Currículo e didática da diferença : dançário de EIS AICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abdalah, Samira Lessa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184675
Resumo: Esta escrita transcorre por linhas que trabalham um currículo e uma didática da tradução. Esse ato de escrever alia-se à imagem poética para pensar deslocamentos dos sete elementos que constituem os blocos de pensamento de um currículo (EIS) e de uma didática (AICE). A escrita vem do corpo do pensamento e da linguagem, que se violentam ao encontro de pensar como criação, sob os conceitos filosóficos de Deleuze e da filosofia da diferença. Os significados das palavras transpassam o sentido literal, ao serem usadas como imagens poéticas e transcriadas num Dançário de EIS AICE. Produz poética na tentativa de pôr, em movimentos, textos das imagens eisaiceanas ao serem operacionalizados com materiais desenvolvidos no Projeto Escrileituras: um modo de ler e escrever em meio à vida, Obeduc/CAPES/INEP (2011-2014) problematizando a ação docente nos espaços tradutórios do currículo e da didática ao mostrar suas experimentações em três blocos de escrita. De modo que as palavras movam-se por um devir dançante buscando um vazio de fala, de um autor e de uma escrileitura por vir. Propõem dispor, diante dos arquivos operatórios, diferentes formas de pensar sobre o bloco de pensamento de EIS AICE.
id URGS_d3fa50029162f1b094dd910fd41a62c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184675
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Abdalah, Samira LessaCorazza, Sandra Mara2018-11-14T02:41:18Z2018http://hdl.handle.net/10183/184675001080030Esta escrita transcorre por linhas que trabalham um currículo e uma didática da tradução. Esse ato de escrever alia-se à imagem poética para pensar deslocamentos dos sete elementos que constituem os blocos de pensamento de um currículo (EIS) e de uma didática (AICE). A escrita vem do corpo do pensamento e da linguagem, que se violentam ao encontro de pensar como criação, sob os conceitos filosóficos de Deleuze e da filosofia da diferença. Os significados das palavras transpassam o sentido literal, ao serem usadas como imagens poéticas e transcriadas num Dançário de EIS AICE. Produz poética na tentativa de pôr, em movimentos, textos das imagens eisaiceanas ao serem operacionalizados com materiais desenvolvidos no Projeto Escrileituras: um modo de ler e escrever em meio à vida, Obeduc/CAPES/INEP (2011-2014) problematizando a ação docente nos espaços tradutórios do currículo e da didática ao mostrar suas experimentações em três blocos de escrita. De modo que as palavras movam-se por um devir dançante buscando um vazio de fala, de um autor e de uma escrileitura por vir. Propõem dispor, diante dos arquivos operatórios, diferentes formas de pensar sobre o bloco de pensamento de EIS AICE.This writing works with a curriculum and didactics of the translation. This act of writing join the poetic image to think about displacements of the seven elements that constitute the blocks of thought about a curriculum (EIS) and didactics (AICE). The writing comes from the body of the thought and the language that they clash at time to think of creation, under the philosophical concepts of Deleuze and the philosophy of difference. The meanings of the words transcend the literal meaning, when they are get using as poetic images and recreated in an Dancing of EIS AICE. It produces poetics in the at tempt to put, agoing, texts of the eisaiceanas images when they are operat ionalized with materials developed in the Escrileituras Project: um modo de ler e escrever em meio à vida, Obeduc / CAPES / INEP (2011-2014), problematizing the teaching activity in spaces of the curriculum and didactics by showing their experiments in three writing blocks. So that the words move through a dancing becoming, seeking a void of speech, of an author and of a writreading to come. The writing proposes to provide, before the operative archives, different ways of thinking about the block of thought of EIS AICE.application/pdfporDançaDidáticaTraduçãoDidacty t ranslat ionDanceEIS AICEWrit readingCurrículo e didática da diferença : dançário de EIS AICEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001080030.pdf.txt001080030.pdf.txtExtracted Texttext/plain212851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184675/2/001080030.pdf.txt3f1cf2bab294a54934fe452226f01f9fMD52ORIGINAL001080030.pdfTexto completoapplication/pdf3084056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184675/1/001080030.pdfc6b5adfc6e3412ee4222cb1f87645c90MD5110183/1846752019-02-01 02:33:25.003485oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184675Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-02-01T04:33:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo e didática da diferença : dançário de EIS AICE
title Currículo e didática da diferença : dançário de EIS AICE
spellingShingle Currículo e didática da diferença : dançário de EIS AICE
Abdalah, Samira Lessa
Dança
Didática
Tradução
Didacty t ranslat ion
Dance
EIS AICE
Writ reading
title_short Currículo e didática da diferença : dançário de EIS AICE
title_full Currículo e didática da diferença : dançário de EIS AICE
title_fullStr Currículo e didática da diferença : dançário de EIS AICE
title_full_unstemmed Currículo e didática da diferença : dançário de EIS AICE
title_sort Currículo e didática da diferença : dançário de EIS AICE
author Abdalah, Samira Lessa
author_facet Abdalah, Samira Lessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abdalah, Samira Lessa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corazza, Sandra Mara
contributor_str_mv Corazza, Sandra Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Didática
Tradução
topic Dança
Didática
Tradução
Didacty t ranslat ion
Dance
EIS AICE
Writ reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Didacty t ranslat ion
Dance
EIS AICE
Writ reading
description Esta escrita transcorre por linhas que trabalham um currículo e uma didática da tradução. Esse ato de escrever alia-se à imagem poética para pensar deslocamentos dos sete elementos que constituem os blocos de pensamento de um currículo (EIS) e de uma didática (AICE). A escrita vem do corpo do pensamento e da linguagem, que se violentam ao encontro de pensar como criação, sob os conceitos filosóficos de Deleuze e da filosofia da diferença. Os significados das palavras transpassam o sentido literal, ao serem usadas como imagens poéticas e transcriadas num Dançário de EIS AICE. Produz poética na tentativa de pôr, em movimentos, textos das imagens eisaiceanas ao serem operacionalizados com materiais desenvolvidos no Projeto Escrileituras: um modo de ler e escrever em meio à vida, Obeduc/CAPES/INEP (2011-2014) problematizando a ação docente nos espaços tradutórios do currículo e da didática ao mostrar suas experimentações em três blocos de escrita. De modo que as palavras movam-se por um devir dançante buscando um vazio de fala, de um autor e de uma escrileitura por vir. Propõem dispor, diante dos arquivos operatórios, diferentes formas de pensar sobre o bloco de pensamento de EIS AICE.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-14T02:41:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184675
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001080030
url http://hdl.handle.net/10183/184675
identifier_str_mv 001080030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184675/2/001080030.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184675/1/001080030.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f1cf2bab294a54934fe452226f01f9f
c6b5adfc6e3412ee4222cb1f87645c90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085459751075840