A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de refletir sobre a relação entre os sujeitos presentes no processo de leitura. Ancorados no aparato teórico da análise do discurso entendemos o ato de leitura como um processo bastante complexo que envolve um sujeito no lugar de autor, o qual se dirige a um leitor imaginário que não necessariamente corresponde ao leitor real. Dessa forma, não há garantias de manutenção dos sentidos de um texto, mas há um processo de desestruturação-reestruturação dos sentidos no processo de leitura. Para pensarmos a constituição dos sentidos e a relação entre o autor, leitor real e leitor imaginário, usamos um artigo do jornal "A Folha de São Paulo" postado no Facebook dia 21 de dezembro de 2016, bem como alguns comentários, também do Facebook, a respeito do texto. Este artigo se justifica pelo fato de que para compreender como o sujeito e o sentido se constituem no ato de leitura é necessário ter presente o movimento dos sentidos concomitantes e antagônicos entre as posições de autor e de leitores, o que podemos comparar a uma dança dos sentidos. |
id |
URI-2_72463ebcc581e89815205c4537820be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/2765 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REALLinguística e LiteraturaLeitura. Posição autor. Leitor imaginário. Leitor real.LeituraEste artigo tem o propósito de refletir sobre a relação entre os sujeitos presentes no processo de leitura. Ancorados no aparato teórico da análise do discurso entendemos o ato de leitura como um processo bastante complexo que envolve um sujeito no lugar de autor, o qual se dirige a um leitor imaginário que não necessariamente corresponde ao leitor real. Dessa forma, não há garantias de manutenção dos sentidos de um texto, mas há um processo de desestruturação-reestruturação dos sentidos no processo de leitura. Para pensarmos a constituição dos sentidos e a relação entre o autor, leitor real e leitor imaginário, usamos um artigo do jornal "A Folha de São Paulo" postado no Facebook dia 21 de dezembro de 2016, bem como alguns comentários, também do Facebook, a respeito do texto. Este artigo se justifica pelo fato de que para compreender como o sujeito e o sentido se constituem no ato de leitura é necessário ter presente o movimento dos sentidos concomitantes e antagônicos entre as posições de autor e de leitores, o que podemos comparar a uma dança dos sentidos. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesRamos, Thaís Valim2018-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 120-132Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 120-1321984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765/2579Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T13:14:46Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2765Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2018-04-16T13:14:46Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL |
title |
A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL |
spellingShingle |
A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL Ramos, Thaís Valim Linguística e Literatura Leitura. Posição autor. Leitor imaginário. Leitor real. Leitura |
title_short |
A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL |
title_full |
A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL |
title_fullStr |
A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL |
title_full_unstemmed |
A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL |
title_sort |
A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL |
author |
Ramos, Thaís Valim |
author_facet |
Ramos, Thaís Valim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Thaís Valim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística e Literatura Leitura. Posição autor. Leitor imaginário. Leitor real. Leitura |
topic |
Linguística e Literatura Leitura. Posição autor. Leitor imaginário. Leitor real. Leitura |
description |
Este artigo tem o propósito de refletir sobre a relação entre os sujeitos presentes no processo de leitura. Ancorados no aparato teórico da análise do discurso entendemos o ato de leitura como um processo bastante complexo que envolve um sujeito no lugar de autor, o qual se dirige a um leitor imaginário que não necessariamente corresponde ao leitor real. Dessa forma, não há garantias de manutenção dos sentidos de um texto, mas há um processo de desestruturação-reestruturação dos sentidos no processo de leitura. Para pensarmos a constituição dos sentidos e a relação entre o autor, leitor real e leitor imaginário, usamos um artigo do jornal "A Folha de São Paulo" postado no Facebook dia 21 de dezembro de 2016, bem como alguns comentários, também do Facebook, a respeito do texto. Este artigo se justifica pelo fato de que para compreender como o sujeito e o sentido se constituem no ato de leitura é necessário ter presente o movimento dos sentidos concomitantes e antagônicos entre as posições de autor e de leitores, o que podemos comparar a uma dança dos sentidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765/2579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 120-132 Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 120-132 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731567111634944 |