Corrigir e re-visar : uma via de mão dupla
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/216092 |
Resumo: | Nesta dissertação, investigo, primeiramente, como a re-visão pode ser pensada à luz da teoria da enunciação e dos estudos de letramento. Para isso, recorro à linguística da enunciação, mais precisamente aos estudos de Émile Benveniste e aos cinco aspectos da enunciação a partir de Aya Ono (2007): as noções de fala e de escrita, de forma e de sentido, de subjetividade, de intersubjetividade e de referência. Para essa investigação, também encontro bases na linguística aplicada, com foco nos estudos de letramento de Brian Street e suas concepções acerca do modelo ideológico de letramento, assim como das práticas de letramento e dos eventos de letramento. Após essa primeira questão de ordem predominantemente teórica, também questiono se o professor e o revisor se comportam de maneira semelhante ao corrigirem e ao revisarem textos em seus respectivos ofícios. Na busca por respostas, os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa qualitativa do tipo interpretativa são a observação participante e a análise de textos de dois alunos. Como primeira instância de análise, apresento alguns excertos da observação participante feita ao longo de seis meses em uma turma do segundo ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) durante as aulas voltadas para o ensino de texto. Como segunda instância de análise, exemplifico com dois textos escritos e re-escritos de dois alunos integrantes da turma observada. Todo esse movimento analítico é feito a fim de uma ampla reflexão acerca de como se dá o processo de escrita e re-escrita (JUCHEM, 2017) em sala de aula, distinguindo esse retorno ao escrito do que é a correção e descobrindo, justamente, como conceituar a re-visão. |
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Chittolina, Raphaela Machado MonteiroEndruweit, Magali Lopes2020-12-04T04:10:01Z2020http://hdl.handle.net/10183/216092001119975Nesta dissertação, investigo, primeiramente, como a re-visão pode ser pensada à luz da teoria da enunciação e dos estudos de letramento. Para isso, recorro à linguística da enunciação, mais precisamente aos estudos de Émile Benveniste e aos cinco aspectos da enunciação a partir de Aya Ono (2007): as noções de fala e de escrita, de forma e de sentido, de subjetividade, de intersubjetividade e de referência. Para essa investigação, também encontro bases na linguística aplicada, com foco nos estudos de letramento de Brian Street e suas concepções acerca do modelo ideológico de letramento, assim como das práticas de letramento e dos eventos de letramento. Após essa primeira questão de ordem predominantemente teórica, também questiono se o professor e o revisor se comportam de maneira semelhante ao corrigirem e ao revisarem textos em seus respectivos ofícios. Na busca por respostas, os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa qualitativa do tipo interpretativa são a observação participante e a análise de textos de dois alunos. Como primeira instância de análise, apresento alguns excertos da observação participante feita ao longo de seis meses em uma turma do segundo ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS) durante as aulas voltadas para o ensino de texto. Como segunda instância de análise, exemplifico com dois textos escritos e re-escritos de dois alunos integrantes da turma observada. Todo esse movimento analítico é feito a fim de uma ampla reflexão acerca de como se dá o processo de escrita e re-escrita (JUCHEM, 2017) em sala de aula, distinguindo esse retorno ao escrito do que é a correção e descobrindo, justamente, como conceituar a re-visão.This master thesis investigates primarily how re-view can be considered from the perspective of theory of enunciation and literacy studies. For that purpose, this research draws largely on linguistics of enunciation, more precisely the studies of Émile Benveniste and Aya Ono’s (2007) five aspects of enunciation (the notions of speech, and writing, form and meaning, subjectivity, intersubjectivity, and reference). This research also employs Brian Street’s Literacy Studies and the concepts of an ideological model of literacy, as well as literacy practices and literacy events. After the theoretical framework, it is discussed whether the teacher and the reviewer operate similarly when correcting and reviewing texts in their respective jobs. The methodological procedures applied in this qualitative research were participant observation and text analysis, in which the texts were written by two students. In the first part of this thesis’ analysis, I present excerpts from the participant observation carried out over six months in a sophomore high school class at the Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS). The observation was carried out in classes that focused on the teaching of writing. In the second part of the analysis, I exemplify with two written and rewritten texts by two students in the observed class. This analytical discussion aims at a broader reflection concerning how the processes of writing and rewriting take place in the classroom (JUCHEM, 2017) distinguishing the return to the manuscripts from correction, hence discovering, precisely, how to conceptualize the re-view.application/pdfporRevisão textualLetramentoFalaEscritaEnunciaçãoReviewEnunciationLiteracyTextCorrigir e re-visar : uma via de mão duplainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119975.pdf.txt001119975.pdf.txtExtracted Texttext/plain545924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216092/2/001119975.pdf.txta191a9d94a617d1d549d3a5605c2ac2fMD52ORIGINAL001119975.pdfTexto completoapplication/pdf2518628http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216092/1/001119975.pdf5154cef6221e5912ec952c8c86b658bcMD5110183/2160922023-04-22 03:24:01.831401oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216092Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-22T06:24:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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