Diretrizes de qualidade para materiais educacionais no contexto da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Débora Silveira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143714
Resumo: A educação inclusiva visa garantir o direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando do contexto escolar sem nenhuma discriminação. A presente pesquisa investigou este espaço de interação, onde os alunos, com e sem deficiência, vivenciam experiências de aprendizagem na sala de ensino regular. A pesquisa abordou a qualidade dos materiais educacionais a partir da abordagem Design para a Experiência e da teoria das Inteligências Múltiplas, visando promover as experiências dos usuários no contexto da educação inclusiva. A investigação teórica da pesquisa relata marcos históricos da educação no Brasil e o crescimento através de normas e leis para a educação de todos no pais, trazendo a base do Desenho Universal para Aprendizagem, somados a assuntos como: Design Instrucional, Inteligências Múltiplas, até chegar na Interação e Qualidade dos materiais. A fase inicial da pesquisa gerou subsídios que embasam o instrumento de coleta de dados através de um questionário, que foi conduzido a partir de entrevistas com especialistas da área da educação: professores da sala de aula regular, educador especial, e psicopedagogo a fim de verificar as diretrizes de qualidades propostas. Foram selecionados alguns materiais de aprendizagem utilizados no ensino fundamental e verificados previamente pela pesquisadora. Após, foram elencados dois materiais com os seguintes critérios: (i) aquele que se julgou mais apto a proporcionar experiências a todos os alunos e (ii) o que se julgou gerar menor experiência (segundo perspectiva da pesquisadora). A verificação foi realizada por professores, de forma voluntária, através do instrumento fornecido pela pesquisadora. Para comprovação do estudo, foi realizado uma triangulação com os dados obtidos. Por fim, alcançou-se um conjunto de diretrizes capazes de auxiliar no desenvolvimento e projeto de novos materiais educacionais com o foco na educação inclusiva.
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A investigação teórica da pesquisa relata marcos históricos da educação no Brasil e o crescimento através de normas e leis para a educação de todos no pais, trazendo a base do Desenho Universal para Aprendizagem, somados a assuntos como: Design Instrucional, Inteligências Múltiplas, até chegar na Interação e Qualidade dos materiais. A fase inicial da pesquisa gerou subsídios que embasam o instrumento de coleta de dados através de um questionário, que foi conduzido a partir de entrevistas com especialistas da área da educação: professores da sala de aula regular, educador especial, e psicopedagogo a fim de verificar as diretrizes de qualidades propostas. Foram selecionados alguns materiais de aprendizagem utilizados no ensino fundamental e verificados previamente pela pesquisadora. Após, foram elencados dois materiais com os seguintes critérios: (i) aquele que se julgou mais apto a proporcionar experiências a todos os alunos e (ii) o que se julgou gerar menor experiência (segundo perspectiva da pesquisadora). A verificação foi realizada por professores, de forma voluntária, através do instrumento fornecido pela pesquisadora. Para comprovação do estudo, foi realizado uma triangulação com os dados obtidos. Por fim, alcançou-se um conjunto de diretrizes capazes de auxiliar no desenvolvimento e projeto de novos materiais educacionais com o foco na educação inclusiva.Inclusive education aims to ensure the right of all students to be together, learning and participating in the school context without any discrimination. “This study investigated learning experiences of students with and without disabilities in a regular classroom. The study addressed the quality of educational materials from the Design approach to experience and theory of Multiple Intelligences to promote the experiences of users in the context of inclusive education. The study addressed the quality of educational materials from the Design approach to the experience and theory of Multiple Intelligences to promote the experiences of users in the context of inclusive education. The theoretical investigation reports landmarks of education in Brazil and growth through rules and laws education for everyone in the country, bringing the base of Universal Design for Learning, adding subjects like: Instructional Design, Multiple Intelligences, reaching the interaction and quality of materials. The initial theoretical investigation stage generated resources that support the data collection instrument through a survey form, which was conducted from interviews with education experts in the field: regular classroom teachers, special educators, and educational psychologists in order to verify the proposed guidelines qualities. We selected some learning materials used in elementary school and previously checked by the researcher. After two school materials with the following criteria were selected: (i) the one judged most able to provide experiences to all the students and (ii) what was judged to generate less experience (according to the researcher). The verification was performed by teachers, on a voluntary basis, through the instrument provided by the researcher. For the study verification, a triangulation with the obtained data was performed. Finally, a set of guidelines that can assist in the development and design of new educational materials with the focus on inclusive education was reached.application/pdfporEducação inclusivaDesign instrucionalObjetos de aprendizagemInclusive educationDesign approach to the experienceUniversal designQualityLearning materialsDiretrizes de qualidade para materiais educacionais no contexto da educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000997752.pdf000997752.pdfTexto completoapplication/pdf7740215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143714/1/000997752.pdf7f2d383656e1614a4e0de79628e13f89MD51TEXT000997752.pdf.txt000997752.pdf.txtExtracted Texttext/plain284285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143714/2/000997752.pdf.txta59ac497fa2e8ebc7a13e0c8c722730cMD52THUMBNAIL000997752.pdf.jpg000997752.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143714/3/000997752.pdf.jpg2b26830f96ad343643dee2b9564ee2f2MD5310183/1437142018-10-26 10:24:05.678oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T13:24:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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