O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992 |
Resumo: | A partir de uma análise das últimas atualizações das pesquisas acerca da competência leitora no Brasil, percebe-se o descaso com assuntos que envolvem a leitura; em especial a de textos literários. Essa situação se torna inquietante quando evidencia-se que, apesar de toda ilustração advinda dos avanços científicos e de toda informação difundida, a semiformação passou a ser dominante da consciência atual. Percebe-se, como consequência dessa realidade, a configuração de um país em que a leitura mantém um cunho predominantemente utilitarista, estando ainda fortemente atrelada ao contexto escolar. Entendido o potencial ético e estético da literatura, o presente texto consiste em uma pesquisa bibliográfica, de cunho filosófico, que se apoia nas reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno para questionar essa fragmentada e tecnicista formação do leitor contemporâneo, na busca por compreender a necessidade política de uma leitura calcada na pluralidade dos homens. |
id |
URI-2_62969f47c799b6061e96c2e0feba9161 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1992 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNOEnsino de Literatura; Filosofia da EducacãoLeitor. Hannah Arendt. Literatura. Semiformação. Theodor W. Adorno.Formação de Leitores e Crítica CulturalA partir de uma análise das últimas atualizações das pesquisas acerca da competência leitora no Brasil, percebe-se o descaso com assuntos que envolvem a leitura; em especial a de textos literários. Essa situação se torna inquietante quando evidencia-se que, apesar de toda ilustração advinda dos avanços científicos e de toda informação difundida, a semiformação passou a ser dominante da consciência atual. Percebe-se, como consequência dessa realidade, a configuração de um país em que a leitura mantém um cunho predominantemente utilitarista, estando ainda fortemente atrelada ao contexto escolar. Entendido o potencial ético e estético da literatura, o presente texto consiste em uma pesquisa bibliográfica, de cunho filosófico, que se apoia nas reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno para questionar essa fragmentada e tecnicista formação do leitor contemporâneo, na busca por compreender a necessidade política de uma leitura calcada na pluralidade dos homens.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCNPqOurique, João Luis PereiraChaves, Priscila MonteiroGhiggi, Gomercindo2016-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 79-91Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 79-911984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992/2041info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1992Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO |
title |
O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO |
spellingShingle |
O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO Ourique, João Luis Pereira Ensino de Literatura; Filosofia da Educacão Leitor. Hannah Arendt. Literatura. Semiformação. Theodor W. Adorno. Formação de Leitores e Crítica Cultural |
title_short |
O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO |
title_full |
O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO |
title_fullStr |
O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO |
title_full_unstemmed |
O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO |
title_sort |
O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO |
author |
Ourique, João Luis Pereira |
author_facet |
Ourique, João Luis Pereira Chaves, Priscila Monteiro Ghiggi, Gomercindo |
author_role |
author |
author2 |
Chaves, Priscila Monteiro Ghiggi, Gomercindo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ourique, João Luis Pereira Chaves, Priscila Monteiro Ghiggi, Gomercindo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Literatura; Filosofia da Educacão Leitor. Hannah Arendt. Literatura. Semiformação. Theodor W. Adorno. Formação de Leitores e Crítica Cultural |
topic |
Ensino de Literatura; Filosofia da Educacão Leitor. Hannah Arendt. Literatura. Semiformação. Theodor W. Adorno. Formação de Leitores e Crítica Cultural |
description |
A partir de uma análise das últimas atualizações das pesquisas acerca da competência leitora no Brasil, percebe-se o descaso com assuntos que envolvem a leitura; em especial a de textos literários. Essa situação se torna inquietante quando evidencia-se que, apesar de toda ilustração advinda dos avanços científicos e de toda informação difundida, a semiformação passou a ser dominante da consciência atual. Percebe-se, como consequência dessa realidade, a configuração de um país em que a leitura mantém um cunho predominantemente utilitarista, estando ainda fortemente atrelada ao contexto escolar. Entendido o potencial ético e estético da literatura, o presente texto consiste em uma pesquisa bibliográfica, de cunho filosófico, que se apoia nas reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno para questionar essa fragmentada e tecnicista formação do leitor contemporâneo, na busca por compreender a necessidade política de uma leitura calcada na pluralidade dos homens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992/2041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 79-91 Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 79-91 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731567079129088 |