Desenvolvimento e avaliação do núcleo de educação permanente em saúde em um município do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214015 |
Resumo: | Introdução: Educação Permanente em Saúde é uma proposta ético-político-pedagógica que visa a transformação e a qualificação da atenção à saúde, bem como os processos de formação e as práticas de educação em saúde, além de incentivar a intersetorialidade. Este estudo teve como principal objetivo implementar o NEPS (Núcleo de Educação Permanente em Saúde) na rede de Atenção à Saúde de um município do interior do Rio Grande do Sul. Especificamente, pretendeu-se: discutir, organizar e implementar o Núcleo de Educação Permanente e avaliá-lo de acordo com a opinião dos trabalhadores. Metodologia: Esta pesquisa possuiu característica de projeto de desenvolvimento cujas fases são: Mapeamento de cenários; Exploração de ideias e geração de ideias para o produto; Concepção do produto (Interpretação das ideias geradas e Desenvolvimento da ideia); Fase final: começa antes da finalização, estágio que ocorrem as decisões sobre o lançamento do produto) e pesquisa qualitativa exploratória, foram utilizadas como instrumentos o diário de campo e o grupo focal. Resultados: A avaliação foi realizada através de grupo focal. A análise do material transcrito foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin. Tornou-se possível construir as seguintes categorias de análise tomando por base os objetivos do estudo e o referencial teórico: Relação entre EPS e gestão em saúde; EPS e educação continuada: necessidade de compreensão conceitual e política; NEPS; espaço de comunicação e vínculo; NEPS Dom Pedrito; entre limites e possibilidades...o que foi possível (des)aprender. Apesar do incentivo incipiente da gestão para a realização das atividades de EPS, percebe-se que há motivação dos coordenadores das unidades para que esses momentos aconteçam, a equipe sente-se valorizada. Em muitos momentos, a EPS é vista como ação secundária, e nesse ponto ressalta-se a importância do NEPS, como indutor de práticas reflexivas sobre os processos de trabalho, qualificação dos serviços e minimização dos agravos e ampliando a qualidade de vida dos usuários. Foi possível perceber que o NEPS proporcionou o trabalho colaborativo entre os profissionais, que conseguiram levar para seu cotidiano o que refletiram e aprenderam durante as atividades. É importante acreditar que a Educação Permanente em Saúde sempre traz possibilidade de compartilhamento de saberes, momentos de escuta e de fala, oportunidade de aprender, desaprender e se reconstruir enquanto profissional. Considerações finais: Conhecer as condições de saúde de cada local, possibilita aos profissionais a reflexão sobre suas práticas e se essas estão de acordo com as necessidades da população atendida. |
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Santos, Karen Christina Rodrigues dosAlvarenga, Luiz Fernando Calage2020-10-08T04:01:23Z2020http://hdl.handle.net/10183/214015001118547Introdução: Educação Permanente em Saúde é uma proposta ético-político-pedagógica que visa a transformação e a qualificação da atenção à saúde, bem como os processos de formação e as práticas de educação em saúde, além de incentivar a intersetorialidade. Este estudo teve como principal objetivo implementar o NEPS (Núcleo de Educação Permanente em Saúde) na rede de Atenção à Saúde de um município do interior do Rio Grande do Sul. Especificamente, pretendeu-se: discutir, organizar e implementar o Núcleo de Educação Permanente e avaliá-lo de acordo com a opinião dos trabalhadores. Metodologia: Esta pesquisa possuiu característica de projeto de desenvolvimento cujas fases são: Mapeamento de cenários; Exploração de ideias e geração de ideias para o produto; Concepção do produto (Interpretação das ideias geradas e Desenvolvimento da ideia); Fase final: começa antes da finalização, estágio que ocorrem as decisões sobre o lançamento do produto) e pesquisa qualitativa exploratória, foram utilizadas como instrumentos o diário de campo e o grupo focal. Resultados: A avaliação foi realizada através de grupo focal. A análise do material transcrito foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin. Tornou-se possível construir as seguintes categorias de análise tomando por base os objetivos do estudo e o referencial teórico: Relação entre EPS e gestão em saúde; EPS e educação continuada: necessidade de compreensão conceitual e política; NEPS; espaço de comunicação e vínculo; NEPS Dom Pedrito; entre limites e possibilidades...o que foi possível (des)aprender. Apesar do incentivo incipiente da gestão para a realização das atividades de EPS, percebe-se que há motivação dos coordenadores das unidades para que esses momentos aconteçam, a equipe sente-se valorizada. Em muitos momentos, a EPS é vista como ação secundária, e nesse ponto ressalta-se a importância do NEPS, como indutor de práticas reflexivas sobre os processos de trabalho, qualificação dos serviços e minimização dos agravos e ampliando a qualidade de vida dos usuários. Foi possível perceber que o NEPS proporcionou o trabalho colaborativo entre os profissionais, que conseguiram levar para seu cotidiano o que refletiram e aprenderam durante as atividades. É importante acreditar que a Educação Permanente em Saúde sempre traz possibilidade de compartilhamento de saberes, momentos de escuta e de fala, oportunidade de aprender, desaprender e se reconstruir enquanto profissional. Considerações finais: Conhecer as condições de saúde de cada local, possibilita aos profissionais a reflexão sobre suas práticas e se essas estão de acordo com as necessidades da população atendida.Permanent Health Education is an ethical-political-pedagogical proposal that aims the transformation and qualification of health care, as well as training processes and health education practices, in addition to encouraging intersectoriality This study aimed to implement the Center for Permanent Health Education in the health care network of a municipality in the interior of Rio Grande do Sul. Specifically, it intended to discuss, organize and implement the Permanent Education Center and evaluate it according to the perception of the workers. The evaluation was performed through a focus group. The analysis of the transcribed material was performed based on Bardin's content analysis. It was possible to construct the following categories of analysis based on the objectives of the study and the theoretical framework: Relationship between PHE and health management; EPS and continuing education: need for conceptual and political understanding; NEPS; communication space and bonding; NEPs Dom Pedrito; between limits and possibilities... what it was possible to (un)learn. As final considerations of the development and evaluation process, it can be concluded that these assumptions have been achieved, with the need for a continuity of activities and to maintain the functioning of the nucleus. Knowing the health conditions of each location allows professionals to reflect on their practices and whether they are in accordance with the needs of the population served. Therefore, these discussion spaces need the participation of the teams involved in direct care to users and management professionals, working together in the construction of this network. In addition, the importance of management is highlighted with the objective of implementing the NEPS to enhance the educational actions that subsidize professionals, so that each one recognizes himself, as well as his role in the construction of knowledge, transformation of practices and qualification of health care in the SUS.application/pdfporEducação continuadaAprendizagemSistema Único de SaúdeAvaliação em saúdeEducação em saúdePermanent health educationUnified health systemLearningDesenvolvimento e avaliação do núcleo de educação permanente em saúde em um município do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118547.pdf.txt001118547.pdf.txtExtracted Texttext/plain220884http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214015/2/001118547.pdf.txteb0c1eb0286fcf7953afeee1ad92c03dMD52ORIGINAL001118547.pdfTexto completoapplication/pdf2041158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214015/1/001118547.pdf0104f91ca41688b63263616012c4eb6fMD5110183/2140152023-08-24 03:34:13.030028oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-24T06:34:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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