O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/69883 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivos analisar quais aspectos culturais são abordados nas aulas de inglês como língua estrangeira e como o professor se posiciona com relação a esses aspectos. Busquei, também, verificar a coerência existente entre o discurso do professor e sua prática em sala de aula. Participaram da pesquisa sete (7) professores e trinta e um alunos (31) do curso de inglês de uma empresa aérea. Duas aulas de cada professor foram gravadas em vídeo. Foram também realizadas entrevistas individuais com os professores, assim como aplicados questionários para todos os participantes. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa seguindo os princípios da pesquisa interpretativista, sem categorias pré-estabalecidas. Os resultados indicam que a prática em sala de aula oferece poucas oportunidades para que os alunos possam desenvolver sua competência comunicativa intercultural, uma vez que se concentram no repasse de informações, muitas vezes descontextualizadas, sem dar conta do uso da língua na condução da interação social. Foi também verificado que a visão que os professores têm sobre cultura, assim como sobre a relação língua (gem) e cultura limita-se aos aspectos mais visíveis, como fatos e costumes, não incluindo aspectos invisíveis como postura e proxêmica, expressão facial, estilo e tópico, dentre outros. Finalmente, ao cotejar os dados coletados nas aulas e nas entrevistas, conclui-se que, em geral, o professor não está consciente quanto à abordagem cultural que ele realiza em aula. |
id |
URGS_d838fd6b2f159cfc496677dae2c526c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69883 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Sarmento, SimoneSchlatter, Margarete2013-04-02T01:48:27Z2001http://hdl.handle.net/10183/69883000310370Este estudo teve como objetivos analisar quais aspectos culturais são abordados nas aulas de inglês como língua estrangeira e como o professor se posiciona com relação a esses aspectos. Busquei, também, verificar a coerência existente entre o discurso do professor e sua prática em sala de aula. Participaram da pesquisa sete (7) professores e trinta e um alunos (31) do curso de inglês de uma empresa aérea. Duas aulas de cada professor foram gravadas em vídeo. Foram também realizadas entrevistas individuais com os professores, assim como aplicados questionários para todos os participantes. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa seguindo os princípios da pesquisa interpretativista, sem categorias pré-estabalecidas. Os resultados indicam que a prática em sala de aula oferece poucas oportunidades para que os alunos possam desenvolver sua competência comunicativa intercultural, uma vez que se concentram no repasse de informações, muitas vezes descontextualizadas, sem dar conta do uso da língua na condução da interação social. Foi também verificado que a visão que os professores têm sobre cultura, assim como sobre a relação língua (gem) e cultura limita-se aos aspectos mais visíveis, como fatos e costumes, não incluindo aspectos invisíveis como postura e proxêmica, expressão facial, estilo e tópico, dentre outros. Finalmente, ao cotejar os dados coletados nas aulas e nas entrevistas, conclui-se que, em geral, o professor não está consciente quanto à abordagem cultural que ele realiza em aula.application/pdfporLinguagem e línguasO ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000310370.pdf000310370.pdfTexto completoapplication/pdf234297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69883/1/000310370.pdf91266128dfc963d242677849e184a752MD51TEXT000310370.pdf.txt000310370.pdf.txtExtracted Texttext/plain199470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69883/2/000310370.pdf.txt358d02d14a33be9f41dcfd5758bc06d1MD52THUMBNAIL000310370.pdf.jpg000310370.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69883/3/000310370.pdf.jpg70691985fbc71f8549fa1436467f65fcMD5310183/698832018-10-15 08:10:02.319oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69883Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:10:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor |
title |
O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor |
spellingShingle |
O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor Sarmento, Simone Linguagem e línguas |
title_short |
O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor |
title_full |
O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor |
title_fullStr |
O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor |
title_full_unstemmed |
O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor |
title_sort |
O ensino de cultura na aula de língua estrangeira : o discurso e a prática do professor |
author |
Sarmento, Simone |
author_facet |
Sarmento, Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarmento, Simone |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlatter, Margarete |
contributor_str_mv |
Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem e línguas |
topic |
Linguagem e línguas |
description |
Este estudo teve como objetivos analisar quais aspectos culturais são abordados nas aulas de inglês como língua estrangeira e como o professor se posiciona com relação a esses aspectos. Busquei, também, verificar a coerência existente entre o discurso do professor e sua prática em sala de aula. Participaram da pesquisa sete (7) professores e trinta e um alunos (31) do curso de inglês de uma empresa aérea. Duas aulas de cada professor foram gravadas em vídeo. Foram também realizadas entrevistas individuais com os professores, assim como aplicados questionários para todos os participantes. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa seguindo os princípios da pesquisa interpretativista, sem categorias pré-estabalecidas. Os resultados indicam que a prática em sala de aula oferece poucas oportunidades para que os alunos possam desenvolver sua competência comunicativa intercultural, uma vez que se concentram no repasse de informações, muitas vezes descontextualizadas, sem dar conta do uso da língua na condução da interação social. Foi também verificado que a visão que os professores têm sobre cultura, assim como sobre a relação língua (gem) e cultura limita-se aos aspectos mais visíveis, como fatos e costumes, não incluindo aspectos invisíveis como postura e proxêmica, expressão facial, estilo e tópico, dentre outros. Finalmente, ao cotejar os dados coletados nas aulas e nas entrevistas, conclui-se que, em geral, o professor não está consciente quanto à abordagem cultural que ele realiza em aula. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-02T01:48:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/69883 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000310370 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/69883 |
identifier_str_mv |
000310370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69883/1/000310370.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69883/2/000310370.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69883/3/000310370.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91266128dfc963d242677849e184a752 358d02d14a33be9f41dcfd5758bc06d1 70691985fbc71f8549fa1436467f65fc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085251946381312 |