ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/292 |
Resumo: | Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa realizada com o objetivo identificar trabalhos acadêmicos que tratam do ensino de genética na Educação Básica brasileira, tendo como foco o mapeamento de abordagens possíveis para o ensino e as estratégias de pesquisa utilizadas. O corpus da pesquisa se constituiu de dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras, nos anos de 1999 a 2019, utilizando o descritor “Ensino de Genética”. Por meio de análise qualitativa identificou-se trinta e nove trabalhos publicados acerca da temática, sendo trinta dissertações e nove teses. Os resultados indicam que, nos trabalhos analisados, estudos acerca dos conceitos de Genética trabalhados na Educação Básica prevaleceram. Dentre esses conceitos, o DNA foi apontado como uma das principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Também foram empregadas diferentes estratégias de pesquisa, destacando-se a análise de recursos didáticos. Diante dos resultados, pode-se inferir que a expressiva publicação de temas relacionados ao ensino de Genética pode ser um bom indicativo de como as áreas de pesquisa em Educação e em Ensino tem priorizado essa temática. Isso pode indicar que há uma saudável preocupação com as questões referentes ao currículo, metodologia e concepções de ensino na área de Ciências da Natureza, com foco na Genética. |
id |
URI-5_3aa03b99ff534d1fcb228e07c0f755f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/292 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSUEnsino de Biologia, Livro Didático, Ensino de Ciências, Ensino Científico.Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa realizada com o objetivo identificar trabalhos acadêmicos que tratam do ensino de genética na Educação Básica brasileira, tendo como foco o mapeamento de abordagens possíveis para o ensino e as estratégias de pesquisa utilizadas. O corpus da pesquisa se constituiu de dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras, nos anos de 1999 a 2019, utilizando o descritor “Ensino de Genética”. Por meio de análise qualitativa identificou-se trinta e nove trabalhos publicados acerca da temática, sendo trinta dissertações e nove teses. Os resultados indicam que, nos trabalhos analisados, estudos acerca dos conceitos de Genética trabalhados na Educação Básica prevaleceram. Dentre esses conceitos, o DNA foi apontado como uma das principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Também foram empregadas diferentes estratégias de pesquisa, destacando-se a análise de recursos didáticos. Diante dos resultados, pode-se inferir que a expressiva publicação de temas relacionados ao ensino de Genética pode ser um bom indicativo de como as áreas de pesquisa em Educação e em Ensino tem priorizado essa temática. Isso pode indicar que há uma saudável preocupação com as questões referentes ao currículo, metodologia e concepções de ensino na área de Ciências da Natureza, com foco na Genética.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/29210.31512/encitec.v11i3.292Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 62-772237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/292/287Copyright (c) 2021 Kely Cristina Gambin, Neusa Maria John Scheid, Fabiane de Andrade Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGambin, Kely CristinaJohn Scheid, Neusa Maria de Andrade Leite, Fabiane 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/292Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU |
title |
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU |
spellingShingle |
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU Gambin, Kely Cristina Ensino de Biologia, Livro Didático, Ensino de Ciências, Ensino Científico. |
title_short |
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU |
title_full |
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU |
title_fullStr |
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU |
title_full_unstemmed |
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU |
title_sort |
ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE GENÉTICA EM PESQUISA STRICTO SENSU |
author |
Gambin, Kely Cristina |
author_facet |
Gambin, Kely Cristina John Scheid, Neusa Maria de Andrade Leite, Fabiane |
author_role |
author |
author2 |
John Scheid, Neusa Maria de Andrade Leite, Fabiane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gambin, Kely Cristina John Scheid, Neusa Maria de Andrade Leite, Fabiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia, Livro Didático, Ensino de Ciências, Ensino Científico. |
topic |
Ensino de Biologia, Livro Didático, Ensino de Ciências, Ensino Científico. |
description |
Apresenta-se, neste artigo, uma pesquisa realizada com o objetivo identificar trabalhos acadêmicos que tratam do ensino de genética na Educação Básica brasileira, tendo como foco o mapeamento de abordagens possíveis para o ensino e as estratégias de pesquisa utilizadas. O corpus da pesquisa se constituiu de dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações Brasileiras, nos anos de 1999 a 2019, utilizando o descritor “Ensino de Genética”. Por meio de análise qualitativa identificou-se trinta e nove trabalhos publicados acerca da temática, sendo trinta dissertações e nove teses. Os resultados indicam que, nos trabalhos analisados, estudos acerca dos conceitos de Genética trabalhados na Educação Básica prevaleceram. Dentre esses conceitos, o DNA foi apontado como uma das principais dificuldades de aprendizagem dos alunos. Também foram empregadas diferentes estratégias de pesquisa, destacando-se a análise de recursos didáticos. Diante dos resultados, pode-se inferir que a expressiva publicação de temas relacionados ao ensino de Genética pode ser um bom indicativo de como as áreas de pesquisa em Educação e em Ensino tem priorizado essa temática. Isso pode indicar que há uma saudável preocupação com as questões referentes ao currículo, metodologia e concepções de ensino na área de Ciências da Natureza, com foco na Genética. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/292 10.31512/encitec.v11i3.292 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/292 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i3.292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/292/287 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Kely Cristina Gambin, Neusa Maria John Scheid, Fabiane de Andrade Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Kely Cristina Gambin, Neusa Maria John Scheid, Fabiane de Andrade Leite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 62-77 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333641449472 |