OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1189 |
Resumo: | Em decorrência dos avanços tecnológicos, várias possibilidades metodológicas de aprendizagem ganharam impulso no campo educacional, o que se tornou terreno fértil para investigação. É nessa problemática que emerge o objetivo norteador deste trabalho, pois, em seu bojo, residem chances de se mensurar e compreender algumas contribuições da Neuroaprendizagem associadas aos recursos tecnológicos como indicadores para o processo de ensino-aprendizagem. A Neuroaprendizagem abre caminhos para o entendimento dos processos cognitivos. A princípio, foi feita uma análise sobre os fundamentos da Neuroaprendizagem atrelada ao uso das tecnologias, especificamente no contexto formativo dos discentes. Além do mais, foram abordados aspectos de como é possível a viabilização do ensino-aprendizagem na cibercultura por meio dos recursos digitais como as imagens (midiática e representativa). Para tanto, a pesquisa assumiu caráter exploratório e, metodologicamente, configurou-se como uma pesquisa qualitativa, apoiada em pesquisa bibliográfica, tendo como suporte teórico autores que contribuíram com essa linha de pesquisa. Os dados produzidos a partir das contribuições bibliográfica, através dos quais se permitiu concluir que a Neuroaprendizagem atrelada a tecnologias é meio que pode auxiliar a aprendizagem significativa, mas se faz necessário planejamento cuidadoso para propiciar métodos que dinamizem o aprender. |
id |
URI-5_337ec75ec2aac26da11f6e0aa8ff844e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/1189 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTESNeuroaprendizagemTecnologiasPráticas pedagógicasEm decorrência dos avanços tecnológicos, várias possibilidades metodológicas de aprendizagem ganharam impulso no campo educacional, o que se tornou terreno fértil para investigação. É nessa problemática que emerge o objetivo norteador deste trabalho, pois, em seu bojo, residem chances de se mensurar e compreender algumas contribuições da Neuroaprendizagem associadas aos recursos tecnológicos como indicadores para o processo de ensino-aprendizagem. A Neuroaprendizagem abre caminhos para o entendimento dos processos cognitivos. A princípio, foi feita uma análise sobre os fundamentos da Neuroaprendizagem atrelada ao uso das tecnologias, especificamente no contexto formativo dos discentes. Além do mais, foram abordados aspectos de como é possível a viabilização do ensino-aprendizagem na cibercultura por meio dos recursos digitais como as imagens (midiática e representativa). Para tanto, a pesquisa assumiu caráter exploratório e, metodologicamente, configurou-se como uma pesquisa qualitativa, apoiada em pesquisa bibliográfica, tendo como suporte teórico autores que contribuíram com essa linha de pesquisa. Os dados produzidos a partir das contribuições bibliográfica, através dos quais se permitiu concluir que a Neuroaprendizagem atrelada a tecnologias é meio que pode auxiliar a aprendizagem significativa, mas se faz necessário planejamento cuidadoso para propiciar métodos que dinamizem o aprender.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2024-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/118910.31512/encitec.v14i1.1189Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 152-1682237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1189/747Copyright (c) 2024 Jadilson Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jadilson2024-04-29T13:00:27Zoai:ojs2.san.uri.br:article/1189Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2024-04-29T13:00:27Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES |
title |
OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES |
spellingShingle |
OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES Souza, Jadilson Neuroaprendizagem Tecnologias Práticas pedagógicas |
title_short |
OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES |
title_full |
OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES |
title_fullStr |
OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES |
title_full_unstemmed |
OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES |
title_sort |
OS FUNDAMENTOS DA NEUROAPRENDIZAGEM ATRELADOS ÀS TECNOLOGIAS : UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS DISCENTES |
author |
Souza, Jadilson |
author_facet |
Souza, Jadilson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jadilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neuroaprendizagem Tecnologias Práticas pedagógicas |
topic |
Neuroaprendizagem Tecnologias Práticas pedagógicas |
description |
Em decorrência dos avanços tecnológicos, várias possibilidades metodológicas de aprendizagem ganharam impulso no campo educacional, o que se tornou terreno fértil para investigação. É nessa problemática que emerge o objetivo norteador deste trabalho, pois, em seu bojo, residem chances de se mensurar e compreender algumas contribuições da Neuroaprendizagem associadas aos recursos tecnológicos como indicadores para o processo de ensino-aprendizagem. A Neuroaprendizagem abre caminhos para o entendimento dos processos cognitivos. A princípio, foi feita uma análise sobre os fundamentos da Neuroaprendizagem atrelada ao uso das tecnologias, especificamente no contexto formativo dos discentes. Além do mais, foram abordados aspectos de como é possível a viabilização do ensino-aprendizagem na cibercultura por meio dos recursos digitais como as imagens (midiática e representativa). Para tanto, a pesquisa assumiu caráter exploratório e, metodologicamente, configurou-se como uma pesquisa qualitativa, apoiada em pesquisa bibliográfica, tendo como suporte teórico autores que contribuíram com essa linha de pesquisa. Os dados produzidos a partir das contribuições bibliográfica, através dos quais se permitiu concluir que a Neuroaprendizagem atrelada a tecnologias é meio que pode auxiliar a aprendizagem significativa, mas se faz necessário planejamento cuidadoso para propiciar métodos que dinamizem o aprender. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1189 10.31512/encitec.v14i1.1189 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1189 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v14i1.1189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/1189/747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Jadilson Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Jadilson Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 14 n. 1 (2024); 152-168 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333234601984 |