A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/33046 |
Resumo: | Este trabalho decorre de uma investigação-ação educacional realizada por estagiárias do curso de Pedagogia da UFSM, professoras já atuantes e por mim. Está centrado no ensino de Música nas séries iniciais do ensino fundamental. Reflete sobre algumas das possibilidades e limites de o professor de séries iniciais trabalhar com o ensino de Música no cotidiano de suas atividades escolares. Analisa como esse profissional da educação entende, organiza e dinamiza o conhecimento musical na prática escolar. Neste trabalho, centro o curso de Pedagogia como locus para a preparação mais qualificada do profissional da educação- professor(a), principalmente tomando como orientação a formação na universidade, assentada na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Com esses enfoques, almejo a possibilidade de reorganização dos trabalhos junto ao curso de Pedagogia e dinamização do ensino de Música nas escolas realizado por professores não especialistas em Música, mas aí atuantes. Desse modo, destaco dois focos centrais: a) a formação inicial de professores no curso de Pedagogia- sobretudo formação musical; b) a prática educativa nas séries iniciais do ensino fundamental. Muito mais do que uma teoria externa que informe ‘sobre’ o ensino de Música, é um trabalho firmemente conectado com a prática educativa ‘nos’ processos de escolarização, para que esse estudo possa informar a prática e ser por ela informado. Ou seja: é preciso ação e reflexão na e para a prática educativa. A tese está estruturada em capítulos: olhando para o problema; contextualizando teoricamente; buscando caminhos metodológicos; vivendo uma trajetória investigativa; construindo junto à prática cotidiana; olhando, construindo e ouvindo: a música na sala de aula; pedagogasprofessoras! olhando um curso, construindo junto à prática e ouvindo a música das professoras de séries iniciais. Estes se complementam e constituem um todo articulado entre revisões teóricas, a proposta de investigação acoplada à prática educativa e alguns resultados decorrentes deste processo de investigação-ação educacional no ensino de Música. |
id |
URGS_ec3940f27c1500c720b185636a6e0ab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33046 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bellochio, Claudia RibeiroBeyer, Esther Sulzbacher Wondracek2011-10-19T01:17:24Z2000http://hdl.handle.net/10183/33046000270280Este trabalho decorre de uma investigação-ação educacional realizada por estagiárias do curso de Pedagogia da UFSM, professoras já atuantes e por mim. Está centrado no ensino de Música nas séries iniciais do ensino fundamental. Reflete sobre algumas das possibilidades e limites de o professor de séries iniciais trabalhar com o ensino de Música no cotidiano de suas atividades escolares. Analisa como esse profissional da educação entende, organiza e dinamiza o conhecimento musical na prática escolar. Neste trabalho, centro o curso de Pedagogia como locus para a preparação mais qualificada do profissional da educação- professor(a), principalmente tomando como orientação a formação na universidade, assentada na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Com esses enfoques, almejo a possibilidade de reorganização dos trabalhos junto ao curso de Pedagogia e dinamização do ensino de Música nas escolas realizado por professores não especialistas em Música, mas aí atuantes. Desse modo, destaco dois focos centrais: a) a formação inicial de professores no curso de Pedagogia- sobretudo formação musical; b) a prática educativa nas séries iniciais do ensino fundamental. Muito mais do que uma teoria externa que informe ‘sobre’ o ensino de Música, é um trabalho firmemente conectado com a prática educativa ‘nos’ processos de escolarização, para que esse estudo possa informar a prática e ser por ela informado. Ou seja: é preciso ação e reflexão na e para a prática educativa. A tese está estruturada em capítulos: olhando para o problema; contextualizando teoricamente; buscando caminhos metodológicos; vivendo uma trajetória investigativa; construindo junto à prática cotidiana; olhando, construindo e ouvindo: a música na sala de aula; pedagogasprofessoras! olhando um curso, construindo junto à prática e ouvindo a música das professoras de séries iniciais. Estes se complementam e constituem um todo articulado entre revisões teóricas, a proposta de investigação acoplada à prática educativa e alguns resultados decorrentes deste processo de investigação-ação educacional no ensino de Música.This work comes from the educational action-research accomplished by me and some of my students at the Universidade Federal de Santa Maria. It centered is in Music teaching in elementary school, reflecting about some possibilities and limits of the elementary teacher working with music instruction in his daily teaching activities. It also analyzes this education professional understands, organizes and implements the musical knowledge at school. In this work, I establish the Education Course (in Brazil, Pedagogy) as the locus for qualification of the educational professional – teacher, mostly taking as guidance his formation at the university, based on the association of research, teaching and extension. With these goals, I seek the possibility reorganization of the educational tasks, in a more active, collaborative and critical way in the Education Course and, the same time, to implement the o Music instruction in schools by non expert music teachers, that have this responsibility. Thus, I point out two central focuses at investigation in this work: a) the teacher’s initial formation at the Education Course – (above all musical formation); b) their educational practice at elementary school. Much more than, an external theory that informs ‘about’ the Music teaching I understand that a study firmly connected to the educative practice “at the” schooling process, is needed so that this study could inform the practice be informed by it; that is, action and reflection in and at the educative practical are needed. This thesis is organized in six chapters: locking at that problem; theoretical context; searching for methodological routes; living an investigative route; building up along the daily practice; looking at the course, building up at practice and listening to Music of elementary teachers. The chapters are complementary and form an articulated whole between theoretical reviews the investigation proposal bound to the educative practice and some results happens of this process of the educational action-research in the teaching of Music.application/pdfporEducação musicalSéries iniciaisFormaçãoPrática pedagógicaCurso de PedagogiaHistóriaGraduaçãoCotidiano escolarProfessorMúsicaA educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2000doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000270280.pdf.txt000270280.pdf.txtExtracted Texttext/plain834755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/2/000270280.pdf.txtf45092f4d311769a702257fe4c0f2805MD52ORIGINAL000270280.pdf000270280.pdfTexto completoapplication/pdf1856462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/1/000270280.pdf5771ab8b57797adb50bedae613f9a58aMD51THUMBNAIL000270280.pdf.jpg000270280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/3/000270280.pdf.jpg54e676f2863310ffd9793a12bfe53f54MD5310183/330462018-10-11 09:02:42.404oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T12:02:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor |
title |
A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor |
spellingShingle |
A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor Bellochio, Claudia Ribeiro Educação musical Séries iniciais Formação Prática pedagógica Curso de Pedagogia História Graduação Cotidiano escolar Professor Música |
title_short |
A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor |
title_full |
A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor |
title_fullStr |
A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor |
title_full_unstemmed |
A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor |
title_sort |
A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental : olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor |
author |
Bellochio, Claudia Ribeiro |
author_facet |
Bellochio, Claudia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bellochio, Claudia Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek |
contributor_str_mv |
Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Séries iniciais Formação Prática pedagógica Curso de Pedagogia História Graduação Cotidiano escolar Professor Música |
topic |
Educação musical Séries iniciais Formação Prática pedagógica Curso de Pedagogia História Graduação Cotidiano escolar Professor Música |
description |
Este trabalho decorre de uma investigação-ação educacional realizada por estagiárias do curso de Pedagogia da UFSM, professoras já atuantes e por mim. Está centrado no ensino de Música nas séries iniciais do ensino fundamental. Reflete sobre algumas das possibilidades e limites de o professor de séries iniciais trabalhar com o ensino de Música no cotidiano de suas atividades escolares. Analisa como esse profissional da educação entende, organiza e dinamiza o conhecimento musical na prática escolar. Neste trabalho, centro o curso de Pedagogia como locus para a preparação mais qualificada do profissional da educação- professor(a), principalmente tomando como orientação a formação na universidade, assentada na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão. Com esses enfoques, almejo a possibilidade de reorganização dos trabalhos junto ao curso de Pedagogia e dinamização do ensino de Música nas escolas realizado por professores não especialistas em Música, mas aí atuantes. Desse modo, destaco dois focos centrais: a) a formação inicial de professores no curso de Pedagogia- sobretudo formação musical; b) a prática educativa nas séries iniciais do ensino fundamental. Muito mais do que uma teoria externa que informe ‘sobre’ o ensino de Música, é um trabalho firmemente conectado com a prática educativa ‘nos’ processos de escolarização, para que esse estudo possa informar a prática e ser por ela informado. Ou seja: é preciso ação e reflexão na e para a prática educativa. A tese está estruturada em capítulos: olhando para o problema; contextualizando teoricamente; buscando caminhos metodológicos; vivendo uma trajetória investigativa; construindo junto à prática cotidiana; olhando, construindo e ouvindo: a música na sala de aula; pedagogasprofessoras! olhando um curso, construindo junto à prática e ouvindo a música das professoras de séries iniciais. Estes se complementam e constituem um todo articulado entre revisões teóricas, a proposta de investigação acoplada à prática educativa e alguns resultados decorrentes deste processo de investigação-ação educacional no ensino de Música. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-10-19T01:17:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/33046 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000270280 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/33046 |
identifier_str_mv |
000270280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/2/000270280.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/1/000270280.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33046/3/000270280.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f45092f4d311769a702257fe4c0f2805 5771ab8b57797adb50bedae613f9a58a 54e676f2863310ffd9793a12bfe53f54 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736854373826560 |