Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nietto, Rosângela F. S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alves, Lourdes Kaminski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67
Resumo: O presente artigo pretende refletir sobre a dificuldade de produção de textos, nas modalidades acadêmicas e científicas no ensino superior. Diante disto, busca-se levantar alguns questionamentos, promover algumas reflexões, suscitar dúvidas a respeito das práticas de escrita e leitura dos acadêmicos, práticas estas pertinentes tanto à sua condição de sujeito/cidadão quanto à de universitário e de futuro profissional de sua área. A alfabetização e o letramento, processos pelos quais o sujeito passa em sua vida, e em grande parte dela, escolares, são perpassados por ações que estão intimamente ligadas à subjetividade e às concepções que cada um dos atores que participam deste processo têm da leitura e da escrita ao longo do percurso de suas vidas.
id URI-2_783b601f901921753a711bbff5e0a16d
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/67
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?O presente artigo pretende refletir sobre a dificuldade de produção de textos, nas modalidades acadêmicas e científicas no ensino superior. Diante disto, busca-se levantar alguns questionamentos, promover algumas reflexões, suscitar dúvidas a respeito das práticas de escrita e leitura dos acadêmicos, práticas estas pertinentes tanto à sua condição de sujeito/cidadão quanto à de universitário e de futuro profissional de sua área. A alfabetização e o letramento, processos pelos quais o sujeito passa em sua vida, e em grande parte dela, escolares, são perpassados por ações que estão intimamente ligadas à subjetividade e às concepções que cada um dos atores que participam deste processo têm da leitura e da escrita ao longo do percurso de suas vidas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesNietto, Rosângela F. S.Alves, Lourdes Kaminski2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67Revista Língua&Literatura; v. 9, n. 13 (2007): Línguística Aplicada em Foco; p. 29-52Revista Língua&Literatura; v. 9, n. 13 (2007): Línguística Aplicada em Foco; p. 29-521984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67/126http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67/127info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T18:22:05Zoai:ojs.200.203.105.109:article/67Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T18:22:05Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?
title Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?
spellingShingle Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?
Nietto, Rosângela F. S.
title_short Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?
title_full Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?
title_fullStr Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?
title_full_unstemmed Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?
title_sort Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?
author Nietto, Rosângela F. S.
author_facet Nietto, Rosângela F. S.
Alves, Lourdes Kaminski
author_role author
author2 Alves, Lourdes Kaminski
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nietto, Rosângela F. S.
Alves, Lourdes Kaminski
dc.subject.none.fl_str_mv


description O presente artigo pretende refletir sobre a dificuldade de produção de textos, nas modalidades acadêmicas e científicas no ensino superior. Diante disto, busca-se levantar alguns questionamentos, promover algumas reflexões, suscitar dúvidas a respeito das práticas de escrita e leitura dos acadêmicos, práticas estas pertinentes tanto à sua condição de sujeito/cidadão quanto à de universitário e de futuro profissional de sua área. A alfabetização e o letramento, processos pelos quais o sujeito passa em sua vida, e em grande parte dela, escolares, são perpassados por ações que estão intimamente ligadas à subjetividade e às concepções que cada um dos atores que participam deste processo têm da leitura e da escrita ao longo do percurso de suas vidas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67/126
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67/127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 9, n. 13 (2007): Línguística Aplicada em Foco; p. 29-52
Revista Língua&Literatura; v. 9, n. 13 (2007): Línguística Aplicada em Foco; p. 29-52
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1809731567176646656