O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Rosana Ramos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Oliveira Rodrigues, Inara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983
Resumo: Este trabalho dedica-se a estudar a prática de leitura literária no ensino fundamental II, mais especificadamente, no 6º e 9º anos. Pesquisamos, em três bibliotecas públicas da cidade de Itabuna, quantos e quais livros foram lidos em 2013. Procuramos identificar e destacar o posicionamento adotado nos documentos oficiais que parametrizam a educação básica, quanto ao lugar e o ensino da leitura de textos literários. Também nos debruçamos sobre a questão do clássico relacionado à formação do cânone, e do clássico conforme propõe Ítalo Calvino. Por fim, analisamos os dados que encontramos nos livros de registro das bibliotecas pesquisadas, relacionando-os ainda à necessidade de desenvolver o letramento literário. Desse modo, constatamos a hipótese do trabalho: de que o aluno do ano inicial lê mais textos clássicos que o aluno do ano final.
id URI-2_57d7a200fb29a03d8979383a2c42f607
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1983
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNALiteratura; Leitura; Ensino fundamentalLeitura literária. Clássicos. Letramento literário. Educação básicaLeitura literária: Os clássicos no Ensino fundamentalEste trabalho dedica-se a estudar a prática de leitura literária no ensino fundamental II, mais especificadamente, no 6º e 9º anos. Pesquisamos, em três bibliotecas públicas da cidade de Itabuna, quantos e quais livros foram lidos em 2013. Procuramos identificar e destacar o posicionamento adotado nos documentos oficiais que parametrizam a educação básica, quanto ao lugar e o ensino da leitura de textos literários. Também nos debruçamos sobre a questão do clássico relacionado à formação do cânone, e do clássico conforme propõe Ítalo Calvino. Por fim, analisamos os dados que encontramos nos livros de registro das bibliotecas pesquisadas, relacionando-os ainda à necessidade de desenvolver o letramento literário. Desse modo, constatamos a hipótese do trabalho: de que o aluno do ano inicial lê mais textos clássicos que o aluno do ano final.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCAPESChaves, Rosana Ramosde Oliveira Rodrigues, Inara2016-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográfica; Método quantitativo e qualitativo; Análise de dadosapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 231-252Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 231-2521984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983/2049Itabuna-Bahia2013Pesquisa em três bibliotecas de colégios públicosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-28T11:55:43Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1983Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-28T11:55:43Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA
title O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA
spellingShingle O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA
Chaves, Rosana Ramos
Literatura; Leitura; Ensino fundamental
Leitura literária. Clássicos. Letramento literário. Educação básica
Leitura literária: Os clássicos no Ensino fundamental
title_short O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA
title_full O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA
title_fullStr O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA
title_full_unstemmed O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA
title_sort O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA
author Chaves, Rosana Ramos
author_facet Chaves, Rosana Ramos
de Oliveira Rodrigues, Inara
author_role author
author2 de Oliveira Rodrigues, Inara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Rosana Ramos
de Oliveira Rodrigues, Inara
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura; Leitura; Ensino fundamental
Leitura literária. Clássicos. Letramento literário. Educação básica
Leitura literária: Os clássicos no Ensino fundamental
topic Literatura; Leitura; Ensino fundamental
Leitura literária. Clássicos. Letramento literário. Educação básica
Leitura literária: Os clássicos no Ensino fundamental
description Este trabalho dedica-se a estudar a prática de leitura literária no ensino fundamental II, mais especificadamente, no 6º e 9º anos. Pesquisamos, em três bibliotecas públicas da cidade de Itabuna, quantos e quais livros foram lidos em 2013. Procuramos identificar e destacar o posicionamento adotado nos documentos oficiais que parametrizam a educação básica, quanto ao lugar e o ensino da leitura de textos literários. Também nos debruçamos sobre a questão do clássico relacionado à formação do cânone, e do clássico conforme propõe Ítalo Calvino. Por fim, analisamos os dados que encontramos nos livros de registro das bibliotecas pesquisadas, relacionando-os ainda à necessidade de desenvolver o letramento literário. Desse modo, constatamos a hipótese do trabalho: de que o aluno do ano inicial lê mais textos clássicos que o aluno do ano final.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Pesquisa bibliográfica; Método quantitativo e qualitativo; Análise de dados
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983/2049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Itabuna-Bahia
2013
Pesquisa em três bibliotecas de colégios públicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 231-252
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 231-252
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565827129344