ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beriula, Rhafaela Rico Bertolino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Tânia Pitombo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3891
Resumo: Ao buscar refletir sobre uma perspectiva histórica, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise discursiva sobre a constituição da educação de adultos e os sentidos de cidadania e do sujeito analfabeto durante a construção sócio-histórico-jurídico e ideológica do Período Imperial. Para tanto, ancora-se na área disciplinar da Análise de Discurso materialista histórica que procura descrever, interpretar e analisar os discursos afetados pelos sentidos sócio-histórico-jurídico e ideológicos que permeiam sujeitos, arquivos e a linguagem. A análise discursiva deste trabalho aponta que a educação de adultos no Período Imperial é relacionada em paráfrase com o termo filantropia e, os sentidos de analfabeto perpassam discursos de preconceito que movimentam sentidos – inscritos nos arquivos jurídicos educacionais da época – na área da educação e da cidadania.
id URI-2_19d8139bdfa3faaf05d253a04921e0cd
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3891
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMOLinguísticaEducação de adultos; Analfabeto; Período Imperial; Análise de Discurso.Letras; Linguística; Análise de DiscursoAo buscar refletir sobre uma perspectiva histórica, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise discursiva sobre a constituição da educação de adultos e os sentidos de cidadania e do sujeito analfabeto durante a construção sócio-histórico-jurídico e ideológica do Período Imperial. Para tanto, ancora-se na área disciplinar da Análise de Discurso materialista histórica que procura descrever, interpretar e analisar os discursos afetados pelos sentidos sócio-histórico-jurídico e ideológicos que permeiam sujeitos, arquivos e a linguagem. A análise discursiva deste trabalho aponta que a educação de adultos no Período Imperial é relacionada em paráfrase com o termo filantropia e, os sentidos de analfabeto perpassam discursos de preconceito que movimentam sentidos – inscritos nos arquivos jurídicos educacionais da época – na área da educação e da cidadania.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesBeriula, Rhafaela Rico BertolinoOliveira, Tânia Pitombo de2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesAnálise de Discurso materialista históricaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3891Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 48-67Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 48-671984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3891/3180Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T12:46:31Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3891Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2022-02-02T12:46:31Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO
title ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO
spellingShingle ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO
Beriula, Rhafaela Rico Bertolino
Linguística
Educação de adultos; Analfabeto; Período Imperial; Análise de Discurso.
Letras; Linguística; Análise de Discurso
title_short ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO
title_full ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO
title_fullStr ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO
title_full_unstemmed ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO
title_sort ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO PERÍODO IMPERIAL: SENTIDOS DE EDUCAÇÃO, CIDADANIA E ANALFABETISMO
author Beriula, Rhafaela Rico Bertolino
author_facet Beriula, Rhafaela Rico Bertolino
Oliveira, Tânia Pitombo de
author_role author
author2 Oliveira, Tânia Pitombo de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Beriula, Rhafaela Rico Bertolino
Oliveira, Tânia Pitombo de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Educação de adultos; Analfabeto; Período Imperial; Análise de Discurso.
Letras; Linguística; Análise de Discurso
topic Linguística
Educação de adultos; Analfabeto; Período Imperial; Análise de Discurso.
Letras; Linguística; Análise de Discurso
description Ao buscar refletir sobre uma perspectiva histórica, este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise discursiva sobre a constituição da educação de adultos e os sentidos de cidadania e do sujeito analfabeto durante a construção sócio-histórico-jurídico e ideológica do Período Imperial. Para tanto, ancora-se na área disciplinar da Análise de Discurso materialista histórica que procura descrever, interpretar e analisar os discursos afetados pelos sentidos sócio-histórico-jurídico e ideológicos que permeiam sujeitos, arquivos e a linguagem. A análise discursiva deste trabalho aponta que a educação de adultos no Período Imperial é relacionada em paráfrase com o termo filantropia e, os sentidos de analfabeto perpassam discursos de preconceito que movimentam sentidos – inscritos nos arquivos jurídicos educacionais da época – na área da educação e da cidadania.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Análise de Discurso materialista histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3891
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/3891/3180
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 48-67
Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 48-67
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731566365048832