Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67 |
Resumo: | O presente artigo pretende refletir sobre a dificuldade de produção de textos, nas modalidades acadêmicas e científicas no ensino superior. Diante disto, busca-se levantar alguns questionamentos, promover algumas reflexões, suscitar dúvidas a respeito das práticas de escrita e leitura dos acadêmicos, práticas estas pertinentes tanto à sua condição de sujeito/cidadão quanto à de universitário e de futuro profissional de sua área. A alfabetização e o letramento, processos pelos quais o sujeito passa em sua vida, e em grande parte dela, escolares, são perpassados por ações que estão intimamente ligadas à subjetividade e às concepções que cada um dos atores que participam deste processo têm da leitura e da escrita ao longo do percurso de suas vidas. |
id |
URI-2_783b601f901921753a711bbff5e0a16d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/67 |
network_acronym_str |
URI-2 |
network_name_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto?O presente artigo pretende refletir sobre a dificuldade de produção de textos, nas modalidades acadêmicas e científicas no ensino superior. Diante disto, busca-se levantar alguns questionamentos, promover algumas reflexões, suscitar dúvidas a respeito das práticas de escrita e leitura dos acadêmicos, práticas estas pertinentes tanto à sua condição de sujeito/cidadão quanto à de universitário e de futuro profissional de sua área. A alfabetização e o letramento, processos pelos quais o sujeito passa em sua vida, e em grande parte dela, escolares, são perpassados por ações que estão intimamente ligadas à subjetividade e às concepções que cada um dos atores que participam deste processo têm da leitura e da escrita ao longo do percurso de suas vidas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesNietto, Rosângela F. S.Alves, Lourdes Kaminski2012-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por Paresapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67Revista Língua&Literatura; v. 9, n. 13 (2007): Línguística Aplicada em Foco; p. 29-52Revista Língua&Literatura; v. 9, n. 13 (2007): Línguística Aplicada em Foco; p. 29-521984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67/126http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67/127info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T18:22:05Zoai:ojs.200.203.105.109:article/67Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2012-04-18T18:22:05Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto? |
title |
Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto? |
spellingShingle |
Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto? Nietto, Rosângela F. S. |
title_short |
Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto? |
title_full |
Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto? |
title_fullStr |
Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto? |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto? |
title_sort |
Reflexões sobre (re)escrita no ensino superior: qual o papel do professor nesse contexto? |
author |
Nietto, Rosângela F. S. |
author_facet |
Nietto, Rosângela F. S. Alves, Lourdes Kaminski |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Lourdes Kaminski |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nietto, Rosângela F. S. Alves, Lourdes Kaminski |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente artigo pretende refletir sobre a dificuldade de produção de textos, nas modalidades acadêmicas e científicas no ensino superior. Diante disto, busca-se levantar alguns questionamentos, promover algumas reflexões, suscitar dúvidas a respeito das práticas de escrita e leitura dos acadêmicos, práticas estas pertinentes tanto à sua condição de sujeito/cidadão quanto à de universitário e de futuro profissional de sua área. A alfabetização e o letramento, processos pelos quais o sujeito passa em sua vida, e em grande parte dela, escolares, são perpassados por ações que estão intimamente ligadas à subjetividade e às concepções que cada um dos atores que participam deste processo têm da leitura e da escrita ao longo do percurso de suas vidas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliação por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67/126 http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/67/127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Língua&Literatura; v. 9, n. 13 (2007): Línguística Aplicada em Foco; p. 29-52 Revista Língua&Literatura; v. 9, n. 13 (2007): Línguística Aplicada em Foco; p. 29-52 1984-381x 1415-8817 reponame:Revista Língua & Literatura (Online) instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Revista Língua & Literatura (Online) |
collection |
Revista Língua & Literatura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br |
_version_ |
1809731567176646656 |