Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2036 |
Resumo: | A sociedade organizada e moderna vive num mundo cada vez mais globalizado, onde a competitividade entre as empresas aumenta significativamente. Os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados acerca dos produtos e das empresas. A Internet mostrou-se nos últimos anos uma grande ferramenta estratégica nestas transformações, causando mudanças e forçando as empresas a repensarem seu posicionamento no mercado e em seus modelos de negócios. O turismo na ótica do cliente é formado basicamente por informação que pode ser disponibilizada largamente pela Internet. Cada vez mais surgem novas empresas, utilizando-se da Internet para realizar negócios relacionados ao mercado de turismo. Destas empresas há aquelas que disponibilizam seus produtos somente pela Internet e aquelas que se utilizam de modelos tradicionais de comercialização. Neste contexto, esta pesquisa estuda algumas empresas e instituições envolvidas com o setor de turismo no Brasil, buscando abstrair a percepção de cada caso sobre quais as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado. Evidencia possíveis causas de as empresas utilizarem ou não a Internet como meio de comunicação e venda em seus negócios, possibilitando obter uma visão do uso da Internet e o comércio eletrônico pelas empresas na efetivação do “negócio turismo” no Brasil. |
id |
URGS_f8e009f92ccaba94d4ee86e4a11e5de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2036 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Vicentin, Ivan CarlosHoppen, Norberto2007-06-06T17:19:43Z2001http://hdl.handle.net/10183/2036000313436A sociedade organizada e moderna vive num mundo cada vez mais globalizado, onde a competitividade entre as empresas aumenta significativamente. Os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados acerca dos produtos e das empresas. A Internet mostrou-se nos últimos anos uma grande ferramenta estratégica nestas transformações, causando mudanças e forçando as empresas a repensarem seu posicionamento no mercado e em seus modelos de negócios. O turismo na ótica do cliente é formado basicamente por informação que pode ser disponibilizada largamente pela Internet. Cada vez mais surgem novas empresas, utilizando-se da Internet para realizar negócios relacionados ao mercado de turismo. Destas empresas há aquelas que disponibilizam seus produtos somente pela Internet e aquelas que se utilizam de modelos tradicionais de comercialização. Neste contexto, esta pesquisa estuda algumas empresas e instituições envolvidas com o setor de turismo no Brasil, buscando abstrair a percepção de cada caso sobre quais as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado. Evidencia possíveis causas de as empresas utilizarem ou não a Internet como meio de comunicação e venda em seus negócios, possibilitando obter uma visão do uso da Internet e o comércio eletrônico pelas empresas na efetivação do “negócio turismo” no Brasil.application/pdfporInternetTurismoComércio eletrônicoNegócio eletrônicoTecnologia da informaçãoUtilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000313436.pdf000313436.pdfTexto completoapplication/pdf4010227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/1/000313436.pdf0a239b25512bd5e445361b288545ee60MD51TEXT000313436.pdf.txt000313436.pdf.txtExtracted Texttext/plain298445http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/2/000313436.pdf.txt3857469a5005d62924df592c79dbec1cMD52THUMBNAIL000313436.pdf.jpg000313436.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/3/000313436.pdf.jpg18505cdef68ada44f9eeeeb5e2555391MD5310183/20362018-10-16 08:56:37.857oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:56:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil |
title |
Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil |
spellingShingle |
Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil Vicentin, Ivan Carlos Internet Turismo Comércio eletrônico Negócio eletrônico Tecnologia da informação |
title_short |
Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil |
title_full |
Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil |
title_fullStr |
Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil |
title_full_unstemmed |
Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil |
title_sort |
Utilização e perspectivas da Internet no negócio turismo no Brasil |
author |
Vicentin, Ivan Carlos |
author_facet |
Vicentin, Ivan Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicentin, Ivan Carlos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hoppen, Norberto |
contributor_str_mv |
Hoppen, Norberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Turismo Comércio eletrônico Negócio eletrônico Tecnologia da informação |
topic |
Internet Turismo Comércio eletrônico Negócio eletrônico Tecnologia da informação |
description |
A sociedade organizada e moderna vive num mundo cada vez mais globalizado, onde a competitividade entre as empresas aumenta significativamente. Os clientes estão cada vez mais exigentes e bem informados acerca dos produtos e das empresas. A Internet mostrou-se nos últimos anos uma grande ferramenta estratégica nestas transformações, causando mudanças e forçando as empresas a repensarem seu posicionamento no mercado e em seus modelos de negócios. O turismo na ótica do cliente é formado basicamente por informação que pode ser disponibilizada largamente pela Internet. Cada vez mais surgem novas empresas, utilizando-se da Internet para realizar negócios relacionados ao mercado de turismo. Destas empresas há aquelas que disponibilizam seus produtos somente pela Internet e aquelas que se utilizam de modelos tradicionais de comercialização. Neste contexto, esta pesquisa estuda algumas empresas e instituições envolvidas com o setor de turismo no Brasil, buscando abstrair a percepção de cada caso sobre quais as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado. Evidencia possíveis causas de as empresas utilizarem ou não a Internet como meio de comunicação e venda em seus negócios, possibilitando obter uma visão do uso da Internet e o comércio eletrônico pelas empresas na efetivação do “negócio turismo” no Brasil. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:19:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2036 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000313436 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2036 |
identifier_str_mv |
000313436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/1/000313436.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/2/000313436.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2036/3/000313436.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a239b25512bd5e445361b288545ee60 3857469a5005d62924df592c79dbec1c 18505cdef68ada44f9eeeeb5e2555391 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085009952866304 |