LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Robson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Taynara Batista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519
Resumo: Este artigo problematiza a categorização feita pelo mercado editorial brasileiro acerca do que é literatura infantojuvenil. Apresenta os livros infantojuvenis mais vendidos durante dez anos, no Brasil, conforme os dados publicados pelo portal PublishNews. A partir da contribuição de Adorno e Horkheimer, recorre aos conceitos de indústria cultural e semiformação, elege como corpus analítico dois livros circunscritos na categoria “infantojuvenis” presentes na lista de mais vendidos em 2018 e 2019 do portal PublishNews, a saber: Aventuras na Netoland com Luccas Neto e Brincando com Luccas Neto. Argumenta que as obras em questão são instrumento de alienação e industrialização da experiência estética, ignora os estudos (Zilberman, Lajolo, Hunt) no campo da literatura infantil e juvenil e das discussões inerentes à humanização (Candido,Saviani) do leitor diante da leitura por meio de um conteúdo pautado no incentivo ao mero consumismo. Conclui que os livros do youtuber, embora embalados de forma aparentemente diferente, não passam do mesmo produto e não oferecem aspectos que ampliem a experiência literária.
id URI-1_281510257a1d4e5a49de0b349cb683d9
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/4519
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORESLetras; Linguagens; Ensino de Literatura; Educação; Filosofia da EducaçãoIndústria Cultural. Semiformação. Youtuber. Literatura Infantil. Literatura Juvenil.Literatura infantojuvenil; Ensino de literatura; Filosofia da EducaçãoEste artigo problematiza a categorização feita pelo mercado editorial brasileiro acerca do que é literatura infantojuvenil. Apresenta os livros infantojuvenis mais vendidos durante dez anos, no Brasil, conforme os dados publicados pelo portal PublishNews. A partir da contribuição de Adorno e Horkheimer, recorre aos conceitos de indústria cultural e semiformação, elege como corpus analítico dois livros circunscritos na categoria “infantojuvenis” presentes na lista de mais vendidos em 2018 e 2019 do portal PublishNews, a saber: Aventuras na Netoland com Luccas Neto e Brincando com Luccas Neto. Argumenta que as obras em questão são instrumento de alienação e industrialização da experiência estética, ignora os estudos (Zilberman, Lajolo, Hunt) no campo da literatura infantil e juvenil e das discussões inerentes à humanização (Candido,Saviani) do leitor diante da leitura por meio de um conteúdo pautado no incentivo ao mero consumismo. Conclui que os livros do youtuber, embora embalados de forma aparentemente diferente, não passam do mesmo produto e não oferecem aspectos que ampliem a experiência literária.Editora URI - Frederico WestphCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Loureiro, RobsonSilva, Taynara Batista da2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNatureza básica; Abordagem qualitativa; Caráter explicativo quanto aos objetivos; Procedimento bibliográfico-documentalapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 122-141Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 122-1411982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519/3357http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/4519/786http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/4519/787Direitos autorais 2023 Taynara Batista da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T16:53:25Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4519Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-04-25T16:53:25Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES
title LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES
spellingShingle LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES
Loureiro, Robson
Letras; Linguagens; Ensino de Literatura; Educação; Filosofia da Educação
Indústria Cultural. Semiformação. Youtuber. Literatura Infantil. Literatura Juvenil.
Literatura infantojuvenil; Ensino de literatura; Filosofia da Educação
title_short LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES
title_full LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES
title_fullStr LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES
title_full_unstemmed LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES
title_sort LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES
author Loureiro, Robson
author_facet Loureiro, Robson
Silva, Taynara Batista da
author_role author
author2 Silva, Taynara Batista da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Robson
Silva, Taynara Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Linguagens; Ensino de Literatura; Educação; Filosofia da Educação
Indústria Cultural. Semiformação. Youtuber. Literatura Infantil. Literatura Juvenil.
Literatura infantojuvenil; Ensino de literatura; Filosofia da Educação
topic Letras; Linguagens; Ensino de Literatura; Educação; Filosofia da Educação
Indústria Cultural. Semiformação. Youtuber. Literatura Infantil. Literatura Juvenil.
Literatura infantojuvenil; Ensino de literatura; Filosofia da Educação
description Este artigo problematiza a categorização feita pelo mercado editorial brasileiro acerca do que é literatura infantojuvenil. Apresenta os livros infantojuvenis mais vendidos durante dez anos, no Brasil, conforme os dados publicados pelo portal PublishNews. A partir da contribuição de Adorno e Horkheimer, recorre aos conceitos de indústria cultural e semiformação, elege como corpus analítico dois livros circunscritos na categoria “infantojuvenis” presentes na lista de mais vendidos em 2018 e 2019 do portal PublishNews, a saber: Aventuras na Netoland com Luccas Neto e Brincando com Luccas Neto. Argumenta que as obras em questão são instrumento de alienação e industrialização da experiência estética, ignora os estudos (Zilberman, Lajolo, Hunt) no campo da literatura infantil e juvenil e das discussões inerentes à humanização (Candido,Saviani) do leitor diante da leitura por meio de um conteúdo pautado no incentivo ao mero consumismo. Conclui que os livros do youtuber, embora embalados de forma aparentemente diferente, não passam do mesmo produto e não oferecem aspectos que ampliem a experiência literária.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Natureza básica; Abordagem qualitativa; Caráter explicativo quanto aos objetivos; Procedimento bibliográfico-documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519/3357
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/4519/786
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/4519/787
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Taynara Batista da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Taynara Batista da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 122-141
Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 122-141
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1798329485320257536