfil) e percepções, estão relacionados ao desempenho dos alunos. Sugere-se que um dos caminhos possíveis para melhorar os resultados matemáticos dos estudantes brasileiros é qualificar os professores, realizando melhorias na formação.
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spelling Assis, Évelin Fulginiti deDorneles, Beatriz Vargas2023-12-16T03:26:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/268530001142831Esta tese tem como objetivo geral analisar a formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na matemática, bem como as características e percepções dos mesmos, relacionando-as ao desempenho matemático dos alunos de 5º ano do EF. Para isso, foram desenvolvidos cinco estudos que abordam diferentes questões relacionadas aos professores. O primeiro estudo consiste em uma revisão sistemática cujo objetivo foi verificar o que a literatura nacional produz e discute acerca da formação matemática em cursos de Pedagogia. Foram selecionados 30 estudos para análise. Os resultados evidenciam um contexto comum de formação em relação à matemática, apontando insuficiência de tempo e qualidade, bem como estudantes com bastante resistência e dificuldades na área. O segundo estudo contempla uma análise da legislação que embasa a formação em Pedagogia, com o intuito de identificar as orientações específicas para o ensino da matemática e para as dificuldades de aprendizagem. A análise revela que, ao longo de vários anos, há poucas indicações quanto à matemática e às dificuldades, embora seja possível identificar um avanço muito lento na explicitação de determinadas orientações sobre tais temas. O terceiro estudo corresponde a uma análise da literatura sobre competências diagnósticas dos professores. Os achados indicam que julgamentos docentes sobre diferentes habilidades dos alunos são elaborados com base em diferentes dimensões. De modo geral, também correspondem ao desempenho discente, embora apresentem menos acurácia na área da matemática em comparação à leitura e para alunos de baixo desempenho em relação aos de melhor desempenho, além de frequentemente estarem associados a outras questões que não apenas à habilidade avaliada. O quarto estudo é uma investigação de larga escala que tem como objetivo caracterizar o perfil do professor brasileiro conforme as regiões do país e relacioná-lo com a formação inicial docente e com o desempenho matemático de alunos de 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciam características docentes semelhantes em todo o país, bem como associações significativas com a formação inicial. No que tange às relações entre perfil e desempenho discente, foi identificado que cerca de 26% da variabilidade no desempenho matemático dos alunos pode ser explicada pelo perfil dos professores. O quinto e último estudo também corresponde a uma investigação de larga escala que visa caracterizar as percepções dos professores brasileiros, também conforme as regiões, e verificar as relações com as formações inicial e continuada, e com o desempenho matemático dos mesmos alunos. Além disso, nesse estudo também são investigadas as relações entre as características socioeconômicas dos estudantes e as percepções dos professores. Os achados novamente apontam percepções parecidas em todo o país, bem como associações significativas entre essas e as formações inicial e continuada. No que diz respeito às relações entre percepções e desempenho, as análises revelam que aproximadamente 22% da variabilidade neste desempenho pode ser explicada pelas percepções docentes e pelas regiões brasileiras. Também foram encontradas associações significativas entre as características socioeconômicas dos alunos e as percepções docentes. Conclui-se que os professores, suas características (perfil) e percepções, estão relacionados ao desempenho dos alunos. Sugere-se que um dos caminhos possíveis para melhorar os resultados matemáticos dos estudantes brasileiros é qualificar os professores, realizando melhorias na formação.This thesis aims to analyse the initial teacher education of Elementary school teachers, emphasizing mathematics, as well as their characteristics and perceptions, relating them to the mathematical achievement of 5th grade students. In order to do so, five studies were developed, discussing different questions regarding the teachers. The first study is a systematic review with the objective of verifying what the national literature has produced and discussed about the mathematical education within Pedagogy courses. 30 studies were selected to analyses. The results show a common context of education with regards to mathematics, point to the insufficiency of time and quality, and to students with great resistance and difficulties in the area. The second study contemplates an analyses of the legislation underlying Pedagogy courses, with the purpose of verifying the guidelines towards teaching mathematics and learning difficulties. The analyses reveal that through the years there are very few guidelines about both factors, although it is possible do identify a slow advance in the explicitation of some aspects regarding the subjects. The third study corresponds to a literature analyses about diagnostic competence of teachers. The findings indicate that teachers’ judgments about different students’ abilities are made on the basis of different dimensions. In general, these judgments correspond to students’ achievement, though they can be less accurate when it comes to judge of mathematical abilities in comparison with reading and with regards to low achievers in comparison with typical ones, besides the fact that the judgments are frequently associated with other characteristics of the students than the ability assessed. The fourth study is a large scale investigation that aims at characterizing the Brazilian teachers’ profile according to the regions of the country, and to relate it to initial teacher education and students’ mathematical achievement. The results show similar teacher profiles across the country, as well as significate associations to the initial teacher education. With regards to the relations between teacher profile and student achievement, it is evidenced that about 26% of the variability in students’ mathematical achievement can be explained by teachers’ profile. The fifth and last study also corresponds to a large scale investigation that aims to characterize Brazilian teachers’ perceptions according to the regions and to verify the relations with initial and continued teacher education, as well as with students’ mathematical achievement. Besides that, in this study the relations between students’ socioeconomic characteristics and teachers’ perceptions are also investigated. The findings again point to similar perceptions across the country, and also to significate associations between teachers’ perceptions and students’ mathematical achievement. It can be concluded that teachers, their characteristics (profile) and perceptions are related to students’ achievement. It is suggested that one of the possible alternatives to improve the mathematical results of Brazilian students is to qualify the teachers through improvements in teacher education.application/pdfporFormação de professoresMatemáticaMathematical achievementTeachers’ profileTeacher educationMathematicsPedagogyTeachers’ perceptionsFormação, características e percepções de professores de anos iniciais e desempenho matemático de alunos de 5º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142831.pdf.txt001142831.pdf.txtExtracted Texttext/plain576112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268530/2/001142831.pdf.txt5f9cf68aa8cc5605658dc3e56894afe1MD52ORIGINAL001142831.pdfTexto completoapplication/pdf3064671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268530/1/001142831.pdf0cce2c1e5a810c6dc7613f7f9b991eddMD5110183/2685302023-12-17 04:23:03.710037oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-17T06:23:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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