A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellochio, Claudia Ribeiro
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33046
Resumo: Este trabalho decorre de uma investigação-ação educacional realizada por estagiárias do curso de Pedagogia da UFSM, professoras já atuantes e por mim. Está centrado no ensino de Música nas séries iniciais do ensino fundamental. Reflete sobre algumas das possibilidades e limites de o professor de séries iniciais trabalhar com o ensino de Música no cotidiano de suas atividades escolares. Analisa como esse profissional da educação entende, organiza e dinamiza o conhecimento musical na prática escolar. Neste trabalho, centro o curso de Pedagogia como locus para a preparação mais qualificada do profissional da educação- professor(a), principalmente tomando como orientação a formação na universidade, assentada na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Com esses enfoques, almejo a possibilidade de reorganização dos trabalhos junto ao curso de Pedagogia e dinamização do ensino de Música nas escolas realizado por professores não especialistas em Música, mas aí atuantes. Desse modo, destaco dois focos centrais: a) a formação inicial de professores no curso de Pedagogia- sobretudo formação musical; b) a prática educativa nas séries iniciais do ensino fundamental. Muito mais do que uma teoria externa que informe ‘sobre’ o ensino de Música, é um trabalho firmemente conectado com a prática educativa ‘nos’ processos de escolarização, para que esse estudo possa informar a prática e ser por ela informado. Ou seja: é preciso ação e reflexão na e para a prática educativa. A tese está estruturada em capítulos: olhando para o problema; contextualizando teoricamente; buscando caminhos metodológicos; vivendo uma trajetória investigativa; construindo junto à prática cotidiana; olhando, construindo e ouvindo: a música na sala de aula; pedagogasprofessoras! olhando um curso, construindo junto à prática e ouvindo a música das professoras de séries iniciais. Estes se complementam e constituem um todo articulado entre revisões teóricas, a proposta de investigação acoplada à prática educativa e alguns resultados decorrentes deste processo de investigação-ação educacional no ensino de Música.
id URGS_ec3940f27c1500c720b185636a6e0ab6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33046
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bellochio, Claudia RibeiroBeyer, Esther Sulzbacher Wondracek2011-10-19T01:17:24Z2000http://hdl.handle.net/10183/33046000270280Este trabalho decorre de uma investigação-ação educacional realizada por estagiárias do curso de Pedagogia da UFSM, professoras já atuantes e por mim. Está centrado no ensino de Música nas séries iniciais do ensino fundamental. Reflete sobre algumas das possibilidades e limites de o professor de séries iniciais trabalhar com o ensino de Música no cotidiano de suas atividades escolares. Analisa como esse profissional da educação entende, organiza e dinamiza o conhecimento musical na prática escolar. Neste trabalho, centro o curso de Pedagogia como locus para a preparação mais qualificada do profissional da educação- professor(a), principalmente tomando como orientação a formação na universidade, assentada na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Com esses enfoques, almejo a possibilidade de reorganização dos trabalhos junto ao curso de Pedagogia e dinamização do ensino de Música nas escolas realizado por professores não especialistas em Música, mas aí atuantes. Desse modo, destaco dois focos centrais: a) a formação inicial de professores no curso de Pedagogia- sobretudo formação musical; b) a prática educativa nas séries iniciais do ensino fundamental. Muito mais do que uma teoria externa que informe ‘sobre’ o ensino de Música, é um trabalho firmemente conectado com a prática educativa ‘nos’ processos de escolarização, para que esse estudo possa informar a prática e ser por ela informado. Ou seja: é preciso ação e reflexão na e para a prática educativa. A tese está estruturada em capítulos: olhando para o problema; contextualizando teoricamente; buscando caminhos metodológicos; vivendo uma trajetória investigativa; construindo junto à prática cotidiana; olhando, construindo e ouvindo: a música na sala de aula; pedagogasprofessoras! olhando um curso, construindo junto à prática e ouvindo a música das professoras de séries iniciais. Estes se complementam e constituem um todo articulado entre revisões teóricas, a proposta de investigação acoplada à prática educativa e alguns resultados decorrentes deste processo de investigação-ação educacional no ensino de Música.This work comes from the educational action-research accomplished by me and some of my students at the Universidade Federal de Santa Maria. It centered is in Music teaching in elementary school, reflecting about some possibilities and limits of the elementary teacher working with music instruction in his daily teaching activities. It also analyzes this education professional understands, organizes and implements the musical knowledge at school. In this work, I establish the Education Course (in Brazil, Pedagogy) as the locus for qualification of the educational professional – teacher, mostly taking as guidance his formation at the university, based on the association of research, teaching and extension. With these goals, I seek the possibility reorganization of the educational tasks, in a more active, collaborative and critical way in the Education Course and, the same time, to implement the o Music instruction in schools by non expert music teachers, that have this responsibility. Thus, I point out two central focuses at investigation in this work: a) the teacher’s initial formation at the Education Course – (above all musical formation); b) their educational practice at elementary school. Much more than, an external theory that informs ‘about’ the Music teaching I understand that a study firmly connected to the educative practice “at the” schooling process, is needed so that this study could inform the practice be informed by it; that is, action and reflection in and at the educative practical are needed. This thesis is organized in six chapters: locking at that problem; theoretical context; searching for methodological routes; living an investigative route; building up along the daily practice; looking at the course, building up at practice and listening to Music of elementary teachers. The chapters are complementary and form an articulated whole between theoretical reviews the investigation proposal bound to the educative practice and some results happens of this process of the educational action-research in the teaching of Music.application/pdfporEducação musicalSéries iniciaisFormaçãoPrática pedagógicaCurso de PedagogiaHistóriaGraduaçãoCotidiano escolarProfessorMúsicaA educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2000doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000270280.pdf.txt000270280.pdf.txtExtracted Texttext/plain834755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/2/000270280.pdf.txtf45092f4d311769a702257fe4c0f2805MD52ORIGINAL000270280.pdf000270280.pdfTexto completoapplication/pdf1856462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/1/000270280.pdf5771ab8b57797adb50bedae613f9a58aMD51THUMBNAIL000270280.pdf.jpg000270280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/3/000270280.pdf.jpg54e676f2863310ffd9793a12bfe53f54MD5310183/330462018-10-11 09:02:42.404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T12:02:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor
title A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor
spellingShingle A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor
Bellochio, Claudia Ribeiro
Educação musical
Séries iniciais
Formação
Prática pedagógica
Curso de Pedagogia
História
Graduação
Cotidiano escolar
Professor
Música
title_short A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor
title_full A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor
title_fullStr A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor
title_full_unstemmed A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor
title_sort A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor
author Bellochio, Claudia Ribeiro
author_facet Bellochio, Claudia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellochio, Claudia Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
contributor_str_mv Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Séries iniciais
Formação
Prática pedagógica
Curso de Pedagogia
História
Graduação
Cotidiano escolar
Professor
Música
topic Educação musical
Séries iniciais
Formação
Prática pedagógica
Curso de Pedagogia
História
Graduação
Cotidiano escolar
Professor
Música
description Este trabalho decorre de uma investigação-ação educacional realizada por estagiárias do curso de Pedagogia da UFSM, professoras já atuantes e por mim. Está centrado no ensino de Música nas séries iniciais do ensino fundamental. Reflete sobre algumas das possibilidades e limites de o professor de séries iniciais trabalhar com o ensino de Música no cotidiano de suas atividades escolares. Analisa como esse profissional da educação entende, organiza e dinamiza o conhecimento musical na prática escolar. Neste trabalho, centro o curso de Pedagogia como locus para a preparação mais qualificada do profissional da educação- professor(a), principalmente tomando como orientação a formação na universidade, assentada na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Com esses enfoques, almejo a possibilidade de reorganização dos trabalhos junto ao curso de Pedagogia e dinamização do ensino de Música nas escolas realizado por professores não especialistas em Música, mas aí atuantes. Desse modo, destaco dois focos centrais: a) a formação inicial de professores no curso de Pedagogia- sobretudo formação musical; b) a prática educativa nas séries iniciais do ensino fundamental. Muito mais do que uma teoria externa que informe ‘sobre’ o ensino de Música, é um trabalho firmemente conectado com a prática educativa ‘nos’ processos de escolarização, para que esse estudo possa informar a prática e ser por ela informado. Ou seja: é preciso ação e reflexão na e para a prática educativa. A tese está estruturada em capítulos: olhando para o problema; contextualizando teoricamente; buscando caminhos metodológicos; vivendo uma trajetória investigativa; construindo junto à prática cotidiana; olhando, construindo e ouvindo: a música na sala de aula; pedagogasprofessoras! olhando um curso, construindo junto à prática e ouvindo a música das professoras de séries iniciais. Estes se complementam e constituem um todo articulado entre revisões teóricas, a proposta de investigação acoplada à prática educativa e alguns resultados decorrentes deste processo de investigação-ação educacional no ensino de Música.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-19T01:17:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33046
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000270280
url http://hdl.handle.net/10183/33046
identifier_str_mv 000270280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/2/000270280.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/1/000270280.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/3/000270280.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f45092f4d311769a702257fe4c0f2805
5771ab8b57797adb50bedae613f9a58a
54e676f2863310ffd9793a12bfe53f54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736854373826560