A construção e a implementação de uma unidade didática de esportes de rede/parede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Eduardo Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255323
Resumo: A prática pedagógica de professores(as) que ensinam os esportes de rede/parede tradicionalmente é organizada com base em propostas de ensino focadas na parte técnica, que desconsideram a imprevisibilidade do jogo e podem dificultar a atuação do(a) jogador(a). Com o desenvolvimento da Pedagogia do Esporte, os(as) pesquisadores(as) da área têm dedicado esforços para apresentar metodologias que priorizam a compreensão do jogo, no intuito de promover o aprendizado dos elementos tático-técnicos das modalidades de maneira contextualizada. E é nessa perspectiva de ensino que o projeto de extensão “Escola de Esportes I”, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) foi desenvolvido. Considerando esse contexto apresentado, a presente dissertação de Mestrado tem o objetivo de analisar o processo de planejamento e implementação de uma Unidade Didática de esportes de rede/parede pautada pelas abordagens baseadas no jogo. Para atingir esse propósito, foi realizada uma pesquisa-ação ao longo de todo projeto de extensão “Escola de Esportes I”. Assim, o trabalho analisou a Unidade Didática de esportes de rede/parede. Ao longo das 25 aulas desenvolvidas, os professores e a professora ensinaram esse conjunto de modalidades para 20 crianças entre 6 e 11 anos. Durante o processo foram realizadas observações participantes e não participantes das aulas, registradas em diários de campo. Também ocorreram reuniões semanalmente para planejar, organizar, refletir, discutir e replanejar as aulas. Foi realizada uma análise temática reflexiva de todo material (diários de campo, gravações de jogos e atividades realizadas em aula e transcrições de reuniões). Essa dissertação foi organizada no formato de artigos, com a produção de dois estudos. O primeiro teve como objetivo analisar o processo de imersão e implementação do Sport Education enquanto estratégia utilizada para tentar solucionar os problemas das aulas de uma Unidade Didática de esportes de rede/parede. A preocupação dos professores e da professora com o aprendizado dos alunos(as) incentivou a utilização das características do método, inseridas nas aulas de forma adaptada ao contexto de prática, que foram complementadas pelas estratégias elaboradas nas reuniões da equipe de trabalho. Os resultados evidenciam que essas ações podem ter repercutido no entendimento das regras das modalidades, nas atitudes dos(as) alunos(as), na motivação para participar dos jogos e na evolução da prática pedagógica dos professores e da professora. O segundo teve como objetivo identificar e analisar as intervenções realizadas pelos professores e pela professora durante a implementação de uma Unidade Didática de esportes de rede/parede pautada pelo Teachinhg Games for Understanding (TGfU). Os resultados mostraram que, embora as atividades/jogos das aulas estivessem estruturadas considerando os princípios pedagógicos da proposta de ensino escolhida, as intervenções dos professores e da professora foram fundamentais para que os(as) alunos(as) compreendessem as dinâmicas elaboradas e os conteúdos das aulas.
id URGS_e46e2bff8f93ffaa250f9029b3ab836e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255323
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Eduardo RodriguesGinciene, Guy2023-03-04T03:27:28Z2022http://hdl.handle.net/10183/255323001163752A prática pedagógica de professores(as) que ensinam os esportes de rede/parede tradicionalmente é organizada com base em propostas de ensino focadas na parte técnica, que desconsideram a imprevisibilidade do jogo e podem dificultar a atuação do(a) jogador(a). Com o desenvolvimento da Pedagogia do Esporte, os(as) pesquisadores(as) da área têm dedicado esforços para apresentar metodologias que priorizam a compreensão do jogo, no intuito de promover o aprendizado dos elementos tático-técnicos das modalidades de maneira contextualizada. E é nessa perspectiva de ensino que o projeto de extensão “Escola de Esportes I”, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) foi desenvolvido. Considerando esse contexto apresentado, a presente dissertação de Mestrado tem o objetivo de analisar o processo de planejamento e implementação de uma Unidade Didática de esportes de rede/parede pautada pelas abordagens baseadas no jogo. Para atingir esse propósito, foi realizada uma pesquisa-ação ao longo de todo projeto de extensão “Escola de Esportes I”. Assim, o trabalho analisou a Unidade Didática de esportes de rede/parede. Ao longo das 25 aulas desenvolvidas, os professores e a professora ensinaram esse conjunto de modalidades para 20 crianças entre 6 e 11 anos. Durante o processo foram realizadas observações participantes e não participantes das aulas, registradas em diários de campo. Também ocorreram reuniões semanalmente para planejar, organizar, refletir, discutir e replanejar as aulas. Foi realizada uma análise temática reflexiva de todo material (diários de campo, gravações de jogos e atividades realizadas em aula e transcrições de reuniões). Essa dissertação foi organizada no formato de artigos, com a produção de dois estudos. O primeiro teve como objetivo analisar o processo de imersão e implementação do Sport Education enquanto estratégia utilizada para tentar solucionar os problemas das aulas de uma Unidade Didática de esportes de rede/parede. A preocupação dos professores e da professora com o aprendizado dos alunos(as) incentivou a utilização das características do método, inseridas nas aulas de forma adaptada ao contexto de prática, que foram complementadas pelas estratégias elaboradas nas reuniões da equipe de trabalho. Os resultados evidenciam que essas ações podem ter repercutido no entendimento das regras das modalidades, nas atitudes dos(as) alunos(as), na motivação para participar dos jogos e na evolução da prática pedagógica dos professores e da professora. O segundo teve como objetivo identificar e analisar as intervenções realizadas pelos professores e pela professora durante a implementação de uma Unidade Didática de esportes de rede/parede pautada pelo Teachinhg Games for Understanding (TGfU). Os resultados mostraram que, embora as atividades/jogos das aulas estivessem estruturadas considerando os princípios pedagógicos da proposta de ensino escolhida, as intervenções dos professores e da professora foram fundamentais para que os(as) alunos(as) compreendessem as dinâmicas elaboradas e os conteúdos das aulas.The pedagogical practice of teachers who teach net/wall sports is traditionally organized based on teaching proposals focused on the technical part, which disregard the unpredictability of the game and can make it difficult for the player to perform. With the development of Sport Pedagogy, researchers in the area have made efforts to present methodologies that prioritize the understanding of the game, in order to promote the learning of the tactical-technical elements of the modalities in a contextualized way. And it is in this teaching perspective that the extension project “School of Sports I”, of the School of Physical Education, Physiotherapy and Dance (ESEFID) was developed. Considering this presented context, this Master's thesis aims to analyze the process of planning and implementation of a Didactic Unit for net/wall sports based on game-based approaches. To achieve this purpose, an action research was carried out throughout the extension project “School of Sports I”. Thus, the work analyzed the Didactic Unit of net/wall sports. Throughout the 25 classes developed, the teachers and the teacher taught this set of modalities to 20 children between 6 and 11 years old. During the process, participant and non-participant observations of the classes were carried out, recorded in field diaries. There were also weekly meetings to plan, organize, reflect, discuss and re-plan classes. A reflective thematic analysis of all material was carried out (field diaries, recordings of games and activities carried out in class and transcripts of meetings). This dissertation was organized in the format of articles, with the production of two studies. The first aimed to analyze the process of immersion and implementation of Sport Education as a strategy used to try to solve the problems of classes in a Didactic Unit of network/wall sports. The teachers' concern with the students' learning encouraged the use of the method's characteristics, inserted in the classes in a way adapted to the context of practice, which were complemented by the strategies elaborated in the work team meetings. The results show that these actions may have had repercussions on the understanding of the rules of the modalities, on the students' attitudes, on the motivation to participate in the games and on the evolution of the teachers' pedagogical practice. The second aimed to identify and analyze the interventions carried out by the teachers and the teacher during the implementation of a Didactic Unit of net/wall sports guided by Teachinhg Games for Understanding (TGfU). The results showed that, although the activities/games of the classes were structured considering the pedagogical principles of the chosen teaching proposal, the interventions of the teachers and the teacher were essential for the students to understand the elaborated dynamics and the contents from classes.application/pdfporPrática pedagógicaAbordagem educacionalCriançasProfessoresPedagogical practiceNet/wall sportsTeachersA construção e a implementação de uma unidade didática de esportes de rede/paredeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2022.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163752.pdf.txt001163752.pdf.txtExtracted Texttext/plain247257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255323/2/001163752.pdf.txtee71240551246e3a583e6c3a5f301c8fMD52ORIGINAL001163752.pdfTexto completoapplication/pdf1051605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255323/1/001163752.pdff9ac8ab0a2f8e0fd2d2ff95ac9dcac3aMD5110183/2553232023-03-05 03:23:21.705234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255323Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-05T06:23:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção e a implementação de uma unidade didática de esportes de rede/parede
title A construção e a implementação de uma unidade didática de esportes de rede/parede
spellingShingle A construção e a implementação de uma unidade didática de esportes de rede/parede
Oliveira, Eduardo Rodrigues
Prática pedagógica
Abordagem educacional
Crianças
Professores
Pedagogical practice
Net/wall sports
Teachers
title_short A construção e a implementação de uma unidade didática de esportes de rede/parede
title_full A construção e a implementação de uma unidade didática de esportes de rede/parede
title_fullStr A construção e a implementação de uma unidade didática de esportes de rede/parede
title_full_unstemmed A construção e a implementação de uma unidade didática de esportes de rede/parede
title_sort A construção e a implementação de uma unidade didática de esportes de rede/parede
author Oliveira, Eduardo Rodrigues
author_facet Oliveira, Eduardo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eduardo Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ginciene, Guy
contributor_str_mv Ginciene, Guy
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Abordagem educacional
Crianças
Professores
topic Prática pedagógica
Abordagem educacional
Crianças
Professores
Pedagogical practice
Net/wall sports
Teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical practice
Net/wall sports
Teachers
description A prática pedagógica de professores(as) que ensinam os esportes de rede/parede tradicionalmente é organizada com base em propostas de ensino focadas na parte técnica, que desconsideram a imprevisibilidade do jogo e podem dificultar a atuação do(a) jogador(a). Com o desenvolvimento da Pedagogia do Esporte, os(as) pesquisadores(as) da área têm dedicado esforços para apresentar metodologias que priorizam a compreensão do jogo, no intuito de promover o aprendizado dos elementos tático-técnicos das modalidades de maneira contextualizada. E é nessa perspectiva de ensino que o projeto de extensão “Escola de Esportes I”, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) foi desenvolvido. Considerando esse contexto apresentado, a presente dissertação de Mestrado tem o objetivo de analisar o processo de planejamento e implementação de uma Unidade Didática de esportes de rede/parede pautada pelas abordagens baseadas no jogo. Para atingir esse propósito, foi realizada uma pesquisa-ação ao longo de todo projeto de extensão “Escola de Esportes I”. Assim, o trabalho analisou a Unidade Didática de esportes de rede/parede. Ao longo das 25 aulas desenvolvidas, os professores e a professora ensinaram esse conjunto de modalidades para 20 crianças entre 6 e 11 anos. Durante o processo foram realizadas observações participantes e não participantes das aulas, registradas em diários de campo. Também ocorreram reuniões semanalmente para planejar, organizar, refletir, discutir e replanejar as aulas. Foi realizada uma análise temática reflexiva de todo material (diários de campo, gravações de jogos e atividades realizadas em aula e transcrições de reuniões). Essa dissertação foi organizada no formato de artigos, com a produção de dois estudos. O primeiro teve como objetivo analisar o processo de imersão e implementação do Sport Education enquanto estratégia utilizada para tentar solucionar os problemas das aulas de uma Unidade Didática de esportes de rede/parede. A preocupação dos professores e da professora com o aprendizado dos alunos(as) incentivou a utilização das características do método, inseridas nas aulas de forma adaptada ao contexto de prática, que foram complementadas pelas estratégias elaboradas nas reuniões da equipe de trabalho. Os resultados evidenciam que essas ações podem ter repercutido no entendimento das regras das modalidades, nas atitudes dos(as) alunos(as), na motivação para participar dos jogos e na evolução da prática pedagógica dos professores e da professora. O segundo teve como objetivo identificar e analisar as intervenções realizadas pelos professores e pela professora durante a implementação de uma Unidade Didática de esportes de rede/parede pautada pelo Teachinhg Games for Understanding (TGfU). Os resultados mostraram que, embora as atividades/jogos das aulas estivessem estruturadas considerando os princípios pedagógicos da proposta de ensino escolhida, as intervenções dos professores e da professora foram fundamentais para que os(as) alunos(as) compreendessem as dinâmicas elaboradas e os conteúdos das aulas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-04T03:27:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255323
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163752
url http://hdl.handle.net/10183/255323
identifier_str_mv 001163752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255323/2/001163752.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255323/1/001163752.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ee71240551246e3a583e6c3a5f301c8f
f9ac8ab0a2f8e0fd2d2ff95ac9dcac3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309211479932928