Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diego Campos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/164601
Resumo: Com maior acesso à informação, disponível em múltiplos meios de comunicação, o comportamento do consumidor vem sofrendo uma acelerada transformação. O cliente, neste trabalho denominado de shopper, que realiza compras em um ponto de venda, está cada vez mais consciente e exigente com relação a o quê, quando, como e onde comprar. Diante deste desafio, a presente dissertação se propõe a definir um sequenciamento de etapas e ferramentas para operacionalização do gerenciamento por categorias (GC) em varejos de pequeno e médio porte, de forma a auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão, visando atender às necessidades dos seus clientes. Desta forma, primeiramente, foi desenvolvido e aplicado um método para a identificação e priorização de atributos de compra que influenciam o shopper. Com base nestes atributos, em um segundo momento, foi desenvolvida uma sistemática para implantação de GC em varejo de pequeno e médio portes. Esta sistemática está baseada em um conjunto de ferramentas e de indicadores de desempenho que permitem às organizações melhorar a gestão dos seus departamentos. Por fim, a sistemática foi aplicada a um supermercado de médio porte, em seu departamento de hortifrutigranjeiros, sendo apresentados os resultados oriundos desta aplicação.
id URGS_db96b798993839a133a9ba7a6e1d8c52
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164601
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pereira, Diego CamposDanilevicz, Ângela de Moura Ferreira2017-08-01T02:35:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/164601001026585Com maior acesso à informação, disponível em múltiplos meios de comunicação, o comportamento do consumidor vem sofrendo uma acelerada transformação. O cliente, neste trabalho denominado de shopper, que realiza compras em um ponto de venda, está cada vez mais consciente e exigente com relação a o quê, quando, como e onde comprar. Diante deste desafio, a presente dissertação se propõe a definir um sequenciamento de etapas e ferramentas para operacionalização do gerenciamento por categorias (GC) em varejos de pequeno e médio porte, de forma a auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão, visando atender às necessidades dos seus clientes. Desta forma, primeiramente, foi desenvolvido e aplicado um método para a identificação e priorização de atributos de compra que influenciam o shopper. Com base nestes atributos, em um segundo momento, foi desenvolvida uma sistemática para implantação de GC em varejo de pequeno e médio portes. Esta sistemática está baseada em um conjunto de ferramentas e de indicadores de desempenho que permitem às organizações melhorar a gestão dos seus departamentos. Por fim, a sistemática foi aplicada a um supermercado de médio porte, em seu departamento de hortifrutigranjeiros, sendo apresentados os resultados oriundos desta aplicação.Considering the easier access to information, available in different types of media, the customer’s behavior is changing and very fast. The customer, so called shopper, who makes purchases in a selling point, is increasingly aware of what, when, how and where to buy things. Based on this challenge, this thesis aims to define a sequence of steps and tools for implementation of category management (CM) in small and medium-sized retailers, to help managers in the decision-making process, to meet the customer needs. Thus, first, it has developed and implemented a method for identification and prioritization of purchase attributes which influence the shopper. Based on these attributes, in a second moment, it was developed a systematic of CM applied to small and medium-sized retail. This systematic is based on a set of tools and performance indicators that enable organizations to improve their departments’ management. In the end, the systematic developed was applied to a medium-sized supermarket, in their fresh produce department, and the results arising from this application were presented.application/pdfporComportamento do consumidorSupermercadosGerenciamento por categoriaCategory managementShopper’s purchase criteriaSmall and medium-sized retailsSupermarketsSistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001026585.pdf001026585.pdfTexto completoapplication/pdf2304376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/1/001026585.pdf56cc358fc99f37308db4304ca63a599aMD51TEXT001026585.pdf.txt001026585.pdf.txtExtracted Texttext/plain215993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/2/001026585.pdf.txt56c754a7d1762630565601846e87f6cbMD52THUMBNAIL001026585.pdf.jpg001026585.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/3/001026585.pdf.jpg003e55182a11890171885bb88af10775MD5310183/1646012024-01-18 04:22:11.087131oai:www.lume.ufrgs.br:10183/164601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-18T06:22:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte
title Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte
spellingShingle Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte
Pereira, Diego Campos
Comportamento do consumidor
Supermercados
Gerenciamento por categoria
Category management
Shopper’s purchase criteria
Small and medium-sized retails
Supermarkets
title_short Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte
title_full Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte
title_fullStr Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte
title_full_unstemmed Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte
title_sort Sistemática para implantação de gerenciamento por categorias em supermercados de pequeno e médio porte
author Pereira, Diego Campos
author_facet Pereira, Diego Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diego Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
contributor_str_mv Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Supermercados
Gerenciamento por categoria
topic Comportamento do consumidor
Supermercados
Gerenciamento por categoria
Category management
Shopper’s purchase criteria
Small and medium-sized retails
Supermarkets
dc.subject.eng.fl_str_mv Category management
Shopper’s purchase criteria
Small and medium-sized retails
Supermarkets
description Com maior acesso à informação, disponível em múltiplos meios de comunicação, o comportamento do consumidor vem sofrendo uma acelerada transformação. O cliente, neste trabalho denominado de shopper, que realiza compras em um ponto de venda, está cada vez mais consciente e exigente com relação a o quê, quando, como e onde comprar. Diante deste desafio, a presente dissertação se propõe a definir um sequenciamento de etapas e ferramentas para operacionalização do gerenciamento por categorias (GC) em varejos de pequeno e médio porte, de forma a auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão, visando atender às necessidades dos seus clientes. Desta forma, primeiramente, foi desenvolvido e aplicado um método para a identificação e priorização de atributos de compra que influenciam o shopper. Com base nestes atributos, em um segundo momento, foi desenvolvida uma sistemática para implantação de GC em varejo de pequeno e médio portes. Esta sistemática está baseada em um conjunto de ferramentas e de indicadores de desempenho que permitem às organizações melhorar a gestão dos seus departamentos. Por fim, a sistemática foi aplicada a um supermercado de médio porte, em seu departamento de hortifrutigranjeiros, sendo apresentados os resultados oriundos desta aplicação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-01T02:35:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/164601
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001026585
url http://hdl.handle.net/10183/164601
identifier_str_mv 001026585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/1/001026585.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/2/001026585.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/164601/3/001026585.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 56cc358fc99f37308db4304ca63a599a
56c754a7d1762630565601846e87f6cb
003e55182a11890171885bb88af10775
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085415744438272