Aspectos estruturantes de currículos que formam para uma licenciatura interdisciplinar em biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carlos Roberto Cardoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-01082023-093502/
Resumo: A presente tese de doutorado se constitui a partir do seguinte problema de pesquisa: Como se constituem os campos de conhecimento em uma universidade que apresenta um modelo interdisciplinar de formação inicial de professores de biologia considerando os diversos aspectos estruturantes de seu dispositivo pedagógico? A pesquisa tem por objetivo investigar como se constituem os campos de conhecimento em uma universidade que apresenta um modelo interdisciplinar de formação inicial de professores de biologia, levando em consideração os diversos aspectos estruturantes de seu dispositivo pedagógico. Trata-se de investigação qualitativa em educação, de caráter crítico-descritivo-exploratório, pautada nos pressupostos da sociologia educacional de Basil Bernstein, dividida em quatro etapas: (i) levantamento bibliográfico e construção das linguagens interna e externa de discussão; (ii) análises documentais e; (iii) entrevistas; que permitirão a análise e culminância da tese. A investigação toma a Universidade Federal do ABC e os estudantes que optaram pelo curso específico de Licenciatura em Ciências Biológicas como sujeitos. A análise dos dados foi constituída durante o percurso teórico-metodológico. Como resultados, destacam-se as demandas para a constituição de diretrizes curriculares para a formação pelas Licenciaturas Interdisciplinares, como a criação de espaços de discussão sobre o tema, o entendimento do termo pelos agentes reguladores e as possibilidades de formação específica baseada em áreas de concentração de conhecimentos comuns. Notou-se, também, o rompimento das limitações fronteiriças dos conhecimentos específicos da formação, quando seus objetos de conhecimento são dissolvidos em componentes curriculares da formação, deslocando sua identidade, enfraquecendo os discursos e recontextualizando os campos de conhecimento. No caso da UFABC, a interdisciplinaridade aparece de modo mais instrumental, visto que não há tanto deslocamento relacional dos discursos e das áreas de conhecimento. O currículo dos cursos de ingresso pode ser considerado integrado, devido a sua fraca classificação, não obstante, apresenta uma relação pedagógica controlada majoritariamente pelos docentes, levando a um enquadramento forte.
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Trata-se de investigação qualitativa em educação, de caráter crítico-descritivo-exploratório, pautada nos pressupostos da sociologia educacional de Basil Bernstein, dividida em quatro etapas: (i) levantamento bibliográfico e construção das linguagens interna e externa de discussão; (ii) análises documentais e; (iii) entrevistas; que permitirão a análise e culminância da tese. A investigação toma a Universidade Federal do ABC e os estudantes que optaram pelo curso específico de Licenciatura em Ciências Biológicas como sujeitos. A análise dos dados foi constituída durante o percurso teórico-metodológico. Como resultados, destacam-se as demandas para a constituição de diretrizes curriculares para a formação pelas Licenciaturas Interdisciplinares, como a criação de espaços de discussão sobre o tema, o entendimento do termo pelos agentes reguladores e as possibilidades de formação específica baseada em áreas de concentração de conhecimentos comuns. Notou-se, também, o rompimento das limitações fronteiriças dos conhecimentos específicos da formação, quando seus objetos de conhecimento são dissolvidos em componentes curriculares da formação, deslocando sua identidade, enfraquecendo os discursos e recontextualizando os campos de conhecimento. No caso da UFABC, a interdisciplinaridade aparece de modo mais instrumental, visto que não há tanto deslocamento relacional dos discursos e das áreas de conhecimento. O currículo dos cursos de ingresso pode ser considerado integrado, devido a sua fraca classificação, não obstante, apresenta uma relação pedagógica controlada majoritariamente pelos docentes, levando a um enquadramento forte.This doctoral thesis is based on the following research problem: How do knowledge fields emerge in a university that adopts an interdisciplinary model for the initial training of biology teachers - considering the various structuring aspects of its pedagogical device? The research aims to investigate how knowledge fields are constituted in a university that adopts an interdisciplinary model for the initial training of biology teachers, taking into account the various structuring aspects of its pedagogical device. It is a qualitative research in education with a critical-descriptive-exploratory nature, guided by the assumptions of Basil Bernstein\'s educational sociology and divided into four stages: (i) literature review and construction of internal and external languages for discussion; (ii) document analysis; and (iii) interviews, which will enable the analysis and culmination of the thesis. The research focuses on the Federal University of ABC and the students who chose the specific course of Biological Sciences Teaching as subjects. Data analysis was conducted during the theoretical-methodological process. The results highlight the demands for the establishment of curricular guidelines for Interdisciplinary Teaching degrees, such as creating spaces for discussion on the topic, understanding the term by regulatory agents, and the possibilities of specific training based on areas of common knowledge concentration. It was also noted that the limitations of specific knowledge formation are broken down when their objects of knowledge dissolve into curriculum components, displacing its identity, weakening discourses, and recontextualizing knowledge fields. In the case of UFABC, interdisciplinarity appears more instrumentally, as there is not much relational displacement of discourses and knowledge areas. The curriculum of the entry courses can be considered integrated, due to its weak classification; however, it presents a pedagogical relationship predominantly controlled by the teachers, leading to a strong framing.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbdounur, Oscar JoaoFerreira, Carlos Roberto Cardoso2023-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-01082023-093502/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-01T23:03:59Zoai:teses.usp.br:tde-01082023-093502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-01T23:03:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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