O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ourique, João Luis Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Chaves, Priscila Monteiro, Ghiggi, Gomercindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992
Resumo: A partir de uma análise das últimas atualizações das pesquisas acerca da competência leitora no Brasil, percebe-se o descaso com assuntos que envolvem a leitura; em especial a de textos literários. Essa situação se torna inquietante quando evidencia-se que, apesar de toda ilustração advinda dos avanços científicos e de toda informação difundida, a semiformação passou a ser dominante da consciência atual. Percebe-se, como consequência dessa realidade, a configuração de um país em que a leitura mantém um cunho predominantemente utilitarista, estando ainda fortemente atrelada ao contexto escolar. Entendido o potencial ético e estético da literatura, o presente texto consiste em uma pesquisa bibliográfica, de cunho filosófico, que se apoia nas reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno para questionar essa fragmentada e tecnicista formação do leitor contemporâneo, na busca por compreender a necessidade política de uma leitura calcada na pluralidade dos homens.
id URI-2_62969f47c799b6061e96c2e0feba9161
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1992
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNOEnsino de Literatura; Filosofia da EducacãoLeitor. Hannah Arendt. Literatura. Semiformação. Theodor W. Adorno.Formação de Leitores e Crítica CulturalA partir de uma análise das últimas atualizações das pesquisas acerca da competência leitora no Brasil, percebe-se o descaso com assuntos que envolvem a leitura; em especial a de textos literários. Essa situação se torna inquietante quando evidencia-se que, apesar de toda ilustração advinda dos avanços científicos e de toda informação difundida, a semiformação passou a ser dominante da consciência atual. Percebe-se, como consequência dessa realidade, a configuração de um país em que a leitura mantém um cunho predominantemente utilitarista, estando ainda fortemente atrelada ao contexto escolar. Entendido o potencial ético e estético da literatura, o presente texto consiste em uma pesquisa bibliográfica, de cunho filosófico, que se apoia nas reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno para questionar essa fragmentada e tecnicista formação do leitor contemporâneo, na busca por compreender a necessidade política de uma leitura calcada na pluralidade dos homens.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCNPqOurique, João Luis PereiraChaves, Priscila MonteiroGhiggi, Gomercindo2016-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 79-91Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 79-911984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992/2041info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1992Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO
title O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO
spellingShingle O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO
Ourique, João Luis Pereira
Ensino de Literatura; Filosofia da Educacão
Leitor. Hannah Arendt. Literatura. Semiformação. Theodor W. Adorno.
Formação de Leitores e Crítica Cultural
title_short O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO
title_full O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO
title_fullStr O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO
title_full_unstemmed O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO
title_sort O ESFACELAMENTO DA FORMAÇÃO DO LEITOR CONFRONTADO PELAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E THEODOR W. ADORNO
author Ourique, João Luis Pereira
author_facet Ourique, João Luis Pereira
Chaves, Priscila Monteiro
Ghiggi, Gomercindo
author_role author
author2 Chaves, Priscila Monteiro
Ghiggi, Gomercindo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Ourique, João Luis Pereira
Chaves, Priscila Monteiro
Ghiggi, Gomercindo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Literatura; Filosofia da Educacão
Leitor. Hannah Arendt. Literatura. Semiformação. Theodor W. Adorno.
Formação de Leitores e Crítica Cultural
topic Ensino de Literatura; Filosofia da Educacão
Leitor. Hannah Arendt. Literatura. Semiformação. Theodor W. Adorno.
Formação de Leitores e Crítica Cultural
description A partir de uma análise das últimas atualizações das pesquisas acerca da competência leitora no Brasil, percebe-se o descaso com assuntos que envolvem a leitura; em especial a de textos literários. Essa situação se torna inquietante quando evidencia-se que, apesar de toda ilustração advinda dos avanços científicos e de toda informação difundida, a semiformação passou a ser dominante da consciência atual. Percebe-se, como consequência dessa realidade, a configuração de um país em que a leitura mantém um cunho predominantemente utilitarista, estando ainda fortemente atrelada ao contexto escolar. Entendido o potencial ético e estético da literatura, o presente texto consiste em uma pesquisa bibliográfica, de cunho filosófico, que se apoia nas reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno para questionar essa fragmentada e tecnicista formação do leitor contemporâneo, na busca por compreender a necessidade política de uma leitura calcada na pluralidade dos homens.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1992/2041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 79-91
Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 79-91
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731567079129088