STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima dos Anjos, Aline
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Câmara Pízzato, Michelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1004
Resumo: Para um melhor entendimento sobre os conteúdos de química e sua relação com o cotidiano dos estudantes, devem ser propostas situações em que as aulas ministradas estejam ligadas a situações do mundo real, resolvendo qualquer problema do dia a dia. STEM Education busca quebrar a barreira entre conteúdos disciplinares, fazendo com que os conceitos apresentados na disciplina sejam colocados em prática, promovendo aos estudantes um estudo mais amplo e dinâmico. Este trabalho busca apresentar uma definição conceitual sobre o termo “STEM” e sua relação com o ensino de química. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica utilizando os termos “STEM” e “Chemical education”, no período de março (2020) a dezembro de 2021, no Portal de Periódicos da Capes, no Educational Resources Information Center (ERIC) e também no periódico Journal of Chemical Education. Dos 609 (seiscentos e nove) artigos encontrados na busca, somente 20 (vinte) foram selecionados para categorização e análise. Através das análises feitas nos artigos em relação a definição do termo STEM, foi possível constatar que o mesmo pode sofrer alterações dependendo do nível de ensino onde é aplicado. O uso de STEM no ensino de química, quer seja segundo qualquer uma das concepções do termo, monstra que o pode professor trabalhar de uma forma individual desde que se relacione a tecnologia ou engenharia aos conteúdos básicos de química.
id URI-5_281d02efda082771a2bfbc27b1bd5be5
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/1004
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICASTEMEnsinoQuímicaPara um melhor entendimento sobre os conteúdos de química e sua relação com o cotidiano dos estudantes, devem ser propostas situações em que as aulas ministradas estejam ligadas a situações do mundo real, resolvendo qualquer problema do dia a dia. STEM Education busca quebrar a barreira entre conteúdos disciplinares, fazendo com que os conceitos apresentados na disciplina sejam colocados em prática, promovendo aos estudantes um estudo mais amplo e dinâmico. Este trabalho busca apresentar uma definição conceitual sobre o termo “STEM” e sua relação com o ensino de química. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica utilizando os termos “STEM” e “Chemical education”, no período de março (2020) a dezembro de 2021, no Portal de Periódicos da Capes, no Educational Resources Information Center (ERIC) e também no periódico Journal of Chemical Education. Dos 609 (seiscentos e nove) artigos encontrados na busca, somente 20 (vinte) foram selecionados para categorização e análise. Através das análises feitas nos artigos em relação a definição do termo STEM, foi possível constatar que o mesmo pode sofrer alterações dependendo do nível de ensino onde é aplicado. O uso de STEM no ensino de química, quer seja segundo qualquer uma das concepções do termo, monstra que o pode professor trabalhar de uma forma individual desde que se relacione a tecnologia ou engenharia aos conteúdos básicos de química.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/100410.31512/encitec.v13i2.1004Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 07-222237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1004/591Copyright (c) 2023 Aline Lima dos Anjos, Michelle Câmara Pízzatohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima dos Anjos, AlineCâmara Pízzato, Michelle 2023-08-21T19:53:55Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1004Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-08-21T19:53:55Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
title STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
spellingShingle STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
Lima dos Anjos, Aline
STEM
Ensino
Química
title_short STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
title_full STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
title_fullStr STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
title_full_unstemmed STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
title_sort STEM EDUCATION: DEFINIÇÕES DO TERMO E SUA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
author Lima dos Anjos, Aline
author_facet Lima dos Anjos, Aline
Câmara Pízzato, Michelle
author_role author
author2 Câmara Pízzato, Michelle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima dos Anjos, Aline
Câmara Pízzato, Michelle
dc.subject.por.fl_str_mv STEM
Ensino
Química
topic STEM
Ensino
Química
description Para um melhor entendimento sobre os conteúdos de química e sua relação com o cotidiano dos estudantes, devem ser propostas situações em que as aulas ministradas estejam ligadas a situações do mundo real, resolvendo qualquer problema do dia a dia. STEM Education busca quebrar a barreira entre conteúdos disciplinares, fazendo com que os conceitos apresentados na disciplina sejam colocados em prática, promovendo aos estudantes um estudo mais amplo e dinâmico. Este trabalho busca apresentar uma definição conceitual sobre o termo “STEM” e sua relação com o ensino de química. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica utilizando os termos “STEM” e “Chemical education”, no período de março (2020) a dezembro de 2021, no Portal de Periódicos da Capes, no Educational Resources Information Center (ERIC) e também no periódico Journal of Chemical Education. Dos 609 (seiscentos e nove) artigos encontrados na busca, somente 20 (vinte) foram selecionados para categorização e análise. Através das análises feitas nos artigos em relação a definição do termo STEM, foi possível constatar que o mesmo pode sofrer alterações dependendo do nível de ensino onde é aplicado. O uso de STEM no ensino de química, quer seja segundo qualquer uma das concepções do termo, monstra que o pode professor trabalhar de uma forma individual desde que se relacione a tecnologia ou engenharia aos conteúdos básicos de química.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1004
10.31512/encitec.v13i2.1004
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1004
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i2.1004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1004/591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Aline Lima dos Anjos, Michelle Câmara Pízzato
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Aline Lima dos Anjos, Michelle Câmara Pízzato
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 2 (2023); 07-22
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333194756096