Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/164601 |
Resumo: | Com maior acesso à informação, disponível em múltiplos meios de comunicação, o comportamento do consumidor vem sofrendo uma acelerada transformação. O cliente, neste trabalho denominado de shopper, que realiza compras em um ponto de venda, está cada vez mais consciente e exigente com relação a o quê, quando, como e onde comprar. Diante deste desafio, a presente dissertação se propõe a definir um sequenciamento de etapas e ferramentas para operacionalização do gerenciamento por categorias (GC) em varejos de pequeno e médio porte, de forma a auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão, visando atender às necessidades dos seus clientes. Desta forma, primeiramente, foi desenvolvido e aplicado um método para a identificação e priorização de atributos de compra que influenciam o shopper. Com base nestes atributos, em um segundo momento, foi desenvolvida uma sistemática para implantação de GC em varejo de pequeno e médio portes. Esta sistemática está baseada em um conjunto de ferramentas e de indicadores de desempenho que permitem às organizações melhorar a gestão dos seus departamentos. Por fim, a sistemática foi aplicada a um supermercado de médio porte, em seu departamento de hortifrutigranjeiros, sendo apresentados os resultados oriundos desta aplicação. |
id |
URGS_db96b798993839a133a9ba7a6e1d8c52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164601 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pereira, Diego CamposDanilevicz, Ângela de Moura Ferreira2017-08-01T02:35:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/164601001026585Com maior acesso à informação, disponível em múltiplos meios de comunicação, o comportamento do consumidor vem sofrendo uma acelerada transformação. O cliente, neste trabalho denominado de shopper, que realiza compras em um ponto de venda, está cada vez mais consciente e exigente com relação a o quê, quando, como e onde comprar. Diante deste desafio, a presente dissertação se propõe a definir um sequenciamento de etapas e ferramentas para operacionalização do gerenciamento por categorias (GC) em varejos de pequeno e médio porte, de forma a auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão, visando atender às necessidades dos seus clientes. Desta forma, primeiramente, foi desenvolvido e aplicado um método para a identificação e priorização de atributos de compra que influenciam o shopper. Com base nestes atributos, em um segundo momento, foi desenvolvida uma sistemática para implantação de GC em varejo de pequeno e médio portes. Esta sistemática está baseada em um conjunto de ferramentas e de indicadores de desempenho que permitem às organizações melhorar a gestão dos seus departamentos. Por fim, a sistemática foi aplicada a um supermercado de médio porte, em seu departamento de hortifrutigranjeiros, sendo apresentados os resultados oriundos desta aplicação.Considering the easier access to information, available in different types of media, the customer’s behavior is changing and very fast. The customer, so called shopper, who makes purchases in a selling point, is increasingly aware of what, when, how and where to buy things. Based on this challenge, this thesis aims to define a sequence of steps and tools for implementation of category management (CM) in small and medium-sized retailers, to help managers in the decision-making process, to meet the customer needs. Thus, first, it has developed and implemented a method for identification and prioritization of purchase attributes which influence the shopper. Based on these attributes, in a second moment, it was developed a systematic of CM applied to small and medium-sized retail. This systematic is based on a set of tools and performance indicators that enable organizations to improve their departments’ management. In the end, the systematic developed was applied to a medium-sized supermarket, in their fresh produce department, and the results arising from this application were presented.application/pdfporComportamento do consumidorSupermercadosGerenciamento por categoriaCategory managementShopper’s purchase criteriaSmall and medium-sized retailsSupermarketsSistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001026585.pdf001026585.pdfTexto completoapplication/pdf2304376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/1/001026585.pdf56cc358fc99f37308db4304ca63a599aMD51TEXT001026585.pdf.txt001026585.pdf.txtExtracted Texttext/plain215993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/2/001026585.pdf.txt56c754a7d1762630565601846e87f6cbMD52THUMBNAIL001026585.pdf.jpg001026585.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/3/001026585.pdf.jpg003e55182a11890171885bb88af10775MD5310183/1646012024-01-18 04:22:11.087131oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-18T06:22:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte |
title |
Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte |
spellingShingle |
Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte Pereira, Diego Campos Comportamento do consumidor Supermercados Gerenciamento por categoria Category management Shopper’s purchase criteria Small and medium-sized retails Supermarkets |
title_short |
Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte |
title_full |
Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte |
title_fullStr |
Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte |
title_full_unstemmed |
Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte |
title_sort |
Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte |
author |
Pereira, Diego Campos |
author_facet |
Pereira, Diego Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diego Campos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira |
contributor_str_mv |
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Supermercados Gerenciamento por categoria |
topic |
Comportamento do consumidor Supermercados Gerenciamento por categoria Category management Shopper’s purchase criteria Small and medium-sized retails Supermarkets |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Category management Shopper’s purchase criteria Small and medium-sized retails Supermarkets |
description |
Com maior acesso à informação, disponível em múltiplos meios de comunicação, o comportamento do consumidor vem sofrendo uma acelerada transformação. O cliente, neste trabalho denominado de shopper, que realiza compras em um ponto de venda, está cada vez mais consciente e exigente com relação a o quê, quando, como e onde comprar. Diante deste desafio, a presente dissertação se propõe a definir um sequenciamento de etapas e ferramentas para operacionalização do gerenciamento por categorias (GC) em varejos de pequeno e médio porte, de forma a auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão, visando atender às necessidades dos seus clientes. Desta forma, primeiramente, foi desenvolvido e aplicado um método para a identificação e priorização de atributos de compra que influenciam o shopper. Com base nestes atributos, em um segundo momento, foi desenvolvida uma sistemática para implantação de GC em varejo de pequeno e médio portes. Esta sistemática está baseada em um conjunto de ferramentas e de indicadores de desempenho que permitem às organizações melhorar a gestão dos seus departamentos. Por fim, a sistemática foi aplicada a um supermercado de médio porte, em seu departamento de hortifrutigranjeiros, sendo apresentados os resultados oriundos desta aplicação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-01T02:35:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/164601 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001026585 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/164601 |
identifier_str_mv |
001026585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/1/001026585.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/2/001026585.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/3/001026585.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
56cc358fc99f37308db4304ca63a599a 56c754a7d1762630565601846e87f6cb 003e55182a11890171885bb88af10775 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085415744438272 |