ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar Bittencourt, Zoraia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schwartz, Suzana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142
Resumo: Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no ingresso de estudantes na Educação Superior. A democratização do acesso propiciou a alunos historicamente excluídos desses espaços oportunidade de formação acadêmica. Muitos dos estudantes, porém, constituem um perfil discente caracterizado por apresentar na Educação Básica uma precária formação em algumas áreas do conhecimento, incluindo aprendizagem e uso proficiente da leitura. Como consequência desse histórico, tais estudantes estão revelando dificuldades na leitura de textos de cunho científico. Considerando que uma das práticas de ensino mais comuns na Educação Superior está baseada na solicitação de leitura prévia de textos científicos para as aulas, especialmente em cursos de licenciatura, esse artigo objetiva apresentar o conceito de alfabetização acadêmica, articulado com o novo perfil dos alunos ingressantes nos cursos de licenciatura, encaminhando para a proposta de inserir o tema em um componente curricular nos primeiros semestres de cursos de licenciatura.
id URI-2_68a935fdf8b826d886747cbb444511f4
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/4142
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURANas últimas décadas, houve um aumento significativo no ingresso de estudantes na Educação Superior. A democratização do acesso propiciou a alunos historicamente excluídos desses espaços oportunidade de formação acadêmica. Muitos dos estudantes, porém, constituem um perfil discente caracterizado por apresentar na Educação Básica uma precária formação em algumas áreas do conhecimento, incluindo aprendizagem e uso proficiente da leitura. Como consequência desse histórico, tais estudantes estão revelando dificuldades na leitura de textos de cunho científico. Considerando que uma das práticas de ensino mais comuns na Educação Superior está baseada na solicitação de leitura prévia de textos científicos para as aulas, especialmente em cursos de licenciatura, esse artigo objetiva apresentar o conceito de alfabetização acadêmica, articulado com o novo perfil dos alunos ingressantes nos cursos de licenciatura, encaminhando para a proposta de inserir o tema em um componente curricular nos primeiros semestres de cursos de licenciatura.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesAguiar Bittencourt, ZoraiaSchwartz, Suzana2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 164-181Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 164-1811984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142/3190Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-02T12:46:31Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4142Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2022-02-02T12:46:31Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA
title ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA
spellingShingle ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA
Aguiar Bittencourt, Zoraia
title_short ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA
title_full ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA
title_sort ALFABETIZAÇÃO ACADÊMICA: ALTERNATIVAS PARA QUALIFICAR CURSOS DE LICENCIATURA
author Aguiar Bittencourt, Zoraia
author_facet Aguiar Bittencourt, Zoraia
Schwartz, Suzana
author_role author
author2 Schwartz, Suzana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar Bittencourt, Zoraia
Schwartz, Suzana
dc.subject.none.fl_str_mv


description Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no ingresso de estudantes na Educação Superior. A democratização do acesso propiciou a alunos historicamente excluídos desses espaços oportunidade de formação acadêmica. Muitos dos estudantes, porém, constituem um perfil discente caracterizado por apresentar na Educação Básica uma precária formação em algumas áreas do conhecimento, incluindo aprendizagem e uso proficiente da leitura. Como consequência desse histórico, tais estudantes estão revelando dificuldades na leitura de textos de cunho científico. Considerando que uma das práticas de ensino mais comuns na Educação Superior está baseada na solicitação de leitura prévia de textos científicos para as aulas, especialmente em cursos de licenciatura, esse artigo objetiva apresentar o conceito de alfabetização acadêmica, articulado com o novo perfil dos alunos ingressantes nos cursos de licenciatura, encaminhando para a proposta de inserir o tema em um componente curricular nos primeiros semestres de cursos de licenciatura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/4142/3190
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 164-181
Revista Língua&Literatura; v. 23, n. 42 (2021): ANÁLISE DO DISCURSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS, AÇÕES E CONTEXTOS; 164-181
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731565292355584