LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519 |
Resumo: | Este artigo problematiza a categorização feita pelo mercado editorial brasileiro acerca do que é literatura infantojuvenil. Apresenta os livros infantojuvenis mais vendidos durante dez anos, no Brasil, conforme os dados publicados pelo portal PublishNews. A partir da contribuição de Adorno e Horkheimer, recorre aos conceitos de indústria cultural e semiformação, elege como corpus analítico dois livros circunscritos na categoria “infantojuvenis” presentes na lista de mais vendidos em 2018 e 2019 do portal PublishNews, a saber: Aventuras na Netoland com Luccas Neto e Brincando com Luccas Neto. Argumenta que as obras em questão são instrumento de alienação e industrialização da experiência estética, ignora os estudos (Zilberman, Lajolo, Hunt) no campo da literatura infantil e juvenil e das discussões inerentes à humanização (Candido,Saviani) do leitor diante da leitura por meio de um conteúdo pautado no incentivo ao mero consumismo. Conclui que os livros do youtuber, embora embalados de forma aparentemente diferente, não passam do mesmo produto e não oferecem aspectos que ampliem a experiência literária. |
id |
URI-1_281510257a1d4e5a49de0b349cb683d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/4519 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORESLetras; Linguagens; Ensino de Literatura; Educação; Filosofia da EducaçãoIndústria Cultural. Semiformação. Youtuber. Literatura Infantil. Literatura Juvenil.Literatura infantojuvenil; Ensino de literatura; Filosofia da EducaçãoEste artigo problematiza a categorização feita pelo mercado editorial brasileiro acerca do que é literatura infantojuvenil. Apresenta os livros infantojuvenis mais vendidos durante dez anos, no Brasil, conforme os dados publicados pelo portal PublishNews. A partir da contribuição de Adorno e Horkheimer, recorre aos conceitos de indústria cultural e semiformação, elege como corpus analítico dois livros circunscritos na categoria “infantojuvenis” presentes na lista de mais vendidos em 2018 e 2019 do portal PublishNews, a saber: Aventuras na Netoland com Luccas Neto e Brincando com Luccas Neto. Argumenta que as obras em questão são instrumento de alienação e industrialização da experiência estética, ignora os estudos (Zilberman, Lajolo, Hunt) no campo da literatura infantil e juvenil e das discussões inerentes à humanização (Candido,Saviani) do leitor diante da leitura por meio de um conteúdo pautado no incentivo ao mero consumismo. Conclui que os livros do youtuber, embora embalados de forma aparentemente diferente, não passam do mesmo produto e não oferecem aspectos que ampliem a experiência literária.Editora URI - Frederico WestphCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Loureiro, RobsonSilva, Taynara Batista da2023-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNatureza básica; Abordagem qualitativa; Caráter explicativo quanto aos objetivos; Procedimento bibliográfico-documentalapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 122-141Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 122-1411982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519/3357http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/4519/786http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/4519/787Direitos autorais 2023 Taynara Batista da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T16:53:25Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4519Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-04-25T16:53:25Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES |
title |
LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES |
spellingShingle |
LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES Loureiro, Robson Letras; Linguagens; Ensino de Literatura; Educação; Filosofia da Educação Indústria Cultural. Semiformação. Youtuber. Literatura Infantil. Literatura Juvenil. Literatura infantojuvenil; Ensino de literatura; Filosofia da Educação |
title_short |
LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES |
title_full |
LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES |
title_fullStr |
LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES |
title_full_unstemmed |
LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES |
title_sort |
LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES |
author |
Loureiro, Robson |
author_facet |
Loureiro, Robson Silva, Taynara Batista da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Taynara Batista da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Robson Silva, Taynara Batista da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Linguagens; Ensino de Literatura; Educação; Filosofia da Educação Indústria Cultural. Semiformação. Youtuber. Literatura Infantil. Literatura Juvenil. Literatura infantojuvenil; Ensino de literatura; Filosofia da Educação |
topic |
Letras; Linguagens; Ensino de Literatura; Educação; Filosofia da Educação Indústria Cultural. Semiformação. Youtuber. Literatura Infantil. Literatura Juvenil. Literatura infantojuvenil; Ensino de literatura; Filosofia da Educação |
description |
Este artigo problematiza a categorização feita pelo mercado editorial brasileiro acerca do que é literatura infantojuvenil. Apresenta os livros infantojuvenis mais vendidos durante dez anos, no Brasil, conforme os dados publicados pelo portal PublishNews. A partir da contribuição de Adorno e Horkheimer, recorre aos conceitos de indústria cultural e semiformação, elege como corpus analítico dois livros circunscritos na categoria “infantojuvenis” presentes na lista de mais vendidos em 2018 e 2019 do portal PublishNews, a saber: Aventuras na Netoland com Luccas Neto e Brincando com Luccas Neto. Argumenta que as obras em questão são instrumento de alienação e industrialização da experiência estética, ignora os estudos (Zilberman, Lajolo, Hunt) no campo da literatura infantil e juvenil e das discussões inerentes à humanização (Candido,Saviani) do leitor diante da leitura por meio de um conteúdo pautado no incentivo ao mero consumismo. Conclui que os livros do youtuber, embora embalados de forma aparentemente diferente, não passam do mesmo produto e não oferecem aspectos que ampliem a experiência literária. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Natureza básica; Abordagem qualitativa; Caráter explicativo quanto aos objetivos; Procedimento bibliográfico-documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4519/3357 http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/4519/786 http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/downloadSuppFile/4519/787 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Taynara Batista da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Taynara Batista da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 122-141 Literatura em Debate; v. 17, n. 30 (2022): Leitura literária mediada por tecnologias digitais; 122-141 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1798329485320257536 |