ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gambin, Kely Cristina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: John Scheid, Neusa Maria, de Andrade Leite, Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/292
Resumo: Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa realizada com o objetivo identificar trabalhos acadêmicos que tratam do ensino de genética na Educação Básica brasileira, tendo como foco o mapeamento de abordagens possíveis para o ensino e as estratégias de pesquisa utilizadas. O corpus da pesquisa se constituiu de dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras, nos anos de 1999 a 2019, utilizando o descritor “Ensino de Genética”. Por meio de análise qualitativa identificou-se trinta e nove trabalhos publicados acerca da temática, sendo trinta dissertações e nove teses. Os resultados indicam que, nos trabalhos analisados, estudos acerca dos conceitos de Genética trabalhados na Educação Básica prevaleceram. Dentre esses conceitos, o DNA foi apontado como uma das principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Também foram empregadas diferentes estratégias de pesquisa, destacando-se a análise de recursos didáticos. Diante dos resultados, pode-se inferir que a expressiva publicação de temas relacionados ao ensino de Genética pode ser um bom indicativo de como as áreas de pesquisa em Educação e em Ensino tem priorizado essa temática. Isso pode indicar que há uma saudável preocupação com as questões referentes ao currículo, metodologia e concepções de ensino na área de Ciências da Natureza, com foco na Genética.
id URI-5_3aa03b99ff534d1fcb228e07c0f755f7
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/292
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSUEnsino de Biologia, Livro Didático, Ensino de Ciências, Ensino Científico.Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa realizada com o objetivo identificar trabalhos acadêmicos que tratam do ensino de genética na Educação Básica brasileira, tendo como foco o mapeamento de abordagens possíveis para o ensino e as estratégias de pesquisa utilizadas. O corpus da pesquisa se constituiu de dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras, nos anos de 1999 a 2019, utilizando o descritor “Ensino de Genética”. Por meio de análise qualitativa identificou-se trinta e nove trabalhos publicados acerca da temática, sendo trinta dissertações e nove teses. Os resultados indicam que, nos trabalhos analisados, estudos acerca dos conceitos de Genética trabalhados na Educação Básica prevaleceram. Dentre esses conceitos, o DNA foi apontado como uma das principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Também foram empregadas diferentes estratégias de pesquisa, destacando-se a análise de recursos didáticos. Diante dos resultados, pode-se inferir que a expressiva publicação de temas relacionados ao ensino de Genética pode ser um bom indicativo de como as áreas de pesquisa em Educação e em Ensino tem priorizado essa temática. Isso pode indicar que há uma saudável preocupação com as questões referentes ao currículo, metodologia e concepções de ensino na área de Ciências da Natureza, com foco na Genética.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/29210.31512/encitec.v11i3.292Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 62-772237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/292/287Copyright (c) 2021 Kely Cristina Gambin, Neusa Maria John Scheid, Fabiane de Andrade Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGambin, Kely CristinaJohn Scheid, Neusa Maria de Andrade Leite, Fabiane 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/292Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU
title ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU
spellingShingle ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU
Gambin, Kely Cristina
Ensino de Biologia, Livro Didático, Ensino de Ciências, Ensino Científico.
title_short ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU
title_full ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU
title_fullStr ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU
title_full_unstemmed ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU
title_sort ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU
author Gambin, Kely Cristina
author_facet Gambin, Kely Cristina
John Scheid, Neusa Maria
de Andrade Leite, Fabiane
author_role author
author2 John Scheid, Neusa Maria
de Andrade Leite, Fabiane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gambin, Kely Cristina
John Scheid, Neusa Maria
de Andrade Leite, Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia, Livro Didático, Ensino de Ciências, Ensino Científico.
topic Ensino de Biologia, Livro Didático, Ensino de Ciências, Ensino Científico.
description Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa realizada com o objetivo identificar trabalhos acadêmicos que tratam do ensino de genética na Educação Básica brasileira, tendo como foco o mapeamento de abordagens possíveis para o ensino e as estratégias de pesquisa utilizadas. O corpus da pesquisa se constituiu de dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras, nos anos de 1999 a 2019, utilizando o descritor “Ensino de Genética”. Por meio de análise qualitativa identificou-se trinta e nove trabalhos publicados acerca da temática, sendo trinta dissertações e nove teses. Os resultados indicam que, nos trabalhos analisados, estudos acerca dos conceitos de Genética trabalhados na Educação Básica prevaleceram. Dentre esses conceitos, o DNA foi apontado como uma das principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Também foram empregadas diferentes estratégias de pesquisa, destacando-se a análise de recursos didáticos. Diante dos resultados, pode-se inferir que a expressiva publicação de temas relacionados ao ensino de Genética pode ser um bom indicativo de como as áreas de pesquisa em Educação e em Ensino tem priorizado essa temática. Isso pode indicar que há uma saudável preocupação com as questões referentes ao currículo, metodologia e concepções de ensino na área de Ciências da Natureza, com foco na Genética.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/292
10.31512/encitec.v11i3.292
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/292
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v11i3.292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/292/287
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Kely Cristina Gambin, Neusa Maria John Scheid, Fabiane de Andrade Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Kely Cristina Gambin, Neusa Maria John Scheid, Fabiane de Andrade Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 62-77
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333641449472