Arandu: a pedagogia Guarani das belas palavras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276625 |
Resumo: | Esta tese aborda a educação tradicional guarani e os processos próprios de aprendizagem e ensino. Trata-se de uma pedagogia própria, cujos saberes se pautam principalmente nas narrativas orais dos sábios e sábias guarani, considerados os guardiões dos conhecimentos originários, que são transmitidos de geração para geração. O estudo decorre de um conviver com os Guarani Nhandewa da região norte do Paraná, povo ao qual pertenço, da escuta e dos registros das narrativas orais sobre o tekoporã (modo de ser guarani). O objetivo desta tese foi construir subsídios teóricos/metodológicos para a compreensão e sistematização da pedagogia guarani, dos seus princípios e dos seus fundamentos, contribuindo para a organização dos currículos e programas escolares, bem como na construção de diálogos interculturais, inspirados nos paradigmas da educação escolar indígena. A tese articula diferentes fontes para compor uma narrativa sobre o modo de ser guarani e conta com a roda de conversa, metodologia fundamental na construção colaborativa para o fortalecimento da epistemologia guarani. Com isto, foi possível apresentar e refletir sobre o conceito de tekoa (local onde se dão as condições para o modo de ser guarani), bem como compreender aspectos da educação tradicional, da organização social e das práticas de aprendizagem e ensino. |
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Pinheiro, Isael da SilvaBergamaschi, Maria Aparecida2024-07-19T06:23:43Z2024http://hdl.handle.net/10183/276625001206791Esta tese aborda a educação tradicional guarani e os processos próprios de aprendizagem e ensino. Trata-se de uma pedagogia própria, cujos saberes se pautam principalmente nas narrativas orais dos sábios e sábias guarani, considerados os guardiões dos conhecimentos originários, que são transmitidos de geração para geração. O estudo decorre de um conviver com os Guarani Nhandewa da região norte do Paraná, povo ao qual pertenço, da escuta e dos registros das narrativas orais sobre o tekoporã (modo de ser guarani). O objetivo desta tese foi construir subsídios teóricos/metodológicos para a compreensão e sistematização da pedagogia guarani, dos seus princípios e dos seus fundamentos, contribuindo para a organização dos currículos e programas escolares, bem como na construção de diálogos interculturais, inspirados nos paradigmas da educação escolar indígena. A tese articula diferentes fontes para compor uma narrativa sobre o modo de ser guarani e conta com a roda de conversa, metodologia fundamental na construção colaborativa para o fortalecimento da epistemologia guarani. Com isto, foi possível apresentar e refletir sobre o conceito de tekoa (local onde se dão as condições para o modo de ser guarani), bem como compreender aspectos da educação tradicional, da organização social e das práticas de aprendizagem e ensino.Kowa tese omonhe’e mbo’epy rehegua guarani há mbaixapa onhembohasa Arandu. Ha umi Arandu oikuawa ha' e itujawea xamoi kuera. Ko tembiapo tembiapo onhepyrū xe reko guarani nhandewa norte pegua. Mamo ahendu marandu itujaveagui mba’exapa jaiko va’erã tekoporã nhandewa. Upearã Ko kuatiare ojehai heta teko mb’erã ikatu ojepuru mbo’eha roga rupi. Imbarete jevy haguã nhandereko Porã ha nhembo’e ojekuawe haguã.Avei mb’eixapa ojeporu va’erã mbo’ehao rupi, ikatu haguã ojepuru Arandu guarani imbarete jevy haguã. Kowa Arandu jehai mbo’ e haope jaikua haguã nhanderekorã. Arandu guarani nhandewa ikatu nhamombarete mbo’ehaopy ikatu haguã mitã kuera ohexa jevy tekoporã yvy apere opa ara ojekuawe hawã teko Porã, Mbo’e porã.application/pdfporEducação indígenaEscolaGuaraniArandu: a pedagogia Guarani das belas palavrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206791.pdf.txt001206791.pdf.txtExtracted Texttext/plain402045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276625/2/001206791.pdf.txt077d600c91e789309d55bb34b45649a5MD52ORIGINAL001206791.pdfTexto completoapplication/pdf6306209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276625/1/001206791.pdfb4ccb6e37406f611dd770f6edd6843e5MD5110183/2766252024-07-20 06:24:51.688178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-20T09:24:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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