Intervenção em princípios de contagem : quatro estudos com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Évelin Fulginiti de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241388
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo discutir o ensino e a aprendizagem da matemática, mais especificamente dos princípios de contagem, por meio da apresentação de quatro estudos. Tais princípios foram evidenciados, através de diversas pesquisas, como primordiais para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas posteriores, devendo ser consolidados pelas crianças para oportunizar a construção de conhecimentos matemáticos. O primeiro estudo consiste na construção de um programa de intervenção em princípios de contagem e sua posterior aplicação em forma de estudo piloto. Os resultados apontaram para a necessidade da realização de ajustes no programa, os quais foram feitos culminando na sua segunda versão. O segundo estudo utilizou esta nova versão e aplicou-a em forma de estudo experimental, realizado com 136 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, através de três etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados em uma tarefa sobre princípios de contagem e divididos em grupo controle e experimental. Os achados da pesquisa indicaram que todos apresentaram avanços do pré para o pós-teste, com o grupo experimental demonstrando avanços maiores que o grupo controle. O terceiro estudo investigou as percepções das professoras destas crianças acerca de seu perfil acadêmico, relacionando as respostas ao desempenho dos alunos, em princípios de contagem, no pós-teste. Os resultados indicaram que as docentes apresentam percepções corretas acerca de estudantes com bom desempenho, mas não sobre indivíduos com baixo desempenho. O quarto e último estudo analisou o conhecimento metacognitivo sobre si dos alunos participantes da intervenção, relacionando suas percepções ao desempenho no pós-teste. Foi evidenciado que a maioria dos alunos apresentou bom conhecimento metacognitivo, uma vez que suas percepções corresponderam ao desempenho apresentado na tarefa avaliativa. Dessa forma, a dissertação demonstra, através dos estudos apresentados, a importância dos princípios de contagem para a aprendizagem matemática, destacando o papel de alunos e professores neste processo.
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O segundo estudo utilizou esta nova versão e aplicou-a em forma de estudo experimental, realizado com 136 crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, através de três etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados em uma tarefa sobre princípios de contagem e divididos em grupo controle e experimental. Os achados da pesquisa indicaram que todos apresentaram avanços do pré para o pós-teste, com o grupo experimental demonstrando avanços maiores que o grupo controle. O terceiro estudo investigou as percepções das professoras destas crianças acerca de seu perfil acadêmico, relacionando as respostas ao desempenho dos alunos, em princípios de contagem, no pós-teste. Os resultados indicaram que as docentes apresentam percepções corretas acerca de estudantes com bom desempenho, mas não sobre indivíduos com baixo desempenho. O quarto e último estudo analisou o conhecimento metacognitivo sobre si dos alunos participantes da intervenção, relacionando suas percepções ao desempenho no pós-teste. Foi evidenciado que a maioria dos alunos apresentou bom conhecimento metacognitivo, uma vez que suas percepções corresponderam ao desempenho apresentado na tarefa avaliativa. Dessa forma, a dissertação demonstra, através dos estudos apresentados, a importância dos princípios de contagem para a aprendizagem matemática, destacando o papel de alunos e professores neste processo.The objective of this dissertation is to discuss the teaching and learning of mathematics, specifically of the counting principles, through the presentation of four studies. Those principles were evidenced, through several researches, as primordial to the development of posterior mathematical learning and should be consolidated by the children in order to provide the construction of mathematical knowledge. The first study consists of the development of an intervention program in counting principles and its further application as a pilot study. The results pointed to the need of adjustments in the program, which were made and resulted in its second version. The second study used this new version and applied it as an experimental study that counted with 136 children of the first year of Elementary school, through three stages: pre-test, intervention and post-test. The students were evaluated in a counting principles task and divided into control group and experimental group. The findings showed that everyone made progress from pre to post-test, but the experimental group demonstrated more progress than the control group. The third study investigated the teachers´ perceptions about their students’ academic profile in relation to the actual performance of these children in a counting principles task, in the post-test. The results indicated that teachers have good perceptions when it comes to students with good outcomes, but not in relation to students with low achievement. The fourth and last study analyzed the metacognitive knowledge about person of the students that participated in the intervention, relating their perceptions to their outcomes in the post-test. It was evidenced that the majority of the students presented good metacognitive knowledge, as their perceptions corresponded to the achievement showed in the evaluation task. Considering all these studies, the dissertation shows the importance of the counting principles to mathematical learning, highlighting the role of students and teachers in this process.application/pdfporIntervençãoPercepçãoInterventionMetacognitive knowledgeTeacher’s perceptionsCounting principlesIntervenção em princípios de contagem : quatro estudos com alunos do 1º ano do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077057.pdf.txt001077057.pdf.txtExtracted Texttext/plain367418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241388/2/001077057.pdf.txt106e1846cd9daa5e7b65dfd551ba17e6MD52ORIGINAL001077057.pdfTexto completoapplication/pdf1357278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241388/1/001077057.pdf267e07e5fd73e519d2f9dd8e74e41382MD5110183/2413882023-11-10 04:26:15.472403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241388Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-10T06:26:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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