A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulz, Lia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12103
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as estruturas de participação encontradas na falaem- interação de sala de aula de uma escola pública de Porto Alegre. A fundamentação teórico-metodológica adotada nesta pesquisa está ancorada na Microetnografia Escolar. O conceito de estruturas de participação apresentado também conta com contribuições teóricometodológicas advindas da Análise da Conversa Etnometodológica e Sociolingüística Interacional. A pesquisa foi realizada por meio de um trabalho de campo que envolveu a geração de dados etnográficos e microetnográficos, com observação participante e geração de dados audiovisuais. As gravações realizadas foram de interações de sala de aula e do Conselho de Classe Participativo, que acontece na escola alvo da pesquisa. Na análise dos dados, foi observado que a construção de participação que é realizada na fala-em-interação de sala de aula e no conselho de classe está relacionada com a história da escola e com as ações cotidianas dos educadores que possibilitam a manutenção diária do projeto políticopedagógico da escola, que prima pela inclusão social. O espaço de participação construído no conselho de classe, em que todos podem participar e ter a palavra para dizer o que estão aprendendo e o que está difícil de aprender, possibilita também com que os alunos dessa escola passem a ser protagonistas de seus processos de aprendizagem. A análise mais de detida das atividades realizadas no pré-conselho revela diferentes práticas como prestações de contas, orquestração das falas dos participantes, possibilidades de escolhas e a construção conjunta de autoria, que constituem o evento como um espaço em que se dá voz e se ratifica a participação de todos. Além disso, a relação entre participação e aprendizagem construída por meio das ações dos educadores evidencia que, para que se possa transformar a escola em um espaço de aprendizagem para todos, é fundamental ter a participação de cada um, fazendo com que o aprendizado seja parte do engajamento, protagonismo e autoria de todos.
id URGS_cf1828002ca7b94eb4e5023079bbc934
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12103
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schulz, LiaGarcez, Pedro de Moraes2008-03-12T04:11:13Z2007http://hdl.handle.net/10183/12103000619554Esta dissertação tem como objetivo analisar as estruturas de participação encontradas na falaem- interação de sala de aula de uma escola pública de Porto Alegre. A fundamentação teórico-metodológica adotada nesta pesquisa está ancorada na Microetnografia Escolar. O conceito de estruturas de participação apresentado também conta com contribuições teóricometodológicas advindas da Análise da Conversa Etnometodológica e Sociolingüística Interacional. A pesquisa foi realizada por meio de um trabalho de campo que envolveu a geração de dados etnográficos e microetnográficos, com observação participante e geração de dados audiovisuais. As gravações realizadas foram de interações de sala de aula e do Conselho de Classe Participativo, que acontece na escola alvo da pesquisa. Na análise dos dados, foi observado que a construção de participação que é realizada na fala-em-interação de sala de aula e no conselho de classe está relacionada com a história da escola e com as ações cotidianas dos educadores que possibilitam a manutenção diária do projeto políticopedagógico da escola, que prima pela inclusão social. O espaço de participação construído no conselho de classe, em que todos podem participar e ter a palavra para dizer o que estão aprendendo e o que está difícil de aprender, possibilita também com que os alunos dessa escola passem a ser protagonistas de seus processos de aprendizagem. A análise mais de detida das atividades realizadas no pré-conselho revela diferentes práticas como prestações de contas, orquestração das falas dos participantes, possibilidades de escolhas e a construção conjunta de autoria, que constituem o evento como um espaço em que se dá voz e se ratifica a participação de todos. Além disso, a relação entre participação e aprendizagem construída por meio das ações dos educadores evidencia que, para que se possa transformar a escola em um espaço de aprendizagem para todos, é fundamental ter a participação de cada um, fazendo com que o aprendizado seja parte do engajamento, protagonismo e autoria de todos.This master thesis is aimed at analyzing participation structures observed in classroom talk-ininteraction in a public school in Porto Alegre from a microethnographic perspective. The concept of participation structures adopted has also benefited from theoretical and methodological contributions of Conversation Analysis and Interactional Sociolinguistics. Fieldwork research included generation of ethnographic and microethnographic data, participant observation and audiovisual recordings of classroom interactions and of the Conselho de Classe Participativo (Participative Class Meeting), which takes place at the researched school. It was observed that the pupils’ constant participation, fostered during both classroom talk-in-interaction and the class meetings, was related to the history of the school and to recurrent actions taken by teachers and educators, which allowed the socially inclusive political-pedagogical project of the school to be put into practice daily. The arena of participation constructed in the class meetings, during which anyone could participate and take the turn to say what s/he was learning and what difficulties s/he was facing, allowed pupils at this school to be protagonists in their own learning processes. A more detailed analysis of the activities during a preparatory assembly for the class meetings revealed the emergence of several practices (such as accounts, orchestration of participants’ turns, management of the pupils’ choices and construction of collective authorship), characterizing the class meeting as an event in which opportunity to participate was given to all and constantly ratified. Furthermore, the observed relationship between participation and learning promoted by the actions of teachers and educators revealed that, in order to transform the school into an arena of learning to all, it is crucial that each and every pupil participate, so that the learning process results from the commitment, participation and authorship of everyone.application/pdfporEstruturas de participaçãoFilosofia da linguagemTeoria dos atos de falaComunicação lingüísticaSala de aulaParticipação socialEtnografiaSociolingüísticaParticipationTalk-in-interactionClassroomA construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000619554.pdf000619554.pdfTexto completoapplication/pdf984549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12103/1/000619554.pdf0a7433fad699327cad3dc5333fa9c1f1MD51TEXT000619554.pdf.txt000619554.pdf.txtExtracted Texttext/plain409992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12103/2/000619554.pdf.txt025c11997f8367712ad176a17b632a84MD52THUMBNAIL000619554.pdf.jpg000619554.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12103/3/000619554.pdf.jpg49295f23abca851107ba6ba2a97f4d95MD5310183/121032018-10-19 09:49:13.699oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T12:49:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre
title A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre
spellingShingle A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre
Schulz, Lia
Estruturas de participação
Filosofia da linguagem
Teoria dos atos de fala
Comunicação lingüística
Sala de aula
Participação social
Etnografia
Sociolingüística
Participation
Talk-in-interaction
Classroom
title_short A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre
title_full A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre
title_fullStr A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre
title_full_unstemmed A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre
title_sort A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre
author Schulz, Lia
author_facet Schulz, Lia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schulz, Lia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcez, Pedro de Moraes
contributor_str_mv Garcez, Pedro de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Estruturas de participação
Filosofia da linguagem
Teoria dos atos de fala
Comunicação lingüística
Sala de aula
Participação social
Etnografia
Sociolingüística
topic Estruturas de participação
Filosofia da linguagem
Teoria dos atos de fala
Comunicação lingüística
Sala de aula
Participação social
Etnografia
Sociolingüística
Participation
Talk-in-interaction
Classroom
dc.subject.eng.fl_str_mv Participation
Talk-in-interaction
Classroom
description Esta dissertação tem como objetivo analisar as estruturas de participação encontradas na falaem- interação de sala de aula de uma escola pública de Porto Alegre. A fundamentação teórico-metodológica adotada nesta pesquisa está ancorada na Microetnografia Escolar. O conceito de estruturas de participação apresentado também conta com contribuições teóricometodológicas advindas da Análise da Conversa Etnometodológica e Sociolingüística Interacional. A pesquisa foi realizada por meio de um trabalho de campo que envolveu a geração de dados etnográficos e microetnográficos, com observação participante e geração de dados audiovisuais. As gravações realizadas foram de interações de sala de aula e do Conselho de Classe Participativo, que acontece na escola alvo da pesquisa. Na análise dos dados, foi observado que a construção de participação que é realizada na fala-em-interação de sala de aula e no conselho de classe está relacionada com a história da escola e com as ações cotidianas dos educadores que possibilitam a manutenção diária do projeto políticopedagógico da escola, que prima pela inclusão social. O espaço de participação construído no conselho de classe, em que todos podem participar e ter a palavra para dizer o que estão aprendendo e o que está difícil de aprender, possibilita também com que os alunos dessa escola passem a ser protagonistas de seus processos de aprendizagem. A análise mais de detida das atividades realizadas no pré-conselho revela diferentes práticas como prestações de contas, orquestração das falas dos participantes, possibilidades de escolhas e a construção conjunta de autoria, que constituem o evento como um espaço em que se dá voz e se ratifica a participação de todos. Além disso, a relação entre participação e aprendizagem construída por meio das ações dos educadores evidencia que, para que se possa transformar a escola em um espaço de aprendizagem para todos, é fundamental ter a participação de cada um, fazendo com que o aprendizado seja parte do engajamento, protagonismo e autoria de todos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-03-12T04:11:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12103
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000619554
url http://hdl.handle.net/10183/12103
identifier_str_mv 000619554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12103/1/000619554.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12103/2/000619554.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12103/3/000619554.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a7433fad699327cad3dc5333fa9c1f1
025c11997f8367712ad176a17b632a84
49295f23abca851107ba6ba2a97f4d95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085112990138368