O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/564 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar as perspectivas de sujeitos sobre o ensino do lúdico na saúde. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com perguntas abertas a oito sujeitos de áreas diversas, não somente da área da saúde. O questionário foi aplicado durante os meses de julho a agosto de 2017 e os depoimentos foram tratados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), segundo Lefèvre e Lefèvre (2005). O questionamento originou três discursos coletivos denominados de ‘Atividade prazerosa para o desenvolvimento da criatividade’, ‘O Lúdico auxilia de maneira positiva no processo de aprendizagem’ e ‘O Lúdico na saúde facilita a interação, a criatividade e o desenvolvimento’. Os depoimentos ressaltaram a relevância da abordagem do lúdico no ensino na área da saúde, promovendo estímulos nas interações dos envolvidos e proporcionando atividades criativas, prazerosas e afetivas. |
id |
URI-5_5e3c62e7afbccf19bbe94a014311b471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/564 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC)LúdicoEnsino em SaúdeEducaçãoO objetivo do estudo foi analisar as perspectivas de sujeitos sobre o ensino do lúdico na saúde. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com perguntas abertas a oito sujeitos de áreas diversas, não somente da área da saúde. O questionário foi aplicado durante os meses de julho a agosto de 2017 e os depoimentos foram tratados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), segundo Lefèvre e Lefèvre (2005). O questionamento originou três discursos coletivos denominados de ‘Atividade prazerosa para o desenvolvimento da criatividade’, ‘O Lúdico auxilia de maneira positiva no processo de aprendizagem’ e ‘O Lúdico na saúde facilita a interação, a criatividade e o desenvolvimento’. Os depoimentos ressaltaram a relevância da abordagem do lúdico no ensino na área da saúde, promovendo estímulos nas interações dos envolvidos e proporcionando atividades criativas, prazerosas e afetivas.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2021-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/56410.31512/encitec.v11i3.564Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 152-1652237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/564/291Copyright (c) 2021 Maria Bethânia Tomaschewski Bueno, Fernando Augusto Treptow Brodhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTomaschewski Bueno, Maria BethâniaTreptow Brod, Fernando Augusto 2021-11-30T22:52:13Zoai:ojs2.san.uri.br:article/564Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2021-11-30T22:52:13Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) |
title |
O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) |
spellingShingle |
O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) Tomaschewski Bueno, Maria Bethânia Lúdico Ensino em Saúde Educação |
title_short |
O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) |
title_full |
O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) |
title_fullStr |
O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) |
title_full_unstemmed |
O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) |
title_sort |
O LÚDICO PARA A ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS POR MEIO DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC) |
author |
Tomaschewski Bueno, Maria Bethânia |
author_facet |
Tomaschewski Bueno, Maria Bethânia Treptow Brod, Fernando Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Treptow Brod, Fernando Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomaschewski Bueno, Maria Bethânia Treptow Brod, Fernando Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Ensino em Saúde Educação |
topic |
Lúdico Ensino em Saúde Educação |
description |
O objetivo do estudo foi analisar as perspectivas de sujeitos sobre o ensino do lúdico na saúde. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com perguntas abertas a oito sujeitos de áreas diversas, não somente da área da saúde. O questionário foi aplicado durante os meses de julho a agosto de 2017 e os depoimentos foram tratados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), segundo Lefèvre e Lefèvre (2005). O questionamento originou três discursos coletivos denominados de ‘Atividade prazerosa para o desenvolvimento da criatividade’, ‘O Lúdico auxilia de maneira positiva no processo de aprendizagem’ e ‘O Lúdico na saúde facilita a interação, a criatividade e o desenvolvimento’. Os depoimentos ressaltaram a relevância da abordagem do lúdico no ensino na área da saúde, promovendo estímulos nas interações dos envolvidos e proporcionando atividades criativas, prazerosas e afetivas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/564 10.31512/encitec.v11i3.564 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/564 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v11i3.564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/564/291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Bethânia Tomaschewski Bueno, Fernando Augusto Treptow Brod https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Maria Bethânia Tomaschewski Bueno, Fernando Augusto Treptow Brod https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 11 n. 3 (2021); 152-165 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333701218304 |