O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/7235 |
Resumo: | E ste trabalho relata uma experiência de inserção do ensino da teoria da Relatividade Especial com alunos do terceiro ano do ensino médio. A aplicação do projeto em sala de aula foi parte integrante das atividades curriculares normais dos alunos, em duas escolas, uma localizada no município de São Jerônimo-RS, Colégio Cenecista Carlos Maximiliano, e outra localizada no município de Triunfo-RS, Escola Técnica Municipal Farroupilha. Foi elaborado um texto para os alunos, contendo a base histórica e conceitual do tema, além de um manual de auxílio aos professores. O texto dos alunos contempla os principais fatos históricos, desde Aristóteles até as conclusões de Albert Einstein, que levaram à construção da Relatividade Especial em 1905. São tratados os conceitos de simultaneidade, dilatação temporal, contração do comprimento, adição de velocidades e energia relativística. A experiência é avaliada, principalmente através de um questionário respondido pelos alunos, antes e após a aplicação do projeto. Também foi feita uma análise de alguns livros de Física do ensino médio, sobre o tratamento dado à teoria da Relatividade Especial. O trabalho foi embasado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky e na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Acreditamos ter mostrado que é possível incluir o tratamento regular da teoria da Relatividade Especial em escolas de nível médio, contemplando assim os Parâmetros Curriculares Nacionais que apontam para uma ênfase à Física contemporânea. |
id |
URGS_ffacd4d8112a5038ec4df9b6d52387af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7235 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Wolff, Jeferson Fernando de SouzaMors, Paulo Machado2007-06-06T19:04:44Z2005http://hdl.handle.net/10183/7235000497145E ste trabalho relata uma experiência de inserção do ensino da teoria da Relatividade Especial com alunos do terceiro ano do ensino médio. A aplicação do projeto em sala de aula foi parte integrante das atividades curriculares normais dos alunos, em duas escolas, uma localizada no município de São Jerônimo-RS, Colégio Cenecista Carlos Maximiliano, e outra localizada no município de Triunfo-RS, Escola Técnica Municipal Farroupilha. Foi elaborado um texto para os alunos, contendo a base histórica e conceitual do tema, além de um manual de auxílio aos professores. O texto dos alunos contempla os principais fatos históricos, desde Aristóteles até as conclusões de Albert Einstein, que levaram à construção da Relatividade Especial em 1905. São tratados os conceitos de simultaneidade, dilatação temporal, contração do comprimento, adição de velocidades e energia relativística. A experiência é avaliada, principalmente através de um questionário respondido pelos alunos, antes e após a aplicação do projeto. Também foi feita uma análise de alguns livros de Física do ensino médio, sobre o tratamento dado à teoria da Relatividade Especial. O trabalho foi embasado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky e na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Acreditamos ter mostrado que é possível incluir o tratamento regular da teoria da Relatividade Especial em escolas de nível médio, contemplando assim os Parâmetros Curriculares Nacionais que apontam para uma ênfase à Física contemporânea.application/pdfporEnsino de físicaEnsino médioRelatividade especialHistoria da físicaO ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2005mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000497145.pdf000497145.pdfTexto completoapplication/pdf1837286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7235/1/000497145.pdf73db235d92d8f136c2d51c02731477c6MD51TEXT000497145.pdf.txt000497145.pdf.txtExtracted Texttext/plain295555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7235/2/000497145.pdf.txt77b682129a1b58f329e052b1467f8028MD52THUMBNAIL000497145.pdf.jpg000497145.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7235/3/000497145.pdf.jpg60de85c33e72c09e89c98b61761ca16cMD5310183/72352018-10-17 07:58:36.743oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:58:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual |
title |
O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual |
spellingShingle |
O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual Wolff, Jeferson Fernando de Souza Ensino de física Ensino médio Relatividade especial Historia da física |
title_short |
O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual |
title_full |
O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual |
title_fullStr |
O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual |
title_full_unstemmed |
O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual |
title_sort |
O ensino da teoria da relatividade especial no nível médio : uma abordagem histórica e conceitual |
author |
Wolff, Jeferson Fernando de Souza |
author_facet |
Wolff, Jeferson Fernando de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolff, Jeferson Fernando de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mors, Paulo Machado |
contributor_str_mv |
Mors, Paulo Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino médio Relatividade especial Historia da física |
topic |
Ensino de física Ensino médio Relatividade especial Historia da física |
description |
E ste trabalho relata uma experiência de inserção do ensino da teoria da Relatividade Especial com alunos do terceiro ano do ensino médio. A aplicação do projeto em sala de aula foi parte integrante das atividades curriculares normais dos alunos, em duas escolas, uma localizada no município de São Jerônimo-RS, Colégio Cenecista Carlos Maximiliano, e outra localizada no município de Triunfo-RS, Escola Técnica Municipal Farroupilha. Foi elaborado um texto para os alunos, contendo a base histórica e conceitual do tema, além de um manual de auxílio aos professores. O texto dos alunos contempla os principais fatos históricos, desde Aristóteles até as conclusões de Albert Einstein, que levaram à construção da Relatividade Especial em 1905. São tratados os conceitos de simultaneidade, dilatação temporal, contração do comprimento, adição de velocidades e energia relativística. A experiência é avaliada, principalmente através de um questionário respondido pelos alunos, antes e após a aplicação do projeto. Também foi feita uma análise de alguns livros de Física do ensino médio, sobre o tratamento dado à teoria da Relatividade Especial. O trabalho foi embasado na teoria de desenvolvimento humano histórico-cultural de Vygotsky e na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e Novak. Acreditamos ter mostrado que é possível incluir o tratamento regular da teoria da Relatividade Especial em escolas de nível médio, contemplando assim os Parâmetros Curriculares Nacionais que apontam para uma ênfase à Física contemporânea. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:04:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/7235 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000497145 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/7235 |
identifier_str_mv |
000497145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7235/1/000497145.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7235/2/000497145.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7235/3/000497145.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
73db235d92d8f136c2d51c02731477c6 77b682129a1b58f329e052b1467f8028 60de85c33e72c09e89c98b61761ca16c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085073875107840 |