LITERATURA INFANTOJUVENIL E ENSINO: LER PARA SABER OU LER PARA SER?
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Língua & Literatura (Online) |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1966 |
Resumo: | O artigo objetiva apresentar argumentos sobre a real necessidade de se encarar a leitura literária, no caso, leitura da literatura infantojuvenil, como uma atividade de ensino, nos padrões ora vigentes nos currículos escolares. Na tentativa de garantir que a criança e o adolescente tenham acesso às obras, por força de não haver hábito cultural que valorize a leitura literária, o sistema escolar se encarrega de abrir-lhe algum espaço na sala de aula, cada vez mais prejudicado sob os efeitos da disciplinarização do ensino e em virtude da equivocada escolarização da leitura. Como garantir que haja leitores reais e leitura efetiva? As noções sobre sujeito leitor podem trazer alguma luz sobre a prática da leitura literária na escola. |
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LITERATURA INFANTOJUVENIL E ENSINO: LER PARA SABER OU LER PARA SER?Letras; LiteraturaLiteratura infantojuvenil; Ensino; Sujeito leitor; Diário de leitura.Literatura e EnsinoO artigo objetiva apresentar argumentos sobre a real necessidade de se encarar a leitura literária, no caso, leitura da literatura infantojuvenil, como uma atividade de ensino, nos padrões ora vigentes nos currículos escolares. Na tentativa de garantir que a criança e o adolescente tenham acesso às obras, por força de não haver hábito cultural que valorize a leitura literária, o sistema escolar se encarrega de abrir-lhe algum espaço na sala de aula, cada vez mais prejudicado sob os efeitos da disciplinarização do ensino e em virtude da equivocada escolarização da leitura. Como garantir que haja leitores reais e leitura efetiva? As noções sobre sujeito leitor podem trazer alguma luz sobre a prática da leitura literária na escola.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesBoberg, Hiudéa Tempesta RodriguesStopa, Rafaela2015-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1966Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 215-230Revista Língua&Literatura; v. 17, n. 30 (2015): Número especial: LITERATURA, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES; 215-2301984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1966/2048info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-21T14:09:37Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1966Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturaPUBhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2016-03-21T14:09:37Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
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