POR QUE CINTIA E NÃO MARIANA? FORMANDO LEITOR DE LITERATURA NA CONTEMPORANEIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1069 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão sobre a leitura literária realizada por alunos de uma turma de escola pública de Ensino Médio e, ao mesmo tempo, sobre o processo de ensinar literatura conforme desvelado na prática da professora Maria, enfantizando, em especial, o processo de identificação que se estabelece entre aquele que lê e o que é lido. Os resultados indicam que a professora escolhe os livros que acredita ter potencial de ressoar na subjetividade de seus alunos e eles, por seu turno, correspondem aos esforços, se empenhando, de fato, na leitura literária. A conclusão a que chegamos é que, quando arranjada a situação, os alunos leem sim literatura, e gostam. Assim sendo, o texto é um testemunho de que, em meio a tão propalada crise do ensino da literatura, experiências exitosas estão acontecendo, o que pode, certamente, muito nos ensinar. |
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