O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983 |
Resumo: | Este trabalho dedica-se a estudar a prática de leitura literária no ensino fundamental II, mais especificadamente, no 6º e 9º anos. Pesquisamos, em três bibliotecas públicas da cidade de Itabuna, quantos e quais livros foram lidos em 2013. Procuramos identificar e destacar o posicionamento adotado nos documentos oficiais que parametrizam a educação básica, quanto ao lugar e o ensino da leitura de textos literários. Também nos debruçamos sobre a questão do clássico relacionado à formação do cânone, e do clássico conforme propõe Ítalo Calvino. Por fim, analisamos os dados que encontramos nos livros de registro das bibliotecas pesquisadas, relacionando-os ainda à necessidade de desenvolver o letramento literário. Desse modo, constatamos a hipótese do trabalho: de que o aluno do ano inicial lê mais textos clássicos que o aluno do ano final. |
id |
URI-2_57d7a200fb29a03d8979383a2c42f607 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/1983 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNALiteratura; Leitura; Ensino fundamentalLeitura literária. Clássicos. Letramento literário. Educação básicaLeitura literária: Os clássicos no Ensino fundamentalEste trabalho dedica-se a estudar a prática de leitura literária no ensino fundamental II, mais especificadamente, no 6º e 9º anos. Pesquisamos, em três bibliotecas públicas da cidade de Itabuna, quantos e quais livros foram lidos em 2013. Procuramos identificar e destacar o posicionamento adotado nos documentos oficiais que parametrizam a educação básica, quanto ao lugar e o ensino da leitura de textos literários. Também nos debruçamos sobre a questão do clássico relacionado à formação do cânone, e do clássico conforme propõe Ítalo Calvino. Por fim, analisamos os dados que encontramos nos livros de registro das bibliotecas pesquisadas, relacionando-os ainda à necessidade de desenvolver o letramento literário. Desse modo, constatamos a hipótese do trabalho: de que o aluno do ano inicial lê mais textos clássicos que o aluno do ano final.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCAPESChaves, Rosana Ramosde Oliveira Rodrigues, Inara2016-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográfica; Método quantitativo e qualitativo; Análise de dadosapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 231-252Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 231-2521984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983/2049Itabuna-Bahia2013Pesquisa em três bibliotecas de colégios públicosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-28T11:55:43Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1983Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-28T11:55:43Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA |
title |
O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA |
spellingShingle |
O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA Chaves, Rosana Ramos Literatura; Leitura; Ensino fundamental Leitura literária. Clássicos. Letramento literário. Educação básica Leitura literária: Os clássicos no Ensino fundamental |
title_short |
O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA |
title_full |
O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA |
title_fullStr |
O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA |
title_full_unstemmed |
O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA |
title_sort |
O CLÁSSICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A HISTÓRIA CONTADA PELAS BIBLIOTECAS DE ITABUNA |
author |
Chaves, Rosana Ramos |
author_facet |
Chaves, Rosana Ramos de Oliveira Rodrigues, Inara |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Rodrigues, Inara |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Rosana Ramos de Oliveira Rodrigues, Inara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura; Leitura; Ensino fundamental Leitura literária. Clássicos. Letramento literário. Educação básica Leitura literária: Os clássicos no Ensino fundamental |
topic |
Literatura; Leitura; Ensino fundamental Leitura literária. Clássicos. Letramento literário. Educação básica Leitura literária: Os clássicos no Ensino fundamental |
description |
Este trabalho dedica-se a estudar a prática de leitura literária no ensino fundamental II, mais especificadamente, no 6º e 9º anos. Pesquisamos, em três bibliotecas públicas da cidade de Itabuna, quantos e quais livros foram lidos em 2013. Procuramos identificar e destacar o posicionamento adotado nos documentos oficiais que parametrizam a educação básica, quanto ao lugar e o ensino da leitura de textos literários. Também nos debruçamos sobre a questão do clássico relacionado à formação do cânone, e do clássico conforme propõe Ítalo Calvino. Por fim, analisamos os dados que encontramos nos livros de registro das bibliotecas pesquisadas, relacionando-os ainda à necessidade de desenvolver o letramento literário. Desse modo, constatamos a hipótese do trabalho: de que o aluno do ano inicial lê mais textos clássicos que o aluno do ano final. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares Pesquisa bibliográfica; Método quantitativo e qualitativo; Análise de dados |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1983/2049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Itabuna-Bahia 2013 Pesquisa em três bibliotecas de colégios públicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 231-252 Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 231-252 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731565827129344 |