A prática pedagógica como o diferencial para um desempenho escolar efetivo : um estudo abordando as séries finais do ensino fundamental em escolas da periferia urbana de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70588 |
Resumo: | Esta tese de doutorado foi desenvolvida na linha de pesquisa – O Sujeito da Educação: conhecimento, linguagem e contextos, na temática Sociologia e Educação, vinculada ao projeto de pesquisa Perspectivas de Ensino na Educação Básica: prática pedagógica e formação de professores, coordenado pela Professora Maria Helena Degani Veit, Ph.D. Na tese, foram analisadas cinco práticas pedagógicas, de professores das séries finais do Ensino Fundamental, da disciplina de Língua Portuguesa, em duas escolas estaduais da periferia urbana da cidade de Porto Alegre, que haviam atingido as metas de 2009 propostas pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e tendo possibilidade de promoverem bons resultados escolares nos alunos dos grupos socialmente desfavorecidos. Este estudo objetiva identificar qual a modalidade de ensino aprendizagem utilizada nas práticas investigadas que têm possibilitado aos alunos, durante o percurso escolar, aprenderem o que lhes é proposto na respectiva série. Para examinar essas práticas pedagógicas foram utilizados os modelos de Pedagogia Visível e Invisível construídos por Basil Bernstein; e o terceiro modelo, chamado Pedagogia Mista, conforme Morais e Neves. As práticas também foram interpretadas considerando as nove situações de modalidades de ensino aprendizagem apresentadas pelos autores Cortesão e Stoer. Ao investigar essas práticas, a atenção esteve voltada às condições em que o ensino é oferecido, à formação do professor, à organização do currículo e à estrutura da escola. Após a descrição, análise e interpretação dos dados, é possível afirmar, que as práticas pedagógicas investigadas se aproximam mais das características de uma Pedagogia Visível. Segundo Bernstein (1996, p. 81), as Pedagogias Visíveis são definidas por transmissões e aquisições com fortes classificação e enquadramento. Elas se caracterizam por um discurso instrucional com regras de sequenciamento e critérios de avaliação explícitos e, compassamento forte, e por um discurso regulador com hierarquia explícita. Porém, com relação a currículo, a dimensão “diferentes conteúdos de Língua Portuguesa” apresenta, nas práticas pedagógicas investigadas, classificação fraca. Com relação às nove situações de ensino aprendizagem indicadas por Cortesão e Stoer, pode-se classificar as práticas referidas, como as indicadas no quadrante de número sete. Este quadrante refere-se a professores que selecionam os conhecimentos já apresentados em livros texto de cada série; entretanto, por conhecerem a realidade do contexto de onde provém a população atendida, buscam relacionar os conteúdos propostos na disciplina aos conhecimentos e vivências trazidos por seus alunos. |
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Lopes, Elaine Ferreira da SilvaBecker, FernandoVeit, Maria Helena Degani2013-04-25T01:49:30Z2013http://hdl.handle.net/10183/70588000877928Esta tese de doutorado foi desenvolvida na linha de pesquisa – O Sujeito da Educação: conhecimento, linguagem e contextos, na temática Sociologia e Educação, vinculada ao projeto de pesquisa Perspectivas de Ensino na Educação Básica: prática pedagógica e formação de professores, coordenado pela Professora Maria Helena Degani Veit, Ph.D. Na tese, foram analisadas cinco práticas pedagógicas, de professores das séries finais do Ensino Fundamental, da disciplina de Língua Portuguesa, em duas escolas estaduais da periferia urbana da cidade de Porto Alegre, que haviam atingido as metas de 2009 propostas pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e tendo possibilidade de promoverem bons resultados escolares nos alunos dos grupos socialmente desfavorecidos. Este estudo objetiva identificar qual a modalidade de ensino aprendizagem utilizada nas práticas investigadas que têm possibilitado aos alunos, durante o percurso escolar, aprenderem o que lhes é proposto na respectiva série. Para examinar essas práticas pedagógicas foram utilizados os modelos de Pedagogia Visível e Invisível construídos por Basil Bernstein; e o terceiro modelo, chamado Pedagogia Mista, conforme Morais e Neves. As práticas também foram interpretadas considerando as nove situações de modalidades de ensino aprendizagem apresentadas pelos autores Cortesão e Stoer. Ao investigar essas práticas, a atenção esteve voltada às condições em que o ensino é oferecido, à formação do professor, à organização do currículo e à estrutura da escola. Após a descrição, análise e interpretação dos dados, é possível afirmar, que as práticas pedagógicas investigadas se aproximam mais das características de uma Pedagogia Visível. Segundo Bernstein (1996, p. 81), as Pedagogias Visíveis são definidas por transmissões e aquisições com fortes classificação e enquadramento. Elas se caracterizam por um discurso instrucional com regras de sequenciamento e critérios de avaliação explícitos e, compassamento forte, e por um discurso regulador com hierarquia explícita. Porém, com relação a currículo, a dimensão “diferentes conteúdos de Língua Portuguesa” apresenta, nas práticas pedagógicas investigadas, classificação fraca. Com relação às nove situações de ensino aprendizagem indicadas por Cortesão e Stoer, pode-se classificar as práticas referidas, como as indicadas no quadrante de número sete. Este quadrante refere-se a professores que selecionam os conhecimentos já apresentados em livros texto de cada série; entretanto, por conhecerem a realidade do contexto de onde provém a população atendida, buscam relacionar os conteúdos propostos na disciplina aos conhecimentos e vivências trazidos por seus alunos.This doctoral dissertation was developed in the line of research – The Subject of Education: knowledge, language and contexts on the Education and Sociology Thematic linked to the line of research project Teaching Perspectives on Basic Education: pedagogic practice and teacher´s training, coordinated by Professor Maria Helena Degani Veit, Ph.D. Five educational practices were analyzed. These practices were developed by basic education teachers on Portuguese, teaching grades six to eight in two state schools of urban periphery of Porto Alegre city, that reached the goals proposed by IDEB (Basic Education Index of Development) in 2009, and having high chances to get good school results when working with those socially disadvantaged groups of students. This study aims to identify which teaching learning modalities employed on the investigated practices, enable the students during the school course to learn what has been taught on the respective grade. To assay these pedagogic practices, three models of Pedagogy were used. Two models were called Visible Pedagogy and Invisible Pedagogy constructed by Basil Bernstein, and the third model, named Mixed Pedagogy, was developed by Morais and Neves. The practices were also interpreted considering the nine modality situations of teaching learning presented by the authors Cortesão and Stoer. When interpreting those practices, the attention was towards: the conditions in which teaching is offered, the teacher´s training, the curriculum organization and the structure of the school. After the description, analysis and interpretation of data, is possible to affirm that the pedagogic practices investigated are closer to the Visible Pedagogy characteristics. According to Bernstein (1996, p. 81), the Visible Pedagogies are defined by transmissions and acquisitions with strong classification and frame. They are characterized by an instructional discourse with explicit sequencing rules and evaluation criteria, a strong pacing and by a regulative discourse with an explicit hierarchy. However, in relation to curriculum, the dimension “different contents of Portuguese Language”, presents, on the pedagogic practices investigated, a low level of classification. Considering the nine situations of teaching learning indicated by Cortesão and Stoer, we may classify the referred practices, as those shown on the quadrant 7. It refers to teachers that sift the knowledge that have already been presented in textbooks of each grade; but, on the other hand, on the hand by knowing the reality of the context where the population taught come from, they search for linking the proposed contents in the discipline to the knowledge and experiences brought by his/her students.application/pdfporPrática pedagógicaCurrículoEnsino fundamentalPeriferia urbanaDesempenho escolarPorto Alegre (RS)Pedagogic practiceCurriculumInstructional discourseRegulative discourseBernstein, BasilA prática pedagógica como o diferencial para um desempenho escolar efetivo : um estudo abordando as séries finais do ensino fundamental em escolas da periferia urbana de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877928.pdf000877928.pdfTexto completoapplication/pdf3255894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70588/1/000877928.pdf700e8f6f885c767f0c89c3cfb712895fMD51TEXT000877928.pdf.txt000877928.pdf.txtExtracted Texttext/plain712900http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70588/2/000877928.pdf.txtd4b6cb7f0eb2cc9bebf424bbfed17da7MD52THUMBNAIL000877928.pdf.jpg000877928.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70588/3/000877928.pdf.jpg50b4430ffa7c86b20296aa1122d76bd5MD5310183/705882021-08-18 04:27:10.532033oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70588Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:27:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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