Formação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picetti, Jaqueline Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/15346
Resumo: A tese de doutorado Formação Continuada de Professores: da abstração reflexionante à tomada de consciência tem como objetivo analisar o processo de tomada de consciência de professores, em formação continuada, e as possíveis transformações que ocorrem, a partir dele, no fazer pedagógico. O referencial metodológico utilizado é o da pesquisa qualitativa e participante. A coleta de dados ocorreu a partir de um grupo de estudos organizado especialmente para este fim, com professores de uma escola estadual de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O estudo desse fenômeno grupal organizou-se a partir de três dimensões de análise: Processo de abstração: possibilidades de compreensão, criação e recriação de novas coordenações de ações na formação continuada de professores; Da ação à conceituação e da conceituação à ação: os caminhos percorridos na formação continuada de professores rumo ao processo de tomada de consciência; Teoria, questionamentos, trocas de experiências e de idéias. A principal fonte teórica desse trabalho foram os estudos de Jean Piaget sobre os processos de tomada de consciência e de abstração reflexionante. Os resultados dessa pesquisa apontam para a tomada de consciência que acontece, na formação continuada de professores, devido a alguns aspectos que se inter-relacionam: Primeiro, o planejamento dos estudos embasou-se na discussão das dificuldades, necessidades e experiências dos professores participantes; segundo, o indispensável estudo teórico num processo de formação continuada; terceiro, o trabalho coletivo dos participantes como desencadeador do processo de tomada de consciência. Constatou-se ao final da pesquisa que a transformação do fazer pedagógico acontece processual e lentamente na estrita dependência da tomada de consciência.
id URGS_f6d7f3eef4185c911d64575177f6c0c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15346
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Picetti, Jaqueline SantosBecker, Fernando2009-03-11T04:12:45Z2008http://hdl.handle.net/10183/15346000672571A tese de doutorado Formação Continuada de Professores: da abstração reflexionante à tomada de consciência tem como objetivo analisar o processo de tomada de consciência de professores, em formação continuada, e as possíveis transformações que ocorrem, a partir dele, no fazer pedagógico. O referencial metodológico utilizado é o da pesquisa qualitativa e participante. A coleta de dados ocorreu a partir de um grupo de estudos organizado especialmente para este fim, com professores de uma escola estadual de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O estudo desse fenômeno grupal organizou-se a partir de três dimensões de análise: Processo de abstração: possibilidades de compreensão, criação e recriação de novas coordenações de ações na formação continuada de professores; Da ação à conceituação e da conceituação à ação: os caminhos percorridos na formação continuada de professores rumo ao processo de tomada de consciência; Teoria, questionamentos, trocas de experiências e de idéias. A principal fonte teórica desse trabalho foram os estudos de Jean Piaget sobre os processos de tomada de consciência e de abstração reflexionante. Os resultados dessa pesquisa apontam para a tomada de consciência que acontece, na formação continuada de professores, devido a alguns aspectos que se inter-relacionam: Primeiro, o planejamento dos estudos embasou-se na discussão das dificuldades, necessidades e experiências dos professores participantes; segundo, o indispensável estudo teórico num processo de formação continuada; terceiro, o trabalho coletivo dos participantes como desencadeador do processo de tomada de consciência. Constatou-se ao final da pesquisa que a transformação do fazer pedagógico acontece processual e lentamente na estrita dependência da tomada de consciência.The doctorate thesis The continued formation of teachers: from reflecting abstraction to attainment of consciousness has as objective to analyze the teachers’ process of attainment of consciousness, in continued formation and the possible transformations that occur, starting from it, in the pedagogical realization. In this research it is used, as methodological reference the qualitative and participating research. The data collecting occurred with a study group specially organized for this purpose with teachers of a state school from Rio Grande do Sul countryside. The study of this group phenomenon was structured through three analyses dimensions: Abstraction Process: possibilities of comprehension, creation and re-creation of new coordination of actions in the continued formation of teachers; From action to conception and from conception to action: the way gone trough in the continued formation of teachers in the direction of the process of becoming conscious; Theory, questioning and exchange of experience and ideas. The main theoretical source of this work was Jean Piaget’s studies about attainment of consciousness and reflecting abstraction. The results of this research indicate that the attainment of consciousness, in the continued formation of teachers, occurs because of some aspects that are interrelated: First, the studies planning had as basis the discussion of the difficulties, necessities and experiences of the participating teachers: second, the essential theoretical studies in a process of continued formation; third, the participants collective work as an activator the process of attainment of consciousness. By the end of this research, it was verified that the transformation of the pedagogical realization occurs through procedures and slowly and in straight dependency of the attainment of consciousness.La tesis doctoral Formación Continuada de Profesores: de la abstracción reflexionante a la toma de conciencia tiene como objetivo analizar el proceso de toma de conciencia de profesores, en formación continuada, y las posibles transformaciones que ocurren, a partir de él, en el hacer pedagógico. En este trabajo el referencial metodológico utilizado es la investigación cualitativa y participante. La recolección de los datos ocurrió a partir de un grupo de estudios organizado especialmente para esta finalidad, con profesores de una escuela estatal de una ciudad del interior de Rio Grande do Sul. El estudio de ese fenómeno grupal fue organizado a partir de tres dimensiones de análisis - Proceso de abstracción: posibilidades de comprensión, creación y recreación de nuevas coordinaciones de acciones en la formación continuada de profesores; De la acción a la conceptualización y de la conceptualización a la acción: los caminos recorridos en la formación continuada de profesores rumbo al proceso de toma de conciencia; Teoría, cuestionamientos e intercambio de experiencias e ideas. La principal fuente teórica de este trabajo fueron los estudios de Jean Piaget sobre los procesos de toma de conciencia y de abstracción reflexionante. Los resultados de esta investigación apuntan para la toma de conciencia que se dá en la formación continuada de profesores, debido a algunos aspectos que se interrelacionan: Primero, la planificación de los estudios tuvo como base las dificultades, necesidades y experiencias de los profesores participantes; segundo, el indispensable estudio teórico en un proceso de formación continuada; tercero, el trabajo colectivo de los participantes como factor desencadenante del proceso de toma de conciencia. Se constató al término de la investigación que la transformación del hacer pedagógico acontece de manera procesal y lenta en la estricta dependencia de la toma de conciencia.application/pdfporProfessorFormaçãoEducação continuadaEpistemologia genéticaAttainment of consciousnessContinued formation of teachersTransformation in the pedagogical realizationReflecting abstractionGenetic epistemologyToma de concienciaFormación continuada de profesoresTransformación del hacer pedagógicoAbstracción reflexionanteEpistemología genéticaFormação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciênciaFormación continuada de profesores: de la abstracción reflexionante a la toma de conciencia The continued formation of teachers: from reflecting abstraction to attainment of consciousness info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000672571.pdf.txt000672571.pdf.txtExtracted Texttext/plain407223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15346/2/000672571.pdf.txt637a1e53259969174a2763962f045b5dMD52ORIGINAL000672571.pdf000672571.pdfTexto completoapplication/pdf797213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15346/1/000672571.pdfbdb2ecc2c218ced716eee55e6e2781b0MD51THUMBNAIL000672571.pdf.jpg000672571.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15346/3/000672571.pdf.jpg511d700ae4d37cc09916cee2c1cc38ecMD5310183/153462019-10-26 03:50:15.408399oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-26T06:50:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciência
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Formación continuada de profesores: de la abstracción reflexionante a la toma de conciencia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The continued formation of teachers: from reflecting abstraction to attainment of consciousness
title Formação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciência
spellingShingle Formação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciência
Picetti, Jaqueline Santos
Professor
Formação
Educação continuada
Epistemologia genética
Attainment of consciousness
Continued formation of teachers
Transformation in the pedagogical realization
Reflecting abstraction
Genetic epistemology
Toma de conciencia
Formación continuada de profesores
Transformación del hacer pedagógico
Abstracción reflexionante
Epistemología genética
title_short Formação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciência
title_full Formação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciência
title_fullStr Formação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciência
title_full_unstemmed Formação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciência
title_sort Formação continuada de professores : da abstração reflexionante à tomada de consciência
author Picetti, Jaqueline Santos
author_facet Picetti, Jaqueline Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Picetti, Jaqueline Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Fernando
contributor_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Educação continuada
Epistemologia genética
topic Professor
Formação
Educação continuada
Epistemologia genética
Attainment of consciousness
Continued formation of teachers
Transformation in the pedagogical realization
Reflecting abstraction
Genetic epistemology
Toma de conciencia
Formación continuada de profesores
Transformación del hacer pedagógico
Abstracción reflexionante
Epistemología genética
dc.subject.eng.fl_str_mv Attainment of consciousness
Continued formation of teachers
Transformation in the pedagogical realization
Reflecting abstraction
Genetic epistemology
dc.subject.spa.fl_str_mv Toma de conciencia
Formación continuada de profesores
Transformación del hacer pedagógico
Abstracción reflexionante
Epistemología genética
description A tese de doutorado Formação Continuada de Professores: da abstração reflexionante à tomada de consciência tem como objetivo analisar o processo de tomada de consciência de professores, em formação continuada, e as possíveis transformações que ocorrem, a partir dele, no fazer pedagógico. O referencial metodológico utilizado é o da pesquisa qualitativa e participante. A coleta de dados ocorreu a partir de um grupo de estudos organizado especialmente para este fim, com professores de uma escola estadual de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. O estudo desse fenômeno grupal organizou-se a partir de três dimensões de análise: Processo de abstração: possibilidades de compreensão, criação e recriação de novas coordenações de ações na formação continuada de professores; Da ação à conceituação e da conceituação à ação: os caminhos percorridos na formação continuada de professores rumo ao processo de tomada de consciência; Teoria, questionamentos, trocas de experiências e de idéias. A principal fonte teórica desse trabalho foram os estudos de Jean Piaget sobre os processos de tomada de consciência e de abstração reflexionante. Os resultados dessa pesquisa apontam para a tomada de consciência que acontece, na formação continuada de professores, devido a alguns aspectos que se inter-relacionam: Primeiro, o planejamento dos estudos embasou-se na discussão das dificuldades, necessidades e experiências dos professores participantes; segundo, o indispensável estudo teórico num processo de formação continuada; terceiro, o trabalho coletivo dos participantes como desencadeador do processo de tomada de consciência. Constatou-se ao final da pesquisa que a transformação do fazer pedagógico acontece processual e lentamente na estrita dependência da tomada de consciência.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-03-11T04:12:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/15346
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000672571
url http://hdl.handle.net/10183/15346
identifier_str_mv 000672571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15346/2/000672571.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15346/1/000672571.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15346/3/000672571.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 637a1e53259969174a2763962f045b5d
bdb2ecc2c218ced716eee55e6e2781b0
511d700ae4d37cc09916cee2c1cc38ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308971087593472