A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Thaís Valim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765
Resumo: Este artigo tem o propósito de refletir sobre a relação entre os sujeitos  presentes no processo de leitura. Ancorados no aparato teórico da análise do discurso entendemos o ato de leitura como um processo bastante complexo que envolve um sujeito no lugar de autor, o qual se dirige a um leitor imaginário que não necessariamente corresponde ao leitor real. Dessa forma, não há garantias de manutenção dos sentidos de um texto, mas há um processo de desestruturação-reestruturação dos sentidos no processo de leitura. Para pensarmos a constituição dos sentidos e a relação entre o autor, leitor real e leitor imaginário, usamos um artigo do jornal "A Folha de São Paulo" postado no Facebook dia 21 de dezembro de 2016, bem como alguns comentários, também do Facebook, a respeito do texto. Este artigo se justifica pelo fato de que para compreender como o sujeito e o sentido se constituem no ato de leitura é necessário ter presente o movimento dos sentidos concomitantes e antagônicos entre as posições de autor e de leitores, o que podemos comparar a uma dança dos sentidos. 
id URI-2_72463ebcc581e89815205c4537820be8
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/2765
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REALLinguística e LiteraturaLeitura. Posição autor. Leitor imaginário. Leitor real.LeituraEste artigo tem o propósito de refletir sobre a relação entre os sujeitos  presentes no processo de leitura. Ancorados no aparato teórico da análise do discurso entendemos o ato de leitura como um processo bastante complexo que envolve um sujeito no lugar de autor, o qual se dirige a um leitor imaginário que não necessariamente corresponde ao leitor real. Dessa forma, não há garantias de manutenção dos sentidos de um texto, mas há um processo de desestruturação-reestruturação dos sentidos no processo de leitura. Para pensarmos a constituição dos sentidos e a relação entre o autor, leitor real e leitor imaginário, usamos um artigo do jornal "A Folha de São Paulo" postado no Facebook dia 21 de dezembro de 2016, bem como alguns comentários, também do Facebook, a respeito do texto. Este artigo se justifica pelo fato de que para compreender como o sujeito e o sentido se constituem no ato de leitura é necessário ter presente o movimento dos sentidos concomitantes e antagônicos entre as posições de autor e de leitores, o que podemos comparar a uma dança dos sentidos. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesRamos, Thaís Valim2018-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 120-132Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 120-1321984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765/2579Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-16T13:14:46Zoai:ojs.200.203.105.109:article/2765Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2018-04-16T13:14:46Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL
title A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL
spellingShingle A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL
Ramos, Thaís Valim
Linguística e Literatura
Leitura. Posição autor. Leitor imaginário. Leitor real.
Leitura
title_short A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL
title_full A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL
title_fullStr A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL
title_full_unstemmed A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL
title_sort A DANÇA DOS SENTIDOS: DO SUJEITO AUTOR AO LEITOR REAL
author Ramos, Thaís Valim
author_facet Ramos, Thaís Valim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Thaís Valim
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística e Literatura
Leitura. Posição autor. Leitor imaginário. Leitor real.
Leitura
topic Linguística e Literatura
Leitura. Posição autor. Leitor imaginário. Leitor real.
Leitura
description Este artigo tem o propósito de refletir sobre a relação entre os sujeitos  presentes no processo de leitura. Ancorados no aparato teórico da análise do discurso entendemos o ato de leitura como um processo bastante complexo que envolve um sujeito no lugar de autor, o qual se dirige a um leitor imaginário que não necessariamente corresponde ao leitor real. Dessa forma, não há garantias de manutenção dos sentidos de um texto, mas há um processo de desestruturação-reestruturação dos sentidos no processo de leitura. Para pensarmos a constituição dos sentidos e a relação entre o autor, leitor real e leitor imaginário, usamos um artigo do jornal "A Folha de São Paulo" postado no Facebook dia 21 de dezembro de 2016, bem como alguns comentários, também do Facebook, a respeito do texto. Este artigo se justifica pelo fato de que para compreender como o sujeito e o sentido se constituem no ato de leitura é necessário ter presente o movimento dos sentidos concomitantes e antagônicos entre as posições de autor e de leitores, o que podemos comparar a uma dança dos sentidos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/2765/2579
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Língua&Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 120-132
Revista Língua&Literatura; v. 19, n. 34 (2017): Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real; 120-132
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731567111634944